O papel do futebol no combate às desigualdades e na afirmação do papel da mulher: uma análise das estratégias de comunicação dos clubes de Portugal e Brasil no Dia Internacional da Mulher

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Fernando Jesus da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Morais, Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.31211/interacoes.41.2021.a4
Resumo: The role of football in combating inequalities and affirming the role of women: an analysis of the communication strategies of the clubs of Portugal and Brazil on International Women’s Day In this article, we seek to verify the importance that football clubs attach to combating inequalities and, in particular, to affirm the role of women. For this purpose, we consider the 17 Sustainable Development Goals, but we focus in particular on the fifth, which deals with gender equality and women’s empowerment. Through a multiple case study, we carried out a comparative analysis of publications made by clubs in Portugal and Brazil on the social network Facebook to mark International Women’s Day. The results show that the clubs are aware of the date and seek, through different publications, to raise awareness of the role of women in a communication strategy geared towards social responsibility.
id RCAP_225a409f6245c5c98dbefb1dff0d96bb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/505
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel do futebol no combate às desigualdades e na afirmação do papel da mulher: uma análise das estratégias de comunicação dos clubes de Portugal e Brasil no Dia Internacional da MulherMulherFutebolComunicaçãoResponsabilidade socialWomanSoccerCommunicationSocial responsabilityMujerFutbolComunicaciónResponsabilidad socialThe role of football in combating inequalities and affirming the role of women: an analysis of the communication strategies of the clubs of Portugal and Brazil on International Women’s Day In this article, we seek to verify the importance that football clubs attach to combating inequalities and, in particular, to affirm the role of women. For this purpose, we consider the 17 Sustainable Development Goals, but we focus in particular on the fifth, which deals with gender equality and women’s empowerment. Through a multiple case study, we carried out a comparative analysis of publications made by clubs in Portugal and Brazil on the social network Facebook to mark International Women’s Day. The results show that the clubs are aware of the date and seek, through different publications, to raise awareness of the role of women in a communication strategy geared towards social responsibility.El papel del futbol en el combate a las desigualdades y en la afirmación del papel de la mujer: un análisis de las estrategias de comunicación de los clubes de Portugal y Brasil en el día internacional de la mujer En este articulo buscamos verificar la importancia que los clubes de futbol atribuyen al combate de las desigualdades y en particular a la afirmación del papel de la mujer. Consideramos, para ese efecto, los 17 Objetivos de Desarrollo Sustentable – ODS, pero nos centramos de manera particular en el quinto, que trata sobre la igualdad de género y el empoderamiento femenino. A través de un estudio de caso múltiple, procedemos a un análisis comparativo de las publicaciones realizadas por los clubes de Portugal y Brasil en la red social Facebook, para conmemorar el Dia Internacional de la Mujer. Los resultados muestran que los clubes están atentos a esa fecha e intentan, a través de las diferentes publicaciones, alertar para el papel de la mujer, en una estrategia de comunicación orientada para la responsabilidad social.Neste artigo procuramos verificar a importância que os clubes de futebol atribuem ao combate das desigualdades e em particular à afirmação do papel da mulher. Consideramos, para esse efeito, os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, mas focamo-nos em particular no quinto, que versa sobre a igualdade de género e o empoderamento feminino. Através de um estudo de caso múltiplo, procedemos a uma análise comparativa das publicações realizadas pelos clubes de Portugal e Brasil, na rede social Facebook, para assinalar o Dia Internacional da Mulher. Os resultados evidenciam que os clubes estão atentos à data e procuram, através das diferentes publicações, alertar para o papel da mulher, numa estratégia de comunicação orientada para a responsabilidade social.Instituto Superior Miguel Torga2021-12-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.31211/interacoes.41.2021.a4https://doi.org/10.31211/interacoes.41.2021.a4Interações: Sociedade e as novas modernidades; No. 41; 68-93Interações: Sociedade e as novas modernidades; Núm. 41; 68-93Interações: Sociedade e as novas modernidades; N.