Ensino de ciências e literacia científica : o caso dos organismos genéticamente modificados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Eunice Mota Viegas dos
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/3335
Resumo: As recentes Reorganizações Curriculares do Ensino Básico e Secundário, introduziram uma nova perspectiva para o ensino - a Educação para a Cidadania - propondo um ensino das ciências no sentido da formação dos alunos para a literacia científica. Neste sentido, o movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) representa a melhor metodologia a adoptar, uma vez que se coaduna com os objectivos pretendidos. Tendo em conta os princípios que gerem esta abordagem, torna-se necessário construir recursos didácticos que apoiem a prática docente. Desta forma, foi propósito do presente estudo, conceber e validar recursos didácticos CTS para alunos do Ensino Secundário, com vista a promover a literacia científica sobre organismos geneticamente modificados (OGM). A opção pelo contexto geral “Organismos Geneticamente Modificados” justifica-se pela sua actualidade, interesse e aplicabilidade à vida dos alunos, principalmente, no que diz respeito aos alimentos geneticamente modificados, fazendo deste tema um conteúdo de forte cariz CTS. A metodologia de investigação seguida incluiu dois principais momentos, o diagnóstico das concepções, atitudes e dúvidas dos alunos do primeiro ano do Ensino Secundário em relação aos OGM e uma experiência de sensibilização e contacto com o tema através de um programa de intervenção, de carácter extra-lectivo. Com base nas concepções e atitudes diagnosticadas, procedeu-se à planificação da abordagem CTS do referido tema. Foi construído um conjunto de seis actividades, centradas nos domínios científico, social e tecnológico. Os recursos didácticos incluem trabalho laboratorial, pesquisa de informação na Internet, visualização e análise de modelos e animações, leitura de artigos científicos e análise de material do quotidiano. No sentido de se proceder à validação dos recursos didácticos construídos, planificou- -se e realizou-se o Workshop “Eu e os OGM”, dinamizado pela autora, no qual participaram dezasseis alunos, provenientes de áreas curriculares distintas. Os alunos participantes responderam ainda a um questionário, onde avaliaram as actividades por eles realizadas. O processo de validação evidenciou o interesse dos alunos, tanto da área das Ciências e Tecnologias como de Informática, de Economia e de Línguas e Literatura, pelo tema “Organismos Geneticamente Modificados”. Na sua opinião, este tema deveria ser abordado no Ensino Secundário, independentemente da área de estudos. Tendo em conta a avaliação feita das actividades propostas, a abordagem CTS é uma metodologia que entusiasma e motiva os alunos para a aprendizagem. Os alunos avaliadores consideraram os recursos didácticos, no seu conjunto, bem organizados, contendo informações relevantes e tarefas interessantes. Manifestaram especial interesse pela referência aos alimentos GM, devido à pertinência e utilidade da informação recebida no seu dia-a-dia. Pode concluir-se que o estudo efectuado mostra como recursos didácticos sobre temas de cariz CTS podem contribuir para a inovação no ensino das ciências e para uma melhor educação em ciências dos alunos. ABSTRACT: Basic and Secondary Education recent curricular reorganizations, introduced a new teaching perspective - the Citizenship Education - proposing science teaching oriented towards the students scientific literacy. The Science-Technology-Society (STS) movement represents the best methodology to adopt, once it allies with the necessary goals. It was also necessary, taking in account the principles which rule this approach, to develop didactic resources to support teaching practices. The present study aims are to conceive and validate STS didactic resources for secondary education, in order to promote scientific literacy about genetically modified organisms (GMO). The option for the overall context “Genetically Modified Organisms” is justified by its up to date interest and applicability in the students lives, as far as it concerns the genetically modified food, making this a strong STS content theme. The research methodology included two main phases: (i) the diagnose of first year secondary education students conceptions, attitudes and doubts toward GMO, and (ii) a sensitization experiment and contact with the theme trough an extra school intervention programme. Starting with the conceptions and attitudes diagnosed, the STS approach plan was made. It was built a set of six activities centred in the scientific, social and technological domains of the theme GMO. The didactic resources included laboratory work, internet information search, models and animations visualization and analyse, scientific articles reading and daily material analyse. In order to validate the didactic resouces, the workshop “GMO and I” was planned and accomplished, with the autor’s organization, in which participated sixteen students from different curricular areas. The participant students answered a questionnaire, where they analysed their own activities. The validation process evinced the students’ interest, of diferent curricular areas, by the theme “Genetically Modified Organisms”. In their opinion, this theme should be boarded in Secondary Education, besides curricular areas. Taking in account the proposed activities evaluation, the STS approach is a methodology which zeals and motivates the students for science learning. The students considered the didactic resources well organized, contained relevant informations and interesting activities. They showed a special interest for the GM food, due to its pertinence and usefulness information. The present study allows us to conclude how didactic resources about STS themes can contribute to the science teaching innovation and for a better students’ science education.
