Do modelo 3C de colaboração ao modelo 4C: modelo de análise de processos de desenvolvimento de software educativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/64052 |
Resumo: | A melhoria de processos de desenvolvimento de software pressupõe uma equipa composta por elementos altamente motivados, com muito boa capacidade de trabalho e com elevada experiência. Este tipo de equipa permite a implementação de ferramentas e técnicas que ajudem a melhorar a comunicação, a coordenação e a colaboração e cooperação, minimizando assim as falhas decorrentes dos processos de desenvolvimento. Acreditando nestes princípios surgiu o modelo 4C como uma melhoria do modelo 3C de colaboração. Este modelo foi inicialmente proposto para analisar a Metodologia Híbrida de Desenvolvimento Centrado no Utilizador (MHDCU) usada no desenvolvimento do recurso educativo Courseware Sere - O Ser Humano e os Recursos Naturais. O modelo 4C tem como objetivo analisar e propor melhorias a processos de desenvolvimento de software, essencialmente educativo. Este estudo descreve o modelo 3C de colaboração e a sua evolução para o modelo 4C. Para isso apresenta o processo de recolha e de análise dados, bem como a técnica que foi preconizada para análise dos dados recolhidos tendo por base o desenvolvimento do recurso educativo Courseware Sere. O modelo 4C permitiu identificar melhorias à MHDCU, ajustando os métodos atuais de desenvolvimento e implementando novos métodos do Design Centrado no Utilizador. |
id |
RCAP_221cf6c021828aef471a138f5dfba81c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/64052 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Do modelo 3C de colaboração ao modelo 4C: modelo de análise de processos de desenvolvimento de software educativoFrom the 3C collaboration model towards a 4C model: an analysis model for educational software development processesDu modèle de collaboration 3C vers un modèle 4C: un modèle d’analyse des processus de développement de logiciels éducatifsDesde el modelo de colaboración 3C hacia un modelo 4C: an analysis model for educational software development processesModelo 3C de colaboraçãoModelo 4CMetodologia híbrida de desenvolvimento centrado no utilizadorCourseware SereSoftware educativo3C collaboration model4C modelHybrid methodology for user centered developmentEducational softwareModèle 3CModèle 4CMéthodologie hybride de développement centrée sur l'utilisateurLogiciel éducatifAnálisis de interacciónMetodología híbrido centrado en el usuarioA melhoria de processos de desenvolvimento de software pressupõe uma equipa composta por elementos altamente motivados, com muito boa capacidade de trabalho e com elevada experiência. Este tipo de equipa permite a implementação de ferramentas e técnicas que ajudem a melhorar a comunicação, a coordenação e a colaboração e cooperação, minimizando assim as falhas decorrentes dos processos de desenvolvimento. Acreditando nestes princípios surgiu o modelo 4C como uma melhoria do modelo 3C de colaboração. Este modelo foi inicialmente proposto para analisar a Metodologia Híbrida de Desenvolvimento Centrado no Utilizador (MHDCU) usada no desenvolvimento do recurso educativo Courseware Sere - O Ser Humano e os Recursos Naturais. O modelo 4C tem como objetivo analisar e propor melhorias a processos de desenvolvimento de software, essencialmente educativo. Este estudo descreve o modelo 3C de colaboração e a sua evolução para o modelo 4C. Para isso apresenta o processo de recolha e de análise dados, bem como a técnica que foi preconizada para análise dos dados recolhidos tendo por base o desenvolvimento do recurso educativo Courseware Sere. O modelo 4C permitiu identificar melhorias à MHDCU, ajustando os métodos atuais de desenvolvimento e implementando novos métodos do Design Centrado no Utilizador.Software process improvement requires a team composed by highly motivated members, good working capabilities and large experience. This type of team allows the implementation of tools and techniques that help to improve communication, coordination and collaboration and cooperation, thus minimizing failures resulting from the development process. Believing on these principles the 4C model emerged as an improvement of the 3C collaboration model. This model was proposed to analyze the Hybrid Methodology for User Centered Development (HMUCD) used to develop the educational resource Courseware Sere - The Human Being and Natural