º 41; 68-932184-39290873-0725reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/505https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/505/505Direitos de Autor (c) 2021 Fernando Jesus da Rocha, Ricardo Moraishttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Fernando Jesus daMorais, Ricardo2023-09-06T08:00:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/505Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:50:10.087311Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel do futebol no combate às desigualdades e na afirmação do papel da mulher: uma análise das estratégias de comunicação dos clubes de Portugal e Brasil no Dia Internacional da Mulher
title O papel do futebol no combate às desigualdades e na afirmação do papel da mulher: uma análise das estratégias de comunicação dos clubes de Portugal e Brasil no Dia Internacional da Mulher
spellingShingle O papel do futebol no combate às desigualdades e na afirmação do papel da mulher: uma análise das estratégias de comunicação dos clubes de Portugal e Brasil no Dia Internacional da Mulher
Rocha, Fernando Jesus da
Mulher
Futebol
Comunicação
Responsabilidade social
Woman
Soccer
Communication
Social responsability
Mujer
Futbol
Comunicación
Responsabilidad social
title_short O papel do futebol no combate às desigualdades e na afirmação do papel da mulher: uma análise das estratégias de comunicação dos clubes de Portugal e Brasil no Dia Internacional da Mulher
title_full O papel do futebol no combate às desigualdades e na afirmação do papel da mulher: uma análise das estratégias de comunicação dos clubes de Portugal e Brasil no Dia Internacional da Mulher
title_fullStr O papel do futebol no combate às desigualdades e na afirmação do papel da mulher: uma análise das estratégias de comunicação dos clubes de Portugal e Brasil no Dia Internacional da Mulher
title_full_unstemmed O papel do futebol no combate às desigualdades e na afirmação do papel da mulher: uma análise das estratégias de comunicação dos clubes de Portugal e Brasil no Dia Internacional da Mulher
title_sort O papel do futebol no combate às desigualdades e na afirmação do papel da mulher: uma análise das estratégias de comunicação dos clubes de Portugal e Brasil no Dia Internacional da Mulher
author Rocha, Fernando Jesus da
author_facet Rocha, Fernando Jesus da
Morais, Ricardo
author_role author
author2 Morais, Ricardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Fernando Jesus da
Morais, Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Mulher
Futebol
Comunicação
Responsabilidade social
Woman
Soccer
Communication
Social responsability
Mujer
Futbol
Comunicación
Responsabilidad social
topic Mulher
Futebol
Comunicação
Responsabilidade social
Woman
Soccer
Communication
Social responsability
Mujer
Futbol
Comunicación
Responsabilidad social
description The role of football in combating inequalities and affirming the role of women: an analysis of the communication strategies of the clubs of Portugal and Brazil on International Women’s Day In this article, we seek to verify the importance that football clubs attach to combating inequalities and, in particular, to affirm the role of women. For this purpose, we consider the 17 Sustainable Development Goals, but we focus in particular on the fifth, which deals with gender equality and women’s empowerment. Through a multiple case study, we carried out a comparative analysis of publications made by clubs in Portugal and Brazil on the social network Facebook to mark International Women’s Day. The results show that the clubs are aware of the date and seek, through different publications, to raise awareness of the role of women in a communication strategy geared towards social responsibility.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.31211/interacoes.41.2021.a4
https://doi.org/10.31211/interacoes.41.2021.a4
url https://doi.org/10.31211/interacoes.41.2021.a4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/505
https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/505/505
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2021 Fernando Jesus da Rocha, Ricardo Morais
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2021 Fernando Jesus da Rocha, Ricardo Morais
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior Miguel Torga
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior Miguel Torga
dc.source.none.fl_str_mv Interações: Sociedade e as novas modernidades; No. 41; 68-93
Interações: Sociedade e as novas modernidades; Núm. 41; 68-93
Interações: Sociedade e as novas modernidades; N.º 41; 68-93
2184-3929
0873-0725
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130365684613120