A integração do Mindfulness na prática de ensino na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/33628 |
Resumo: | Este relatório enquadra-se na Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré- escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico na Universidade de Évora, e centrou-se na questão: “Como integrar a prática de Mindfulness na Educação Pré-Escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico?”. Para esta investigação a metodologia utilizada foi a investigação-ação onde procurei planear e refletir sobre a minha prática. Ao longo deste estudo farei referência a teóricos que sustentam os benefícios da prática de mindfulness para as crianças e docentes e de que forma o mesmo pode ser integrado no currículo. De acordo com os procedimentos de investigação selecionados será descrita e apresentada a forma como incluí práticas formais e informais de mindfulness na rotina das crianças. Os dados recolhidos indicam que o impacte é positivo, evidencia melhorias na autorregulação e consequentemente nas aprendizagens e relações sociais; Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education: The Integration of Mindfulness in Teaching Practice in Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education Abstract: This report is part of the Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and in the 1st Cycle of Basic Education at the University of Évora, and focused on the question: “How to integrate the practice of Mindfulness in Pre-School Education and teaching of the 1st Cycle of Basic Education?”. For this research, the methodology used was action research where I tried to plan and reflect on my practice. Throughout this study I will refer to theorists who support the benefits of mindfulness practice for children and teachers and how it can be integrated into the curriculum. According to the selected research procedures, it will be described and presented the way in which formal and informal mindfulness practices are included in the children's routine. The data collected indicate that the impact is positive, showing improvements in self-regulation and consequently in learning and social relationships. |
id |
RCAP_22294973fb968f247f78569c4424513d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/33628 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A integração do Mindfulness na prática de ensino na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básicoMindfulnessEducação Pré-Escolar1.º Ciclo do Ensino BásicoFormação de DocentesEducação Socioemocional.MindfulnessPreschool Education1st Cycle of Basic EducationTeacher EducationSocioemotional EducationEste relatório enquadra-se na Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré- escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico na Universidade de Évora, e centrou-se na questão: “Como integrar a prática de Mindfulness na Educação Pré-Escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico?”. Para esta investigação a metodologia utilizada foi a investigação-ação onde procurei planear e refletir sobre a minha prática. Ao longo deste estudo farei referência a teóricos que sustentam os benefícios da prática de mindfulness para as crianças e docentes e de que forma o mesmo pode ser integrado no currículo. De acordo com os procedimentos de investigação selecionados será descrita e apresentada a forma como incluí práticas formais e informais de mindfulness na rotina das crianças. Os dados recolhidos indicam que o impacte é positivo, evidencia melhorias na autorregulação e consequentemente nas aprendizagens e relações sociais; Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education: The Integration of Mindfulness in Teaching Practice in Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education Abstract: This report is part of the Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and in the 1st Cycle of Basic Education at the University of Évora, and focused on the question: “How to integrate the practice of Mindfulness in Pre-School Education and teaching of the 1st Cycle of Basic Education?”. For this research, the methodology used was action research where I tried to plan and reflect on my practice. Throughout this study I will refer to theorists who support the benefits of mindfulness practice for children and teachers and how it can be integrated into the curriculum. According to the selected research procedures, it will be described and presented the way in which formal and informal mindfulness practices are included in the children's routine. The data collected indicate that the impact is positive, showing improvements in self-regulation and consequently in learning and social relationships.Universidade de Évora2023-01-24T21:58:43Z2023-01-242022-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/33628http://hdl.handle.net/10174/33628TID:203135385porDepartamento de Pedagogia e Educaçãojoananreis00@gmail.com229Reis, Joana Nascimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:35:36Zoai:dspace.uevora.pt:10174/33628Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:22:24.826126Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A integração do Mindfulness na prática de ensino na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico |
title |
A integração do Mindfulness na prática de ensino na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
A integração do Mindfulness na prática de ensino na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico Reis, Joana Nascimento Mindfulness Educação Pré-Escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Formação de Docentes Educação Socioemocional. Mindfulness Preschool Education 1st Cycle of Basic Education Teacher Education Socioemotional Education |
title_short |
A integração do Mindfulness na prática de ensino na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico |
title_full |
A integração do Mindfulness na prática de ensino na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
A integração do Mindfulness na prática de ensino na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
A integração do Mindfulness na prática de ensino na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico |
title_sort |
A integração do Mindfulness na prática de ensino na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico |
author |
Reis, Joana Nascimento |
author_facet |
Reis, Joana Nascimento |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Joana Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mindfulness Educação Pré-Escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Formação de Docentes Educação Socioemocional. Mindfulness Preschool Education 1st Cycle of Basic Education Teacher Education Socioemotional Education |
topic |
Mindfulness Educação Pré-Escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Formação de Docentes Educação Socioemocional. Mindfulness Preschool Education 1st Cycle of Basic Education Teacher Education Socioemotional Education |
description |
Este relatório enquadra-se na Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré- escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico na Universidade de Évora, e centrou-se na questão: “Como integrar a prática de Mindfulness na Educação Pré-Escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico?”. Para esta investigação a metodologia utilizada foi a investigação-ação onde procurei planear e refletir sobre a minha prática. Ao longo deste estudo farei referência a teóricos que sustentam os benefícios da prática de mindfulness para as crianças e docentes e de que forma o mesmo pode ser integrado no currículo. De acordo com os procedimentos de investigação selecionados será descrita e apresentada a forma como incluí práticas formais e informais de mindfulness na rotina das crianças. Os dados recolhidos indicam que o impacte é positivo, evidencia melhorias na autorregulação e consequentemente nas aprendizagens e relações sociais; Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education: The Integration of Mindfulness in Teaching Practice in Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education Abstract: This report is part of the Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and in the 1st Cycle of Basic Education at the University of Évora, and focused on the question: “How to integrate the practice of Mindfulness in Pre-School Education and teaching of the 1st Cycle of Basic Education?”. For this research, the methodology used was action research where I tried to plan and reflect on my practice. Throughout this study I will refer to theorists who support the benefits of mindfulness practice for children and teachers and how it can be integrated into the curriculum. According to the selected research procedures, it will be described and presented the way in which formal and informal mindfulness practices are included in the children's routine. The data collected indicate that the impact is positive, showing improvements in self-regulation and consequently in learning and social relationships. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-14T00:00:00Z 2023-01-24T21:58:43Z 2023-01-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/33628 http://hdl.handle.net/10174/33628 TID:203135385 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/33628 |
identifier_str_mv |
TID:203135385 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação joananreis00@gmail.com 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136705649836032 |