Relatório de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Liliana Salomé Ferreira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8646
Resumo: presente relatório de estágio vem demonstrar o percurso de formação da mestranda ao longo da sua prática pedagógica. Neste sentido, é realizada uma abordagem reflexiva acerca da ação educativa praticada no contexto de educação em creche e educação pré-escolar, com o intuito de descrever e analisar o trabalho desenvolvido pela formanda. Assim sendo, a discente recorre à abordagem dos processos educativos desenvolvidos ao longo do ano de estágio, sendo estes a observação, a planificação, a ação, a avaliação e a reflexão, inerentes à investigação-ação, todos eles em articulação com os referenciais teóricos e legais que sustentaram a ação da mestranda. Um educador de infância, de modo a intervir de forma fundamentada, deve considerar as caraterísticas do seu grupo, agindo de acordo com as necessidades e interesses das crianças. Para que tal aconteça, importa que o profissional de educação mantenha um olhar atento, observe diretamente e se questione sobre a realidade, com o objetivo de construir hipóteses e soluções. Deste modo, torna-se fundamental avaliar constantemente a sua ação de forma a poder melhorá-la. Todo o relatório integra práticas educativas participativas e democráticas, bem como a imagem de criança enquanto ser repleto de potencialidades, completamente ativo no seu processo de aprendizagem e construção de conhecimento. Desta forma, a prática da formanda assenta numa perspetiva construtivista, na medida em que, para além da aprendizagem individual, este processo é praticado em conjunto, no qual o educador assume um papel fundamental na criação de desafios e na identificação dos problemas do dia-a-dia, importantes para a criança.
id RCAP_2227183306329f4f069d0621b0d5c927
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8646
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágioCriançaEducação de infânciaCompetências profissionaisInvestigação-açãoChildrenChildhood educationProfessional skillsResearch-actionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopresente relatório de estágio vem demonstrar o percurso de formação da mestranda ao longo da sua prática pedagógica. Neste sentido, é realizada uma abordagem reflexiva acerca da ação educativa praticada no contexto de educação em creche e educação pré-escolar, com o intuito de descrever e analisar o trabalho desenvolvido pela formanda. Assim sendo, a discente recorre à abordagem dos processos educativos desenvolvidos ao longo do ano de estágio, sendo estes a observação, a planificação, a ação, a avaliação e a reflexão, inerentes à investigação-ação, todos eles em articulação com os referenciais teóricos e legais que sustentaram a ação da mestranda. Um educador de infância, de modo a intervir de forma fundamentada, deve considerar as caraterísticas do seu grupo, agindo de acordo com as necessidades e interesses das crianças. Para que tal aconteça, importa que o profissional de educação mantenha um olhar atento, observe diretamente e se questione sobre a realidade, com o objetivo de construir hipóteses e soluções. Deste modo, torna-se fundamental avaliar constantemente a sua ação de forma a poder melhorá-la. Todo o relatório integra práticas educativas participativas e democráticas, bem como a imagem de criança enquanto ser repleto de potencialidades, completamente ativo no seu processo de aprendizagem e construção de conhecimento. Desta forma, a prática da formanda assenta numa perspetiva construtivista, na medida em que, para além da aprendizagem individual, este processo é praticado em conjunto, no qual o educador assume um papel fundamental na criação de desafios e na identificação dos problemas do dia-a-dia, importantes para a criança.This internship report demonstrates the path of a graduate student training throughout her teaching practice. In this sense, a reflective approach of the educational action in the context of education in kindergarten and pre-school education is taken, in order to describe and analyze the work performed by the trainee. Therefore, the student uses the approach of educational processes developed throughout the internship year, these being the observation, planning, action, evaluation and reflection inherent in the research-action, all in articulation with the theoretical and legal frameworks, that supported the master student action. A kindergarten teacher in order to intervene in a reasoned manner, should consider the characteristics of its group, acting in accordance with the needs and interests of children. In order for this to happen it is important that the education professional keeps an watchful eye, directly observe and ask itself about the reality, with the goal of building hypotheses and solutions. Thereby, it becomes essential to constantly assess ones action to improve it. The entire report integrates participatory and democratic educational practices, as well as the image of the child as an individual with full potential, fully active in their learning process and knowledge construction. Therefore, the practice of the trainee is based on a constructivist perspective, to the extent that, in addition to the individual learning, this process is practiced in a community, in which the teacher plays a key role in creating challenges and identifying problems of the daily life, which are important to the child.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRibeiro, Deolinda Alice Dias PedrosoGuimarães, Maria de Fátima Silva Santos MarquesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRamos, Liliana Salomé Ferreira2016-11-09T16:15:33Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8646TID:201355574porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:49:53Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8646Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:27.353284Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio
title Relatório de estágio
spellingShingle Relatório de estágio
Ramos, Liliana Salomé Ferreira
Criança
Educação de infância
Competências profissionais
Investigação-ação
Children
Childhood education
Professional skills
Research-action
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio
title_full Relatório de estágio
title_fullStr Relatório de estágio
title_full_unstemmed Relatório de estágio
title_sort Relatório de estágio
author Ramos, Liliana Salomé Ferreira
author_facet Ramos, Liliana Salomé Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
Guimarães, Maria de Fátima Silva Santos Marques
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Liliana Salomé Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Educação de infância
Competências profissionais
Investigação-ação
Children
Childhood education
Professional skills
Research-action
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Criança
Educação de infância
Competências profissionais
Investigação-ação
Children
Childhood education
Professional skills
Research-action
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description presente relatório de estágio vem demonstrar o percurso de formação da mestranda ao longo da sua prática pedagógica. Neste sentido, é realizada uma abordagem reflexiva acerca da ação educativa praticada no contexto de educação em creche e educação pré-escolar, com o intuito de descrever e analisar o trabalho desenvolvido pela formanda. Assim sendo, a discente recorre à abordagem dos processos educativos desenvolvidos ao longo do ano de estágio, sendo estes a observação, a planificação, a ação, a avaliação e a reflexão, inerentes à investigação-ação, todos eles em articulação com os referenciais teóricos e legais que sustentaram a ação da mestranda. Um educador de infância, de modo a intervir de forma fundamentada, deve considerar as caraterísticas do seu grupo, agindo de acordo com as necessidades e interesses das crianças. Para que tal aconteça, importa que o profissional de educação mantenha um olhar atento, observe diretamente e se questione sobre a realidade, com o objetivo de construir hipóteses e soluções. Deste modo, torna-se fundamental avaliar constantemente a sua ação de forma a poder melhorá-la. Todo o relatório integra práticas educativas participativas e democráticas, bem como a imagem de criança enquanto ser repleto de potencialidades, completamente ativo no seu processo de aprendizagem e construção de conhecimento. Desta forma, a prática da formanda assenta numa perspetiva construtivista, na medida em que, para além da aprendizagem individual, este processo é praticado em conjunto, no qual o educador assume um papel fundamental na criação de desafios e na identificação dos problemas do dia-a-dia, importantes para a criança.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2016-11-09T16:15:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8646
TID:201355574
url http://hdl.handle.net/10400.22/8646
identifier_str_mv TID:201355574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131390810259456