Saúde juvenil no contexto escolar : uma abordagem em enfermagem comunitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Joana Filipa Sousa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/30668
Resumo: Introdução: A escola é o local privilegiado de educação para a saúde, pois é o setting onde se alcança maior proporção de população em idades propícias para adquirir atitudes e comportamentos que fomentem um estilo de vida saudável. A Enfermagem Comunitária, no contexto da saúde escolar, tem um papel fundamental na capacitação dos adolescentes, nomeadamente nas áreas identificadas como prioritárias pela Direção Geral de Saúde no Programa Nacional de Saúde Escolar 2015: educação para os afetos e sexualidade, prevenção da violência no namoro, bullying/cyberbullying, prevenção do consumo de substâncias psicoativas e de comportamentos aditivos sem substâncias. Outras experiências em diferentes contextos, como a abordagem destas temáticas nos jovens nas USF´s e a integração num projeto de intervenção comunitária numa escola através do MAIEC, estão, também, descritos neste projeto. No âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Comunitária, da Escola de Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa, surge o presente projeto com o objetivo de obter ganhos em saúde sensíveis aos cuidados de enfermagem, após uma intervenção comunitária. Método: Este projeto decorreu entre maio de 2017 e janeiro de 2018, tendo como população alvo os alunos do 1ºano dos cursos profissionais de uma Escola Profissional do Porto, que possui uma parceria com uma Unidade de Cuidados da Comunidade de um ACeS do Porto. Foi aplicado um questionário online para o desenvolvimento do diagnóstico, procedendo-se a todas as fases que constituem o Planeamento em Saúde. Discussão de resultados: O estudo desta comunidade escolar, revelou défice de conhecimentos e crenças desadequadas sobre as áreas abordadas bem como sobre os recursos da comunidade, vulnerabilidade aumentada face às Infeções Sexualmente Transmissíveis, à dependência sem substâncias e com substância. Depois de desenvolvida a priorização através da técnica de comparação por pares e da consulta de peritos, foram definidas como áreas de intervenção, a “Suscetibilidade às Infeções Sexualmente Transmissíveis”, “Uso de Métodos Contracetivos”, “Dependências de Substâncias Psicoativas” e “Dependências Sem Substância”. Posto isto, procedeu-se à seleção de estratégias, fixação de objetivos, planeamento do projeto de intervenção, execução e posterior avaliação. No final, foi aplicado outro questionário de avaliação, que revelou os ganhos em saúde, salientando-se: aumento de 22% conhecimento sobre IST; aumento de 12% conhecimentos sobre uso de contracetivos; aumento de 4% do conhecimento sobre consumo de substâncias psicoativas; aumento de 37% do conhecimento sobre consumo sem substância e, também, a satisfação de 94% dos intervencionados, merecendo esta comunidade continuidade do projeto para a efetividade dos ganhos em saúde. Conclusão: Foi um projeto enriquecedor pela diversidade de experiências que proporcionou, fundamental para o processo formativo, contribuindo para a capacidade de avaliar o estado de saúde de uma comunidade, facilitar o seu processo de capacitação e indo ao encontro das competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária e das competências académicas para a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem.