Resources. The 4 model objective is to analyze and propose improvements to educational software development processes. In this study we describe the 3C collaboration model and its evolution to the 4C model. For this we present the data collection and analysis process as well as the techniques used for data analysis and used on the development of the educational resource - Courseware Sere. The 4C model allowed us to identify improvements to HMUCD by adjusting the current development methods and implementing new methods of User Centered Design.L’amélioration des processus de développement de logiciels présuppose une équipe avec des éléments profusément motivés et ayant une bonne capacité et expérience. Ceci permet la mise en œuvre d’outils et de techniques qui aident à améliorer la communication, la coordination et la collaboration et coopération, minimisant ainsi les faillites dues aux processus de développement. Le modèle 4C est, ainsi, apparu en tenant compte de ces principes et a été adapté à partir du modèle de collaboration 3C afin d›analyser et de proposer des améliorations aux processus de développement de logiciels éducatifs. Le modèle 4C a été proposé pour analyser la méthodologie hybride de développement centrée sur l›utilisateur (MHDCU) utilisée pour développer le logiciel éducatif Courseware Sere - l›Être humain et les Ressources Naturelles. Dans cette étude, nous décrivons le modèle de collaboration 3C et son évolution vers le modèle 4C. Pour cela, nous présentons le processus pour collecter et analyser les données ainsi que la technique qui a été recommandée pour l’analyse de données recueillies ayant comme base l’élaboration du logiciel pédagogique Courseware Sere. Le modèle 4C a permis d’identifier les améliorations par rapport à l’ MHDCU en ajustant les méthodes actuelles de développement et implémentant de nouvelles méthodes de design centrées sur l’utilisateur.La mejoría de procesos de desenvolvimiento de software presupone un equipo compuesto por miembros altamente motivados, con gran capacidad de trabajo y una gran experiencia. Esto permite la implementación de herramientas y técnicas que ayudan a mejorar la comunicación, coordinación, colaboración y cooperación, minimizando fallas correspondientes a procesos de desarrollo. Creyendo en estos principios surgió el modelo 4C como una mejoría del modelo 3C de colaboración. El modelo, fue propuesto para analizar la Metodología Híbrida de Desarrollo Centrado en el Utilizador (MHDCU) usada para desenvolver el recurso educativo Courseware Sere - El Ser Humano y los Recursos Naturales. El modelo 4C tiene el objetivo de analizar y proponer mejorías de procesos de desarrollo del software educativo. En este estudio describimos el modelo 3C de colaboración y su evolución para el modelo 4C. Para esto presentamos los procesos de busca y análisis de datos, bien como la técnica que fue preconizada para analice de los datos recogidos teniendo por base el desarrollo del recurso educativo Courseware Sere. El modelo 4C permitió la identificación de mejorías à la MHDCU, ajustando los métodos actuales de desenvolvimiento y implementando nuevos métodos de Desarrollo Centrado en el Utilizador.(undefined)Edições Universitárias LusófonasUniversidade do MinhoCosta, António PedroLoureiro, Maria JoãoReis, L. P.20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/64052porCOSTA, António Pedro; LOUREIRO, Maria João e REIS, Luís Paulo. From the 3C Collaboration Model towards a 4C Model: An Analysis Model for Educational Software Development Processes. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2014, n.27, pp.181-200. ISSN 1645-7250.1645-72501646-401Xhttp://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502014000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=ptinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T07:30:37Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/64052Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T07:30:37Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do modelo 3C de colaboração ao modelo 4C: modelo de análise de processos de desenvolvimento de software educativo From the 3C collaboration model towards a 4C model: an analysis model for educational software development processes Du modèle de collaboration 3C vers un modèle 4C: un modèle d’analyse des processus de développement de logiciels éducatifs Desde el modelo de colaboración 3C hacia un modelo 4C: an analysis model for educational software development processes |
