Protagonismo como valor estruturante: Enfrentando a invisibilidade infantojuvenil na escola
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872023000200208 |
Resumo: | RESUMO Neste artigo, explicitamos os aspectos teóricos relevantes à promoção do protagonismo infantojuvenil no ambiente escolar, no sentido de enfrentar a invisibilidade a partir da infância e, também, facilitar o seu desenvolvimento. Partimos da abordagem da Psicologia Cultural, de orientação semiótica, para explicar a conceituação de protagonismo infantojuvenil. Este é compreendido como o resultado de crenças, valores e práticas sociais que promovem a real participação na construção, e em possíveis mudanças, das práticas sociais e pedagógicas do ecossistema escolar, por meio do compartilhamento de tarefas e responsabilidades com os adultos, segundo a capacidade de todos os envolvidos. De acordo com uma orientação para o protagonismo, os sujeitos podem desenvolver, através das práticas sociais e pedagógicas, a agência e a responsabilidade, o que permite a construção coletiva de crenças e valores pró-sociais. Argumentamos sobre como a criação de um ambiente dialógico pode se contrapor às crenças na incapacidade e incompletude infantojuvenil, as quais estão na base da invisibilidade desse grupo etário. Conclui-se que o protagonismo infantojuvenil, como valor fundamental, é necessário para promover práticas culturais e pedagógicas que considerem as vozes e sugestões no contexto educativo. Tais práticas, por sua vez, aumentarão a motivação, agência, autonomia e a capacidade de reflexão, com impacto positivo nas relações e experiências de ensino-aprendizagem. |
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Protagonismo como valor estruturante: Enfrentando a invisibilidade infantojuvenil na escolaProtagonismo infantojuvenilInvisibilidade infantojuvenilValores e crençasRESUMO Neste artigo, explicitamos os aspectos teóricos relevantes à promoção do protagonismo infantojuvenil no ambiente escolar, no sentido de enfrentar a invisibilidade a partir da infância e, também, facilitar o seu desenvolvimento. Partimos da abordagem da Psicologia Cultural, de orientação semiótica, para explicar a conceituação de protagonismo infantojuvenil. Este é compreendido como o resultado de crenças, valores e práticas sociais que promovem a real participação na construção, e em possíveis mudanças, das práticas sociais e pedagógicas do ecossistema escolar, por meio do compartilhamento de tarefas e responsabilidades com os adultos, segundo a capacidade de todos os envolvidos. De acordo com uma orientação para o protagonismo, os sujeitos podem desenvolver, através das práticas sociais e pedagógicas, a agência e a responsabilidade, o que permite a construção coletiva de crenças e valores pró-sociais. Argumentamos sobre como a criação de um ambiente dialógico pode se contrapor às crenças na incapacidade e incompletude infantojuvenil, as quais estão na base da invisibilidade desse grupo etário. Conclui-se que o protagonismo infantojuvenil, como valor fundamental, é necessário para promover práticas culturais e pedagógicas que considerem as vozes e sugestões no contexto educativo. Tais práticas, por sua vez, aumentarão a motivação, agência, autonomia e a capacidade de reflexão, com impacto positivo nas relações e experiências de ensino-aprendizagem.Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho2023-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872023000200208Revista Portuguesa de Educação v.36 n.2 2023reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872023000200208Pires,Sergio Fernandes SennaBranco,Angela Uchoainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-14T23:00:34Zoai:scielo:S0871-91872023000200208Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T04:00:59.991260Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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