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A Enfermagem Comunitária, no contexto da saúde escolar, tem um papel fundamental na capacitação dos adolescentes, nomeadamente nas áreas identificadas como prioritárias pela Direção Geral de Saúde no Programa Nacional de Saúde Escolar 2015: educação para os afetos e sexualidade, prevenção da violência no namoro, bullying/cyberbullying, prevenção do consumo de substâncias psicoativas e de comportamentos aditivos sem substâncias. Outras experiências em diferentes contextos, como a abordagem destas temáticas nos jovens nas USF´s e a integração num projeto de intervenção comunitária numa escola através do MAIEC, estão, também, descritos neste projeto. No âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Comunitária, da Escola de Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa, surge o presente projeto com o objetivo de obter ganhos em saúde sensíveis aos cuidados de enfermagem, após uma intervenção comunitária. Método: Este projeto decorreu entre maio de 2017 e janeiro de 2018, tendo como população alvo os alunos do 1ºano dos cursos profissionais de uma Escola Profissional do Porto, que possui uma parceria com uma Unidade de Cuidados da Comunidade de um ACeS do Porto. Foi aplicado um questionário online para o desenvolvimento do diagnóstico, procedendo-se a todas as fases que constituem o Planeamento em Saúde. Discussão de resultados: O estudo desta comunidade escolar, revelou défice de conhecimentos e crenças desadequadas sobre as áreas abordadas bem como sobre os recursos da comunidade, vulnerabilidade aumentada face às Infeções Sexualmente Transmissíveis, à dependência sem substâncias e com substância. Depois de desenvolvida a priorização através da técnica de comparação por pares e da consulta de peritos, foram definidas como áreas de intervenção, a “Suscetibilidade às Infeções Sexualmente Transmissíveis”, “Uso de Métodos Contracetivos”, “Dependências de Substâncias Psicoativas” e “Dependências Sem Substância”. Posto isto, procedeu-se à seleção de estratégias, fixação de objetivos, planeamento do projeto de intervenção, execução e posterior avaliação. No final, foi aplicado outro questionário de avaliação, que revelou os ganhos em saúde, salientando-se: aumento de 22% conhecimento sobre IST; aumento de 12% conhecimentos sobre uso de contracetivos; aumento de 4% do conhecimento sobre consumo de substâncias psicoativas; aumento de 37% do conhecimento sobre consumo sem substância e, também, a satisfação de 94% dos intervencionados, merecendo esta comunidade continuidade do projeto para a efetividade dos ganhos em saúde. Conclusão: Foi um projeto enriquecedor pela diversidade de experiências que proporcionou, fundamental para o processo formativo, contribuindo para a capacidade de avaliar o estado de saúde de uma comunidade, facilitar o seu processo de capacitação e indo ao encontro das competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária e das competências académicas para a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem.Introduction: The school is the privileged place for health education because it’s an environment where a greater proportion of the population is reached at the right ages to acquire attitudes and behaviours for a healthy lifestyle. The Community Nursing, in the school context, has a crucial role in the training of adolescents, such as, the areas identified as priorities by the General Health Department in the National School Health Program 2015: education for affection and sexuality, prevention of dating violence, bullying/cyberbullying, prevention of psychoactive substance use and additive behaviour without substance. Other experiences in different contexts, such as the approach of these themes in the young people in the USF's and the integration in a project of community intervention in a school through the MAIEC, are also described in this project. In the context of the Mater’s Degree in Nursing with Specialization in Community Nursing, from the Nursing School of the Portuguese Catholic University, the present project comes with the objective of obtaining health gains to the community after the nursing intervention. Method: This project lasted between May 2017 and January 2018, whose target population were students of the first year of the professional course of Oporto Professional School, which has a partnership with a Community Care Unit of the city. An online questionnaire was applied for the development of the diagnosis, proceeding to all the phases that constitute health planning. Discussion of results: The study of this school community revealed a lack of knowledge and inadequate beliefs about the areas in study as well as community resources, increased vulnerability to Sexuality Transmitted Diseases, dependence with or without substance. After prioritization was developed through the technique of peers comparison and expert consultation, were defined as intervention areas "Susceptibility to Sexually Transmitted Infections", "Use of Contraceptive Methods", "Dependencies of Psychoactive Substances" and "Dependencies Without Substance. " After this, we proceeded to the strategy selection, setting of objectives, planning of the intervention project, execution and later evaluation. In the end, another questionnaire was applied, which shown the health gains, highlighting: a 22% rise in knowledge about sexuality transmitted diseases: increase of 12% knowledge about contraceptive use; a growth of 4% in knowledge about psychoactive substance use; an increase of 37% in knowledge about consumption without substance and also the satisfaction of 94% of those interviewed, deserving this community the continuity of the project for the effectiveness of health gains. Conclusion: It was an enriching experience due to the multiplicity of experiences that provided, vital for the formative process, contributing to the capacity to evaluate the community health, facilitate the capacity process and meeting the competencies of the Community Nursing Specialist Nurse and the academic competencies to obtain the Master´s Degree in Nursing.Melo, Pedro Miguel AlmeidaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCosta, Joana Filipa Sousa2020-06-03T11:17:06Z2018-07-1720182018-07-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/30668TID:202469417porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:36:11Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/30668Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:24:39.312122Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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