Relatório de Estágio O estudo de Luís Vaz de Camões no 3º ciclo e no ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Ana Marília Salvado
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/4812
Resumo: Unanimemente considerado o maior autor da literatura portuguesa, qual o tratamento que o príncipe dos poetas, Luís de Camões, tem merecido nos programas do ensino básico e secundário? A esta questão procuraremos responder na primeira parte do relatório. Depois de uma breve introdução, onde abordaremos aspetos sobre a vida, a obra e a pertinência do estudo de Camões, fundamentar-nos-emos nos programas e nos manuais de todos os anos que contemplam o estudo da poesia camoniana, para responder à questão acima formulada. Uma vez que Camões é estudado em diversos anos do ensino básico e secundário, houve necessidade de nos cingirmos apenas aos manuais adotados na escola, onde realizámos o nosso estágio. Na segunda parte do relatório, apresentaremos uma reflexão pessoal de toda a prática pedagógica que inclui a caracterização da escola e das turmas com quem trabalhámos diretamente, planificações, fundamentações e materiais de algumas aulas observadas. Por fim, apresentaremos todas as atividades extracurriculares organizadas e dinamizadas por nós e uma reflexão final de todo o trabalho realizado no decorrer deste ano.
id RCAP_226b4630da3c345d6653c53d83cff37c
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/4812
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio O estudo de Luís Vaz de Camões no 3º ciclo e no ensino secundárioCamõesLírica CamonianaManuaisOs LusíadasPlanificaçõesPrática PedagógicaDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasUnanimemente considerado o maior autor da literatura portuguesa, qual o tratamento que o príncipe dos poetas, Luís de Camões, tem merecido nos programas do ensino básico e secundário? A esta questão procuraremos responder na primeira parte do relatório. Depois de uma breve introdução, onde abordaremos aspetos sobre a vida, a obra e a pertinência do estudo de Camões, fundamentar-nos-emos nos programas e nos manuais de todos os anos que contemplam o estudo da poesia camoniana, para responder à questão acima formulada. Uma vez que Camões é estudado em diversos anos do ensino básico e secundário, houve necessidade de nos cingirmos apenas aos manuais adotados na escola, onde realizámos o nosso estágio. Na segunda parte do relatório, apresentaremos uma reflexão pessoal de toda a prática pedagógica que inclui a caracterização da escola e das turmas com quem trabalhámos diretamente, planificações, fundamentações e materiais de algumas aulas observadas. Por fim, apresentaremos todas as atividades extracurriculares organizadas e dinamizadas por nós e uma reflexão final de todo o trabalho realizado no decorrer deste ano.Luís de Camões es considerado, de forma unánime, el mayor autor de la literatura portuguesa, ¿cuál es el tratamiento que el príncipe de los poetas ha tenido en los programas de educación secundaria y de bachillerato? Responderemos a esta pregunta en la primera parte del informe. Después de una breve introducción, donde se discuten aspectos de la vida, de la obra y la pertinencia del estudio de Camões, vamos a apoyarnos en los programas y manuales de todos los niveles, que incluyen el estudio de la poesía de Camões, para responder a la pregunta formulada anteriormente. Camões se estudia en varios niveles de la enseñanza secundaria y de bachillerato, por ello, ha sido necesario limitarnos sólo a los manuales utilizados en la escuela, donde hemos hecho nuestras prácticas. En la segunda parte del informe, presentaremos una reflexión personal de todo el trabajo pedagógico, que incluye la caracterización de la escuela y de los grupos con los que hemos trabajado directamente, los planes, fundamentaciones y materiales de algunas clases observadas. Por último, vamos a presentar todas las actividades extracurriculares que hemos organizado y dinamizado y una reflexión final de todo el trabajo realizado a lo largo del curso.Manso, José Henrique RodriguesuBibliorumCorreia, Ana Marília Salvado2018-06-28T16:19:07Z2014-6-232014-07-112014-07-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/4812TID:201639912porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:42:13Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/4812Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:45:50.017241Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio O estudo de Luís Vaz de Camões no 3º ciclo e no ensino secundário
title Relatório de Estágio O estudo de Luís Vaz de Camões no 3º ciclo e no ensino secundário
spellingShingle Relatório de Estágio O estudo de Luís Vaz de Camões no 3º ciclo e no ensino secundário
Correia, Ana Marília Salvado
Camões
Lírica Camoniana
Manuais
Os Lusíadas
Planificações
Prática Pedagógica
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short Relatório de Estágio O estudo de Luís Vaz de Camões no 3º ciclo e no ensino secundário
title_full Relatório de Estágio O estudo de Luís Vaz de Camões no 3º ciclo e no ensino secundário
title_fullStr Relatório de Estágio O estudo de Luís Vaz de Camões no 3º ciclo e no ensino secundário
title_full_unstemmed Relatório de Estágio O estudo de Luís Vaz de Camões no 3º ciclo e no ensino secundário
title_sort Relatório de Estágio O estudo de Luís Vaz de Camões no 3º ciclo e no ensino secundário
author Correia, Ana Marília Salvado
author_facet Correia, Ana Marília Salvado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Manso, José Henrique Rodrigues
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Ana Marília Salvado
dc.subject.por.fl_str_mv Camões
Lírica Camoniana
Manuais
Os Lusíadas
Planificações
Prática Pedagógica
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Camões
Lírica Camoniana
Manuais
Os Lusíadas
Planificações
Prática Pedagógica
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
description Unanimemente considerado o maior autor da literatura portuguesa, qual o tratamento que o príncipe dos poetas, Luís de Camões, tem merecido nos programas do ensino básico e secundário? A esta questão procuraremos responder na primeira parte do relatório. Depois de uma breve introdução, onde abordaremos aspetos sobre a vida, a obra e a pertinência do estudo de Camões, fundamentar-nos-emos nos programas e nos manuais de todos os anos que contemplam o estudo da poesia camoniana, para responder à questão acima formulada. Uma vez que Camões é estudado em diversos anos do ensino básico e secundário, houve necessidade de nos cingirmos apenas aos manuais adotados na escola, onde realizámos o nosso estágio. Na segunda parte do relatório, apresentaremos uma reflexão pessoal de toda a prática pedagógica que inclui a caracterização da escola e das turmas com quem trabalhámos diretamente, planificações, fundamentações e materiais de algumas aulas observadas. Por fim, apresentaremos todas as atividades extracurriculares organizadas e dinamizadas por nós e uma reflexão final de todo o trabalho realizado no decorrer deste ano.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-6-23
2014-07-11
2014-07-11T00:00:00Z
2018-06-28T16:19:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/4812
TID:201639912
url http://hdl.handle.net/10400.6/4812
identifier_str_mv TID:201639912
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136355484172288