id RCAP_21f1f8dabe44c02ba390bd408842c06c
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/3335
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino de ciências e literacia científica : o caso dos organismos genéticamente modificadosEducação científicaEducação para a cidadaniaRecursos educativosEnsino básicoEnsino secundárioAs recentes Reorganizações Curriculares do Ensino Básico e Secundário, introduziram uma nova perspectiva para o ensino - a Educação para a Cidadania - propondo um ensino das ciências no sentido da formação dos alunos para a literacia científica. Neste sentido, o movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) representa a melhor metodologia a adoptar, uma vez que se coaduna com os objectivos pretendidos. Tendo em conta os princípios que gerem esta abordagem, torna-se necessário construir recursos didácticos que apoiem a prática docente. Desta forma, foi propósito do presente estudo, conceber e validar recursos didácticos CTS para alunos do Ensino Secundário, com vista a promover a literacia científica sobre organismos geneticamente modificados (OGM). A opção pelo contexto geral “Organismos Geneticamente Modificados” justifica-se pela sua actualidade, interesse e aplicabilidade à vida dos alunos, principalmente, no que diz respeito aos alimentos geneticamente modificados, fazendo deste tema um conteúdo de forte cariz CTS. A metodologia de investigação seguida incluiu dois principais momentos, o diagnóstico das concepções, atitudes e dúvidas dos alunos do primeiro ano do Ensino Secundário em relação aos OGM e uma experiência de sensibilização e contacto com o tema através de um programa de intervenção, de carácter extra-lectivo. Com base nas concepções e atitudes diagnosticadas, procedeu-se à planificação da abordagem CTS do referido tema. Foi construído um conjunto de seis actividades, centradas nos domínios científico, social e tecnológico. Os recursos didácticos incluem trabalho laboratorial, pesquisa de informação na Internet, visualização e análise de modelos e animações, leitura de artigos científicos e análise de material do quotidiano. No sentido de se proceder à validação dos recursos didácticos construídos, planificou- -se e realizou-se o Workshop “Eu e os OGM”, dinamizado pela autora, no qual participaram dezasseis alunos, provenientes de áreas curriculares distintas. Os alunos participantes responderam ainda a um questionário, onde avaliaram as actividades por eles realizadas. O processo de validação evidenciou o interesse dos alunos, tanto da área das Ciências e Tecnologias como de Informática, de Economia e de Línguas e Literatura, pelo tema “Organismos Geneticamente Modificados”. Na sua opinião, este tema deveria ser abordado no Ensino Secundário, independentemente da área de estudos. Tendo em conta a avaliação feita das actividades propostas, a abordagem CTS é uma metodologia que entusiasma e motiva os alunos para a aprendizagem. Os alunos avaliadores consideraram os recursos didácticos, no seu conjunto, bem organizados, contendo informações relevantes e tarefas interessantes. Manifestaram especial interesse pela referência aos alimentos GM, devido à pertinência e utilidade da informação recebida no seu dia-a-dia. Pode concluir-se que o estudo efectuado mostra como recursos didácticos sobre temas de cariz CTS podem contribuir para a inovação no ensino das ciências e para uma melhor educação em ciências dos alunos. ABSTRACT: Basic and Secondary Education recent curricular reorganizations, introduced a new teaching perspective - the Citizenship Education - proposing science teaching oriented towards the students scientific literacy. The Science-Technology-Society (STS) movement represents the best methodology to adopt, once it allies with the necessary goals. It was also necessary, taking in account the principles which rule this approach, to develop didactic resources to support teaching practices. The present study aims are to conceive and validate STS didactic resources for secondary education, in order to promote scientific literacy about genetically modified organisms (GMO). The option for the overall context “Genetically Modified Organisms” is justified by its up to date interest and applicability in the students lives, as far as it concerns the genetically modified food, making this a strong STS content theme. The research methodology included two main phases: (i) the diagnose of first year secondary education students conceptions, attitudes and doubts toward GMO, and (ii) a sensitization experiment and contact with the theme trough an extra school