title |
Do modelo 3C de colaboração ao modelo 4C: modelo de análise de processos de desenvolvimento de software educativo |
spellingShingle |
Do modelo 3C de colaboração ao modelo 4C: modelo de análise de processos de desenvolvimento de software educativo Costa, António Pedro Modelo 3C de colaboração Modelo 4C Metodologia híbrida de desenvolvimento centrado no utilizador Courseware Sere Software educativo 3C collaboration model 4C model Hybrid methodology for user centered development Educational software Modèle 3C Modèle 4C Méthodologie hybride de développement centrée sur l'utilisateur Logiciel éducatif Análisis de interacción Metodología híbrido centrado en el usuario |
title_short |
Do modelo 3C de colaboração ao modelo 4C: modelo de análise de processos de desenvolvimento de software educativo |
title_full |
Do modelo 3C de colaboração ao modelo 4C: modelo de análise de processos de desenvolvimento de software educativo |
title_fullStr |
Do modelo 3C de colaboração ao modelo 4C: modelo de análise de processos de desenvolvimento de software educativo |
title_full_unstemmed |
Do modelo 3C de colaboração ao modelo 4C: modelo de análise de processos de desenvolvimento de software educativo |
title_sort |
Do modelo 3C de colaboração ao modelo 4C: modelo de análise de processos de desenvolvimento de software educativo |
author |
Costa, António Pedro |
author_facet |
Costa, António Pedro Loureiro, Maria João Reis, L. P. |
author_role |
author |
author2 |
Loureiro, Maria João Reis, L. P. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, António Pedro Loureiro, Maria João Reis, L. P. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelo 3C de colaboração Modelo 4C Metodologia híbrida de desenvolvimento centrado no utilizador Courseware Sere Software educativo 3C collaboration model 4C model Hybrid methodology for user centered development Educational software Modèle 3C Modèle 4C Méthodologie hybride de développement centrée sur l'utilisateur Logiciel éducatif Análisis de interacción Metodología híbrido centrado en el usuario |
topic |
Modelo 3C de colaboração Modelo 4C Metodologia híbrida de desenvolvimento centrado no utilizador Courseware Sere Software educativo 3C collaboration model 4C model Hybrid methodology for user centered development Educational software Modèle 3C Modèle 4C Méthodologie hybride de développement centrée sur l'utilisateur Logiciel éducatif Análisis de interacción Metodología híbrido centrado en el usuario |
description |
A melhoria de processos de desenvolvimento de software pressupõe uma equipa composta por elementos altamente motivados, com muito boa capacidade de trabalho e com elevada experiência. Este tipo de equipa permite a implementação de ferramentas e técnicas que ajudem a melhorar a comunicação, a coordenação e a colaboração e cooperação, minimizando assim as falhas decorrentes dos processos de desenvolvimento. Acreditando nestes princípios surgiu o modelo 4C como uma melhoria do modelo 3C de colaboração. Este modelo foi inicialmente proposto para analisar a Metodologia Híbrida de Desenvolvimento Centrado no Utilizador (MHDCU) usada no desenvolvimento do recurso educativo Courseware Sere - O Ser Humano e os Recursos Naturais. O modelo 4C tem como objetivo analisar e propor melhorias a processos de desenvolvimento de software, essencialmente educativo. Este estudo descreve o modelo 3C de colaboração e a sua evolução para o modelo 4C. Para isso apresenta o processo de recolha e de análise dados, bem como a técnica que foi preconizada para análise dos dados recolhidos tendo por base o desenvolvimento do recurso educativo Courseware Sere. O modelo 4C permitiu identificar melhorias à MHDCU, ajustando os métodos atuais de desenvolvimento e implementando novos métodos do Design Centrado no Utilizador. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/64052 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/64052 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
COSTA, António Pedro; LOUREIRO, Maria João e REIS, Luís Paulo. From the 3C Collaboration Model towards a 4C Model: An Analysis Model for Educational Software Development Processes. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2014, n.27, pp.181-200. ISSN 1645-7250. 1645-7250 1646-401X http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502014000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817545342619484160 |