Relatório de Estágio O estudo de Luís Vaz de Camões no 3º ciclo e no ensino secundário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/4812 |
Resumo: | Unanimemente considerado o maior autor da literatura portuguesa, qual o tratamento que o príncipe dos poetas, Luís de Camões, tem merecido nos programas do ensino básico e secundário? A esta questão procuraremos responder na primeira parte do relatório. Depois de uma breve introdução, onde abordaremos aspetos sobre a vida, a obra e a pertinência do estudo de Camões, fundamentar-nos-emos nos programas e nos manuais de todos os anos que contemplam o estudo da poesia camoniana, para responder à questão acima formulada. Uma vez que Camões é estudado em diversos anos do ensino básico e secundário, houve necessidade de nos cingirmos apenas aos manuais adotados na escola, onde realizámos o nosso estágio. Na segunda parte do relatório, apresentaremos uma reflexão pessoal de toda a prática pedagógica que inclui a caracterização da escola e das turmas com quem trabalhámos diretamente, planificações, fundamentações e materiais de algumas aulas observadas. Por fim, apresentaremos todas as atividades extracurriculares organizadas e dinamizadas por nós e uma reflexão final de todo o trabalho realizado no decorrer deste ano. |
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Relatório de Estágio O estudo de Luís Vaz de Camões no 3º ciclo e no ensino secundárioCamõesLírica CamonianaManuaisOs LusíadasPlanificaçõesPrática PedagógicaDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasUnanimemente considerado o maior autor da literatura portuguesa, qual o tratamento que o príncipe dos poetas, Luís de Camões, tem merecido nos programas do ensino básico e secundário? A esta questão procuraremos responder na primeira parte do relatório. Depois de uma breve introdução, onde abordaremos aspetos sobre a vida, a obra e a pertinência do estudo de Camões, fundamentar-nos-emos nos programas e nos manuais de todos os anos que contemplam o estudo da poesia camoniana, para responder à questão acima formulada. Uma vez que Camões é estudado em diversos anos do ensino básico e secundário, houve necessidade de nos cingirmos apenas aos manuais adotados na escola, onde realizámos o nosso estágio. Na segunda parte do relatório, apresentaremos uma reflexão pessoal de toda a prática pedagógica que inclui a caracterização da escola e das turmas com quem trabalhámos diretamente, planificações, fundamentações e materiais de algumas aulas observadas. Por fim, apresentaremos todas as atividades extracurriculares organizadas e dinamizadas por nós e uma reflexão final de todo o trabalho realizado no decorrer deste ano.Luís de Camões es considerado, de forma unánime, el mayor autor de la literatura portuguesa, ¿cuál es el tratamiento que el príncipe de los poetas ha tenido en los programas de educación secundaria y de bachillerato? Responderemos a esta pregunta en la primera parte del informe. Después de una breve introducción, donde se discuten aspectos de la vida, de la obra y la pertinencia del estudio de Camões, vamos a apoyarnos en los programas y manuales de todos los niveles, que incluyen el estudio de la poesía de Camões, para responder a la pregunta formulada anteriormente. Camões se estudia en varios niveles de la enseñanza secundaria y de bachillerato, por ello, ha sido necesario limitarnos sólo a los manuales utilizados en la escuela, donde hemos hecho nuestras prácticas. En la segunda parte del informe, presentaremos una reflexión personal de todo el trabajo pedagógico, que incluye la caracterización de la escuela y de los grupos con los que hemos trabajado directamente, los planes, fundamentaciones y materiales de algunas clases observadas. Por último, vamos a presentar todas las actividades extracurriculares que hemos organizado y dinamizado y una reflexión final de todo el trabajo realizado a lo largo del curso.Manso, José Henrique RodriguesuBibliorumCorreia, Ana Marília Salvado2018-06-28T16:19:07Z2014-6-232014-07-112014-07-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/4812TID:201639912porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:42:13Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/4812Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:45:50.017241Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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