intervention programme. Starting with the conceptions and attitudes diagnosed, the STS approach plan was made. It was built a set of six activities centred in the scientific, social and technological domains of the theme GMO. The didactic resources included laboratory work, internet information search, models and animations visualization and analyse, scientific articles reading and daily material analyse. In order to validate the didactic resouces, the workshop “GMO and I” was planned and accomplished, with the autor’s organization, in which participated sixteen students from different curricular areas. The participant students answered a questionnaire, where they analysed their own activities. The validation process evinced the students’ interest, of diferent curricular areas, by the theme “Genetically Modified Organisms”. In their opinion, this theme should be boarded in Secondary Education, besides curricular areas. Taking in account the proposed activities evaluation, the STS approach is a methodology which zeals and motivates the students for science learning. The students considered the didactic resources well organized, contained relevant informations and interesting activities. They showed a special interest for the GM food, due to its pertinence and usefulness information. The present study allows us to conclude how didactic resources about STS themes can contribute to the science teaching innovation and for a better students’ science education.Universidade de Aveiro2011-04-19T14:36:32Z2006-01-01T00:00:00Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/3335porSantos, Eunice Mota Viegas dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:02:32Zoai:ria.ua.pt:10773/3335Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:41:34.805637Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de ciências e literacia científica : o caso dos organismos genéticamente modificados
title Ensino de ciências e literacia científica : o caso dos organismos genéticamente modificados
spellingShingle Ensino de ciências e literacia científica : o caso dos organismos genéticamente modificados
Santos, Eunice Mota Viegas dos
Educação científica
Educação para a cidadania
Recursos educativos
Ensino básico
Ensino secundário
title_short Ensino de ciências e literacia científica : o caso dos organismos genéticamente modificados
title_full Ensino de ciências e literacia científica : o caso dos organismos genéticamente modificados
title_fullStr Ensino de ciências e literacia científica : o caso dos organismos genéticamente modificados
title_full_unstemmed Ensino de ciências e literacia científica : o caso dos organismos genéticamente modificados
title_sort Ensino de ciências e literacia científica : o caso dos organismos genéticamente modificados
author Santos, Eunice Mota Viegas dos
author_facet Santos, Eunice Mota Viegas dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Eunice Mota Viegas dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação científica
Educação para a cidadania
Recursos educativos
Ensino básico
Ensino secundário
topic Educação científica
Educação para a cidadania
Recursos educativos
Ensino básico
Ensino secundário
description As recentes Reorganizações Curriculares do Ensino Básico e Secundário, introduziram uma nova perspectiva para o ensino - a Educação para a Cidadania - propondo um ensino das ciências no sentido da formação dos alunos para a literacia científica. Neste sentido, o movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) representa a melhor metodologia a adoptar, uma vez que se coaduna com os objectivos pretendidos. Tendo em conta os princípios que gerem esta abordagem, torna-se necessário construir recursos didácticos que apoiem a prática docente. Desta forma, foi propósito do presente estudo, conceber e validar recursos didácticos CTS para alunos do Ensino Secundário, com vista a promover a literacia científica sobre organismos geneticamente modificados (OGM). A opção pelo contexto geral “Organismos Geneticamente Modificados” justifica-se pela sua actualidade, interesse e aplicabilidade à vida dos alunos, principalmente, no que diz respeito aos alimentos geneticamente modificados, fazendo deste tema um conteúdo de forte cariz CTS. A metodologia de investigação seguida incluiu dois principais momentos, o diagnóstico das concepções, atitudes e dúvidas dos alunos do primeiro ano do Ensino Secundário em relação aos OGM e uma experiência de sensibilização e contacto com o tema através de um programa de intervenção, de carácter extra-lectivo. Com base nas concepções e atitudes