Escola e cidade : zona escolar do Calhabé
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/26014 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da F. C. T. da Universidade de Coimbra, sob a orientação do Prof. Doutor Gonçalo Canto Moniz. |
id |
RCAP_224eed0f4ff57fb35cb62ba026a7c3eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/26014 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Escola e cidade : zona escolar do CalhabéEscola Secundária Infanta Dona Maria, estudosEscola Secundária Avelar Brotero, estudosEdifícios escolares, Coimbra, séc. 20-21Urbanismo, Coimbra, séc. 20-21Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da F. C. T. da Universidade de Coimbra, sob a orientação do Prof. Doutor Gonçalo Canto Moniz.A escola, enquanto equipamento público, assume um importante papel na estruturação e desenvolvimento da Cidade. A construção escolar foi, ao longo da história, associada a importantes operações urbanísticas de abertura de arruamentos, construção de espaços públicos que se reflectem naturalmente na imagem local e na sua malha urbana. Pelo seu carácter social e cultural, assume-se como um equipamento gerador de centralidades. Na sua evolução, o edifício escolar foi, influenciado por diversos factores pedagógicos, políticos, sociais e económicos, crescendo num sentido de maior democracia, permitindo uma maior permeabilidade e relacionamento com os alunos e com a sociedade. A Zona Escolar do Calhabé, em Coimbra é exemplo de como o equipamento escolar se revela uma peça fundamental no planeamento e crescimento da cidade, construindo um importante núcleo escolar que cria uma identidade urbana e uma nova centralidade. Neste sentido, a Zona Escolar do Calhabé permite explorar duas escolas secundárias, com diferentes origens, as relações que estabelecem com a cidade e com a sociedade, e a forma como estas ligações se transformaram com o Programa de Modernização das Escolas Destinadas ao Ensino Secundário.The school, as public equipment, assumes an important role in the organization and development of the city. The school construction has been, throughout history, associated to important urban operations of street’s opening and construction of public spaces which naturally reflects on the local image and its urban design. For its social and cultural feature, this equipment assumes itself as a creator of centralities. In its evolution, the school building was influenced by several pedagogical, political, social and economic factors, growing with the aim of bigger democracy, allowing a bigger permeability and relationship with both students and society. Calhabé’s School Zone in Coimbra is an example of how the school equipment turns out to be an imperative piece in the city’s planning and growth, building an important school core which creates an urban identity and new centrality. Concerning this, Calhabé’s School Zone allows us to explore two secondary schools with different origins, the relations they establish both with the city and the society and how these connections transform themselves with the Secondary Schools’ Modernization Programme.2014-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/26014http://hdl.handle.net/10316/26014TID:201536862porMoreira, Mabely Simão - Escola e cidade : zona escolar do Calhabé. Coimbra: [s.n.], 2014.Moreira, Mabely Simãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:54Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/26014Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:55:01.771804Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola e cidade : zona escolar do Calhabé |
title |
Escola e cidade : zona escolar do Calhabé |
spellingShingle |
Escola e cidade : zona escolar do Calhabé Moreira, Mabely Simão Escola Secundária Infanta Dona Maria, estudos Escola Secundária Avelar Brotero, estudos Edifícios escolares, Coimbra, séc. 20-21 Urbanismo, Coimbra, séc. 20-21 |
title_short |
Escola e cidade : zona escolar do Calhabé |
title_full |
Escola e cidade : zona escolar do Calhabé |
title_fullStr |
Escola e cidade : zona escolar do Calhabé |
title_full_unstemmed |
Escola e cidade : zona escolar do Calhabé |
title_sort |
Escola e cidade : zona escolar do Calhabé |
author |
Moreira, Mabely Simão |
author_facet |
Moreira, Mabely Simão |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Mabely Simão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Secundária Infanta Dona Maria, estudos Escola Secundária Avelar Brotero, estudos Edifícios escolares, Coimbra, séc. 20-21 Urbanismo, Coimbra, séc. 20-21 |
topic |
Escola Secundária Infanta Dona Maria, estudos Escola Secundária Avelar Brotero, estudos Edifícios escolares, Coimbra, séc. 20-21 Urbanismo, Coimbra, séc. 20-21 |
description |
Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da F. C. T. da Universidade de Coimbra, sob a orientação do Prof. Doutor Gonçalo Canto Moniz. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/26014 http://hdl.handle.net/10316/26014 TID:201536862 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/26014 |
identifier_str_mv |
TID:201536862 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Moreira, Mabely Simão - Escola e cidade : zona escolar do Calhabé. Coimbra: [s.n.], 2014. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133837190496256 |