A integração do Mindfulness na prática de ensino na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Joana Nascimento
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/33628
Resumo: Este relatório enquadra-se na Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré- escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico na Universidade de Évora, e centrou-se na questão: “Como integrar a prática de Mindfulness na Educação Pré-Escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico?”. Para esta investigação a metodologia utilizada foi a investigação-ação onde procurei planear e refletir sobre a minha prática. Ao longo deste estudo farei referência a teóricos que sustentam os benefícios da prática de mindfulness para as crianças e docentes e de que forma o mesmo pode ser integrado no currículo. De acordo com os procedimentos de investigação selecionados será descrita e apresentada a forma como incluí práticas formais e informais de mindfulness na rotina das crianças. Os dados recolhidos indicam que o impacte é positivo, evidencia melhorias na autorregulação e consequentemente nas aprendizagens e relações sociais; Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education: The Integration of Mindfulness in Teaching Practice in Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education Abstract: This report is part of the Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and in the 1st Cycle of Basic Education at the University of Évora, and focused on the question: “How to integrate the practice of Mindfulness in Pre-School Education and teaching of the 1st Cycle of Basic Education?”. For this research, the methodology used was action research where I tried to plan and reflect on my practice. Throughout this study I will refer to theorists who support the benefits of mindfulness practice for children and teachers and how it can be integrated into the curriculum. According to the selected research procedures, it will be described and presented the way in which formal and informal mindfulness practices are included in the children's routine. The data collected indicate that the impact is positive, showing improvements in self-regulation and consequently in learning and social relationships.
id RCAP_22294973fb968f247f78569c4424513d
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/33628
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A integração do Mindfulness na prática de ensino na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básicoMindfulnessEducação Pré-Escolar1.º Ciclo do Ensino BásicoFormação de DocentesEducação Socioemocional.MindfulnessPreschool Education1st Cycle of Basic EducationTeacher EducationSocioemotional EducationEste relatório enquadra-se na Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré- escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico na Universidade de Évora, e centrou-se na questão: “Como integrar a prática de Mindfulness na Educação Pré-Escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico?”. Para esta investigação a metodologia utilizada foi a investigação-ação onde procurei planear e refletir sobre a minha prática. Ao longo deste estudo farei referência a teóricos que sustentam os benefícios da prática de mindfulness para as crianças e docentes e de que forma o mesmo pode ser integrado no currículo. De acordo com os procedimentos de investigação selecionados será descrita e apresentada a forma como incluí práticas formais e informais de mindfulness na rotina das crianças. Os dados recolhidos indicam que o impacte é positivo, evidencia melhorias na autorregulação e consequentemente nas aprendizagens e relações sociais; Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education: The Integration of Mindfulness in Teaching Practice in Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education Abstract: This report is part of the Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and in the 1st Cycle of Basic Education at the University of Évora, and focused on the question: “How to integrate the practice of Mindfulness in Pre-School Education and teaching of the 1st Cycle of Basic Education?”. For this research, the methodology used was action research where I tried to plan and reflect on my practice. Throughout this study I will refer to theorists who support the benefits of mindfulness practice for children and teachers and how it can be integrated into the curriculum. According to the selected research procedures, it will be described and presented the way in which formal and informal mindfulness practices are included in the children's routine. The data collected indicate that the impact is positive, showing improvements in self-regulation and consequently in learning and social relationships.Universidade de Évora2023-01-24T21:58:43Z2023-01-242022-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/33628http://hdl.handle.net/10174/33628TID:203135385porDepartamento de Pedagogia e Educaçãojoananreis00@gmail.com229Reis, Joana Nascimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:35:36Zoai:dspace.uevora.pt:10174/33628Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:22:24.826126Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A integração do Mindfulness na prática de ensino na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
title A integração do Mindfulness na prática de ensino na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle A integração do Mindfulness na prática de ensino na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
Reis, Joana Nascimento
Mindfulness
Educação Pré-Escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Formação de Docentes
Educação Socioemocional.
Mindfulness
Preschool Education
1st Cycle of Basic Education
Teacher Education
Socioemotional Education
title_short A integração do Mindfulness na prática de ensino na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
title_full A integração do Mindfulness na prática de ensino na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr A integração do Mindfulness na prática de ensino na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed A integração do Mindfulness na prática de ensino na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
title_sort A integração do Mindfulness na prática de ensino na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
author Reis, Joana Nascimento
author_facet Reis, Joana Nascimento
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Joana Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Mindfulness
Educação Pré-Escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Formação de Docentes
Educação Socioemocional.
Mindfulness
Preschool Education
1st Cycle of Basic Education
Teacher Education
Socioemotional Education
topic Mindfulness
Educação Pré-Escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Formação de Docentes
Educação Socioemocional.
Mindfulness
Preschool Education
1st Cycle of Basic Education
Teacher Education
Socioemotional Education
description Este relatório enquadra-se na Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré- escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico na Universidade de Évora, e centrou-se na questão: “Como integrar a prática de Mindfulness na Educação Pré-Escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico?”. Para esta investigação a metodologia utilizada foi a investigação-ação onde procurei planear e refletir sobre a minha prática. Ao longo deste estudo farei referência a teóricos que sustentam os benefícios da prática de mindfulness para as crianças e docentes e de que forma o mesmo pode ser integrado no currículo. De acordo com os procedimentos de investigação selecionados será descrita e apresentada a forma como incluí práticas formais e informais de mindfulness na rotina das crianças. Os dados recolhidos indicam que o impacte é positivo, evidencia melhorias na autorregulação e consequentemente nas aprendizagens e relações sociais; Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education: The Integration of Mindfulness in Teaching Practice in Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education Abstract: This report is part of the Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and in the 1st Cycle of Basic Education at the University of Évora, and focused on the question: “How to integrate the practice of Mindfulness in Pre-School Education and teaching of the 1st Cycle of Basic Education?”. For this research, the methodology used was action research where I tried to plan and reflect on my practice. Throughout this study I will refer to theorists who support the benefits of mindfulness practice for children and teachers and how it can be integrated into the curriculum. According to the selected research procedures, it will be described and presented the way in which formal and informal mindfulness practices are included in the children's routine. The data collected indicate that the impact is positive, showing improvements in self-regulation and consequently in learning and social relationships.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-14T00:00:00Z
2023-01-24T21:58:43Z
2023-01-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/33628
http://hdl.handle.net/10174/33628
TID:203135385
url http://hdl.handle.net/10174/33628
identifier_str_mv TID:203135385
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
joananreis00@gmail.com
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136705649836032