Uma análise das motivações determinantes da procura no âmbito do turismo de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damous, Amaranta Aldora da Cruz
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/9387
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar os motivos determinantes da procura no âmbito do turismo de experiência por turistas brasileiros, através de um estudo embasado nas teorias das motivações e os fatores ‘push’ e ‘pull’, na influência das experiências proporcionadas e como a autenticidade das atividades turísticas é percebida e pode contribuir na motivação e decisão de compra do consumidor viajante. Para esta dissertação foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório baseada na revisão da literatura e diversos estudos que pudessem auxiliar na abordagem aos conceitos das variáveis Motivação, Experiência e Autenticidade, suas dimensões e vinculações ao turismo. Numa segunda etapa, fez-se necessário uma análise quantitativa, através de um questionário online elaborado com questões relacionadas aos motivos de viajar, aos atributos do destino, a importância das experiências e como a autenticidade é percebida pelos viajantes. Os resultados apontam que as experiências vividas em um destino turístico possuem uma grande influência na decisão de compra, pois estas experiências estão ligadas ao desejo interno do indivíduo e devem proporcionar lembranças boas e inesquecíveis daquele local, e indicam que a experiência autêntica é importante porque proporciona novos conhecimentos e pode estimular a curiosidade para aprender coisas novas, e a busca por novidade é uma das principias motivações quando a questão é viajar para turismo.
id RCAP_222bd71cd1a2e9b3b5e5d90ca728bdea
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9387
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma análise das motivações determinantes da procura no âmbito do turismo de experiênciaMESTRADO EM TURISMOTURISMOMOTIVAÇÃOEXPERIÊNCIA TURÍSTICAAUTENTICIDADETOURISMMOTIVATIONTOURIST EXPERIENCEAUTHENTICITYO presente trabalho teve como objetivo analisar os motivos determinantes da procura no âmbito do turismo de experiência por turistas brasileiros, através de um estudo embasado nas teorias das motivações e os fatores ‘push’ e ‘pull’, na influência das experiências proporcionadas e como a autenticidade das atividades turísticas é percebida e pode contribuir na motivação e decisão de compra do consumidor viajante. Para esta dissertação foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório baseada na revisão da literatura e diversos estudos que pudessem auxiliar na abordagem aos conceitos das variáveis Motivação, Experiência e Autenticidade, suas dimensões e vinculações ao turismo. Numa segunda etapa, fez-se necessário uma análise quantitativa, através de um questionário online elaborado com questões relacionadas aos motivos de viajar, aos atributos do destino, a importância das experiências e como a autenticidade é percebida pelos viajantes. Os resultados apontam que as experiências vividas em um destino turístico possuem uma grande influência na decisão de compra, pois estas experiências estão ligadas ao desejo interno do indivíduo e devem proporcionar lembranças boas e inesquecíveis daquele local, e indicam que a experiência autêntica é importante porque proporciona novos conhecimentos e pode estimular a curiosidade para aprender coisas novas, e a busca por novidade é uma das principias motivações quando a questão é viajar para turismo.The objective of this research was to analyze the determinants of the demand for tourism by Brazilian tourists through a study based on theories of push and pull motivation factors, the influence of the experiences provided and how the authenticity of tourist activities is perceived and can contribute to the motivation and buying decision of the traveling consumer. For this thesis, an exploratory research was carried out based on the literature review and several studies that could help to approach the concepts of the variables Motivation, Experience and Authenticity, their dimensions and links to tourism. In a second step, a quantitative analysis was necessary, through an online survey elaborated with questions related to the reasons of travel, the attributes of the destination, the importance of the experiences and how the authenticity is perceived by the travelers. The results show that experiences in a tourist destination have a great influence on the purchase decision, since these experiences are linked to the individual's inner desire and should provide good and unforgettable memories of that place and indicate that the authentic experience is important because it provides new knowledge and can stimulate the curiosity to learn new things, and the search for novelty is one of the main motivations when the issue is to travel to tourism.2019-02-07T20:44:40Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/9387TID:202164136porDamous, Amaranta Aldora da Cruzinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:11:20Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9387Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:54.225861Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise das motivações determinantes da procura no âmbito do turismo de experiência
title Uma análise das motivações determinantes da procura no âmbito do turismo de experiência
spellingShingle Uma análise das motivações determinantes da procura no âmbito do turismo de experiência
Damous, Amaranta Aldora da Cruz
MESTRADO EM TURISMO
TURISMO
MOTIVAÇÃO
EXPERIÊNCIA TURÍSTICA
AUTENTICIDADE
TOURISM
MOTIVATION
TOURIST EXPERIENCE
AUTHENTICITY
title_short Uma análise das motivações determinantes da procura no âmbito do turismo de experiência
title_full Uma análise das motivações determinantes da procura no âmbito do turismo de experiência
title_fullStr Uma análise das motivações determinantes da procura no âmbito do turismo de experiência
title_full_unstemmed Uma análise das motivações determinantes da procura no âmbito do turismo de experiência
title_sort Uma análise das motivações determinantes da procura no âmbito do turismo de experiência
author Damous, Amaranta Aldora da Cruz
author_facet Damous, Amaranta Aldora da Cruz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Damous, Amaranta Aldora da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM TURISMO
TURISMO
MOTIVAÇÃO
EXPERIÊNCIA TURÍSTICA
AUTENTICIDADE
TOURISM
MOTIVATION
TOURIST EXPERIENCE
AUTHENTICITY
topic MESTRADO EM TURISMO
TURISMO
MOTIVAÇÃO
EXPERIÊNCIA TURÍSTICA
AUTENTICIDADE
TOURISM
MOTIVATION
TOURIST EXPERIENCE
AUTHENTICITY
description O presente trabalho teve como objetivo analisar os motivos determinantes da procura no âmbito do turismo de experiência por turistas brasileiros, através de um estudo embasado nas teorias das motivações e os fatores ‘push’ e ‘pull’, na influência das experiências proporcionadas e como a autenticidade das atividades turísticas é percebida e pode contribuir na motivação e decisão de compra do consumidor viajante. Para esta dissertação foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório baseada na revisão da literatura e diversos estudos que pudessem auxiliar na abordagem aos conceitos das variáveis Motivação, Experiência e Autenticidade, suas dimensões e vinculações ao turismo. Numa segunda etapa, fez-se necessário uma análise quantitativa, através de um questionário online elaborado com questões relacionadas aos motivos de viajar, aos atributos do destino, a importância das experiências e como a autenticidade é percebida pelos viajantes. Os resultados apontam que as experiências vividas em um destino turístico possuem uma grande influência na decisão de compra, pois estas experiências estão ligadas ao desejo interno do indivíduo e devem proporcionar lembranças boas e inesquecíveis daquele local, e indicam que a experiência autêntica é importante porque proporciona novos conhecimentos e pode estimular a curiosidade para aprender coisas novas, e a busca por novidade é uma das principias motivações quando a questão é viajar para turismo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01T00:00:00Z
2018
2019-02-07T20:44:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/9387
TID:202164136
url http://hdl.handle.net/10437/9387
identifier_str_mv TID:202164136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131275779375104