As novas agregações escolares e as novas dinâmicas organizacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Sónia Leonel de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7858
Resumo: A pretensão deste estudo é refletir sobre as opções políticas e organizacionais do nosso sistema educativo, compreender e interpretar os (mega) agrupamentos enquanto nova realidade organizacional. Nesta linha, foi nosso propósito conhecer e descrever o processo decisório que levou à constituição do (mega) agrupamento, tendo em conta o envolvimento dos atores educativos, bem como as suas representações sobre esta nova realidade organizativa, tendo em conta as dinâmicas organizacionais das novas agregações escolares ao nível administrativo e pedagógico. Em termos de recolha de dados fizemos uma opção que recaiu sobre as entrevistas e inquéritos por questionários. Os nossos respondentes privilegiados foram o diretor do agrupamento, os coordenadores de estabelecimento e os docentes do agrupamento em estudo. A análise de conteúdo foi o instrumento utilizado para interpretar os discursos dos atores educativos. Como principais conclusões deste estudo, constatou-se que as razões subjacentes à constituição dos (mega) agrupamentos são unicamente financeiras e económicas visando numa diminuição de custos. A interpretação feita pela generalidade dos atores que foram entrevistados com responsabilidades na operacionalização deste processo era que as razões inerentes à mudança em curso eram basicamente economicistas, consubstanciados na redução de custos, e, que não foram razões organizacionais ou dinâmicas educativas que estiveram em questão.
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