diagnosticadas, procedeu-se à planificação da abordagem CTS do referido tema. Foi construído um conjunto de seis actividades, centradas nos domínios científico, social e tecnológico. Os recursos didácticos incluem trabalho laboratorial, pesquisa de informação na Internet, visualização e análise de modelos e animações, leitura de artigos científicos e análise de material do quotidiano. No sentido de se proceder à validação dos recursos didácticos construídos, planificou- -se e realizou-se o Workshop “Eu e os OGM”, dinamizado pela autora, no qual participaram dezasseis alunos, provenientes de áreas curriculares distintas. Os alunos participantes responderam ainda a um questionário, onde avaliaram as actividades por eles realizadas. O processo de validação evidenciou o interesse dos alunos, tanto da área das Ciências e Tecnologias como de Informática, de Economia e de Línguas e Literatura, pelo tema “Organismos Geneticamente Modificados”. Na sua opinião, este tema deveria ser abordado no Ensino Secundário, independentemente da área de estudos. Tendo em conta a avaliação feita das actividades propostas, a abordagem CTS é uma metodologia que entusiasma e motiva os alunos para a aprendizagem. Os alunos avaliadores consideraram os recursos didácticos, no seu conjunto, bem organizados, contendo informações relevantes e tarefas interessantes. Manifestaram especial interesse pela referência aos alimentos GM, devido à pertinência e utilidade da informação recebida no seu dia-a-dia. Pode concluir-se que o estudo efectuado mostra como recursos didácticos sobre temas de cariz CTS podem contribuir para a inovação no ensino das ciências e para uma melhor educação em ciências dos alunos. ABSTRACT: Basic and Secondary Education recent curricular reorganizations, introduced a new teaching perspective - the Citizenship Education - proposing science teaching oriented towards the students scientific literacy. The Science-Technology-Society (STS) movement represents the best methodology to adopt, once it allies with the necessary goals. It was also necessary, taking in account the principles which rule this approach, to develop didactic resources to support teaching practices. The present study aims are to conceive and validate STS didactic resources for secondary education, in order to promote scientific literacy about genetically modified organisms (GMO). The option for the overall context “Genetically Modified Organisms” is justified by its up to date interest and applicability in the students lives, as far as it concerns the genetically modified food, making this a strong STS content theme. The research methodology included two main phases: (i) the diagnose of first year secondary education students conceptions, attitudes and doubts toward GMO, and (ii) a sensitization experiment and contact with the theme trough an extra school intervention programme. Starting with the conceptions and attitudes diagnosed, the STS approach plan was made. It was built a set of six activities centred in the scientific, social and technological domains of the theme GMO. The didactic resources included laboratory work, internet information search, models and animations visualization and analyse, scientific articles reading and daily material analyse. In order to validate the didactic resouces, the workshop “GMO and I” was planned and accomplished, with the autor’s organization, in which participated sixteen students from different curricular areas. The participant students answered a questionnaire, where they analysed their own activities. The validation process evinced the students’ interest, of diferent curricular areas, by the theme “Genetically Modified Organisms”. In their opinion, this theme should be boarded in Secondary Education, besides curricular areas. Taking in account the proposed activities evaluation, the STS approach is a methodology which zeals and motivates the students for science learning. The students considered the didactic resources well organized, contained relevant informations and interesting activities. They showed a special interest for the GM food, due to its pertinence and usefulness information. The present study allows us to conclude how didactic resources about STS themes can contribute to the science teaching innovation and for a better students’ science education.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-01-01T00:00:00Z
2006
2011-04-19T14:36:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/3335
url http://hdl.handle.net/10773/3335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137464456052736