“Monaquismo cisterciense feminino em Portugal no período moderno: o mosteiro de S. Bento de Cástris”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conde, Antónia Fialho
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/9753
Resumo: Na actual produção historiográfica para o período moderno dedicada ao monaquismo, particularmente o feminino, registam-se abordagens que não se confinam às formas de aquisição e administração/gestão dos bens pelas comunidades, da escolha do locus e sua influência em relação às malhas urbanas, da análise dos conjuntos construídos na perspetiva da arquitetura ou da história da arte, alargando-se a análise para as questões do viver quotidiano e da dimensão temporal das comunidades, da proveniência social das religiosas e sua influência na estrutura familial, do património dos cenóbios e sua relação com o perfil socioeconómico das religiosas, e ainda do papel dos mosteiros ao nível da educação e da cultura. A opção pelo mosteiro, e a estratégia de colocação de uma ou mais filhas em espaços claustrais, acabavam por determinar a importância da mulher em termos patrimoniais, sobretudo no que se refere ao património fundiário, à questão vincular e à redistribuição de fazenda. Estas abordagens possibilitam ainda, a nível local e regional, o entendimento de questões tão abrangentes como as relativas ao regime de propriedade, à recepção dos ditames contra-reformistas (a nível das formas de piedade, devoção, catequese, assistência), aos confrontos entre os poderes locais laicos e eclesiásticos, entre outros.
id RCAP_22733411eec35e81afc935e4319feb41
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/9753
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling “Monaquismo cisterciense feminino em Portugal no período moderno: o mosteiro de S. Bento de Cástris”S. Bento de CástrisMonaquismo femininoOrdem de CisterCongregação Autónoma de AlcobaçaNa actual produção historiográfica para o período moderno dedicada ao monaquismo, particularmente o feminino, registam-se abordagens que não se confinam às formas de aquisição e administração/gestão dos bens pelas comunidades, da escolha do locus e sua influência em relação às malhas urbanas, da análise dos conjuntos construídos na perspetiva da arquitetura ou da história da arte, alargando-se a análise para as questões do viver quotidiano e da dimensão temporal das comunidades, da proveniência social das religiosas e sua influência na estrutura familial, do património dos cenóbios e sua relação com o perfil socioeconómico das religiosas, e ainda do papel dos mosteiros ao nível da educação e da cultura. A opção pelo mosteiro, e a estratégia de colocação de uma ou mais filhas em espaços claustrais, acabavam por determinar a importância da mulher em termos patrimoniais, sobretudo no que se refere ao património fundiário, à questão vincular e à redistribuição de fazenda. Estas abordagens possibilitam ainda, a nível local e regional, o entendimento de questões tão abrangentes como as relativas ao regime de propriedade, à recepção dos ditames contra-reformistas (a nível das formas de piedade, devoção, catequese, assistência), aos confrontos entre os poderes locais laicos e eclesiásticos, entre outros.Ed. Associação dos Amigos do Mosteiro de S. Cristóvão de Lafões2014-01-17T18:10:31Z2014-01-172013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/9753http://hdl.handle.net/10174/9753porConde, Antónia Fialho, “Monaquismo cisterciense feminino em Portugal no período moderno: o mosteiro de S. Bento de Cástris”, in Monasticon (II): nos caminhos de Cister, (coord. Marques, Maria Alegria; Amaral, Luís Carlos), VIII Encontro Cultural de Lafões, Ed. Associação dos Amigos do Mosteiro de S. Cristóvão de Lafões, 2013, pp. 25-40. ISBN: 978-989-97817-1-9.978-989-97817-1-9Departamento de História da Universidade de Évoramconde@uevora.pt732Conde, Antónia Fialhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:51:36Zoai:dspace.uevora.pt:10174/9753Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:03:35.601635Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv “Monaquismo cisterciense feminino em Portugal no período moderno: o mosteiro de S. Bento de Cástris”
title “Monaquismo cisterciense feminino em Portugal no período moderno: o mosteiro de S. Bento de Cástris”
spellingShingle “Monaquismo cisterciense feminino em Portugal no período moderno: o mosteiro de S. Bento de Cástris”
Conde, Antónia Fialho
S. Bento de Cástris
Monaquismo feminino
Ordem de Cister
Congregação Autónoma de Alcobaça
title_short “Monaquismo cisterciense feminino em Portugal no período moderno: o mosteiro de S. Bento de Cástris”
title_full “Monaquismo cisterciense feminino em Portugal no período moderno: o mosteiro de S. Bento de Cástris”
title_fullStr “Monaquismo cisterciense feminino em Portugal no período moderno: o mosteiro de S. Bento de Cástris”
title_full_unstemmed “Monaquismo cisterciense feminino em Portugal no período moderno: o mosteiro de S. Bento de Cástris”
title_sort “Monaquismo cisterciense feminino em Portugal no período moderno: o mosteiro de S. Bento de Cástris”
author Conde, Antónia Fialho
author_facet Conde, Antónia Fialho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Conde, Antónia Fialho
dc.subject.por.fl_str_mv S. Bento de Cástris
Monaquismo feminino
Ordem de Cister
Congregação Autónoma de Alcobaça
topic S. Bento de Cástris
Monaquismo feminino
Ordem de Cister
Congregação Autónoma de Alcobaça
description Na actual produção historiográfica para o período moderno dedicada ao monaquismo, particularmente o feminino, registam-se abordagens que não se confinam às formas de aquisição e administração/gestão dos bens pelas comunidades, da escolha do locus e sua influência em relação às malhas urbanas, da análise dos conjuntos construídos na perspetiva da arquitetura ou da história da arte, alargando-se a análise para as questões do viver quotidiano e da dimensão temporal das comunidades, da proveniência social das religiosas e sua influência na estrutura familial, do património dos cenóbios e sua relação com o perfil socioeconómico das religiosas, e ainda do papel dos mosteiros ao nível da educação e da cultura. A opção pelo mosteiro, e a estratégia de colocação de uma ou mais filhas em espaços claustrais, acabavam por determinar a importância da mulher em termos patrimoniais, sobretudo no que se refere ao património fundiário, à questão vincular e à redistribuição de fazenda. Estas abordagens possibilitam ainda, a nível local e regional, o entendimento de questões tão abrangentes como as relativas ao regime de propriedade, à recepção dos ditames contra-reformistas (a nível das formas de piedade, devoção, catequese, assistência), aos confrontos entre os poderes locais laicos e eclesiásticos, entre outros.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2014-01-17T18:10:31Z
2014-01-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/9753
http://hdl.handle.net/10174/9753
url http://hdl.handle.net/10174/9753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Conde, Antónia Fialho, “Monaquismo cisterciense feminino em Portugal no período moderno: o mosteiro de S. Bento de Cástris”, in Monasticon (II): nos caminhos de Cister, (coord. Marques, Maria Alegria; Amaral, Luís Carlos), VIII Encontro Cultural de Lafões, Ed. Associação dos Amigos do Mosteiro de S. Cristóvão de Lafões, 2013, pp. 25-40. ISBN: 978-989-97817-1-9.
978-989-97817-1-9
Departamento de História da Universidade de Évora
mconde@uevora.pt
732
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Ed. Associação dos Amigos do Mosteiro de S. Cristóvão de Lafões
publisher.none.fl_str_mv Ed. Associação dos Amigos do Mosteiro de S. Cristóvão de Lafões
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136519923957760