Tráfico, contrabando e imigração irregular: os novos contornos da imigração brasileira em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto, João
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/26719
Resumo: O volume da imigração brasileira para Portugal acentuou-se muito fortemente a partir do final dos anos 90. A conjugação da pressão migratória para a saída com possibilidades concretas de entrada, devido à dinâmica do mercado de trabalho; a existência de um sólido sistema migratório ligando Portugal ao Brasil; e várias possibilidades de legalização em Portugal — são alguns factores que explicam o muito forte aumento da imigração. O facto de não ser necessário visto para acesso à UE facilita o processo de entrada, havendo apenas irregularidade quando a estada se prolonga ou se obtém emprego. Parece claro que a larga maioria dos imigrantes tem permanecido de início no país de forma irregular, eventualmente na esperança de obtenção de estatuto legal. Pode também suceder que a existência de projectos de imigração temporária leve ao objectivo principal de maximização de rendimentos no curto prazo, tornando-se menos relevante o estatuto legal.Neste texto serão discutidos, em primeiro lugar, alguns vectores de enquadramento teórico, em particular alguns elementos conceptuais sobre “tráfico” e “contrabando” de pessoas. Em segundo lugar, serão apresentados alguns dados sobre a imigração recente do Brasil para Portugal, que indicam o seu aumento rápido a partir do final dos anos 90. Em terceiro lugar, serão descritos alguns elementos sobre o papel das redes organizadas de “contrabando” de migrantes, vocacionadas para o auxílio à entrada de brasileiros a partir de finais dos anos 90. Em quarto lugar, serão revistos alguns elementos sobre a actuação das redes de tráfico de mulheres do Brasil para Portugal, para fins de exploração sexual. As duas últimas secções resultam, na sua maioria, de um projecto de investigação sobre o tráfico de migrantes desenvolvido em 2004 (Peixoto e outros, 2005).
id RCAP_227de4378c769ceeaeceeaff1709c3e2
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/26719
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tráfico, contrabando e imigração irregular: os novos contornos da imigração brasileira em PortugalImigração brasileiraMercado de trabalhoSegurança socialLegalizaçãoImpacto socioeconómicoPortugalO volume da imigração brasileira para Portugal acentuou-se muito fortemente a partir do final dos anos 90. A conjugação da pressão migratória para a saída com possibilidades concretas de entrada, devido à dinâmica do mercado de trabalho; a existência de um sólido sistema migratório ligando Portugal ao Brasil; e várias possibilidades de legalização em Portugal — são alguns factores que explicam o muito forte aumento da imigração. O facto de não ser necessário visto para acesso à UE facilita o processo de entrada, havendo apenas irregularidade quando a estada se prolonga ou se obtém emprego. Parece claro que a larga maioria dos imigrantes tem permanecido de início no país de forma irregular, eventualmente na esperança de obtenção de estatuto legal. Pode também suceder que a existência de projectos de imigração temporária leve ao objectivo principal de maximização de rendimentos no curto prazo, tornando-se menos relevante o estatuto legal.Neste texto serão discutidos, em primeiro lugar, alguns vectores de enquadramento teórico, em particular alguns elementos conceptuais sobre “tráfico” e “contrabando” de pessoas. Em segundo lugar, serão apresentados alguns dados sobre a imigração recente do Brasil para Portugal, que indicam o seu aumento rápido a partir do final dos anos 90. Em terceiro lugar, serão descritos alguns elementos sobre o papel das redes organizadas de “contrabando” de migrantes, vocacionadas para o auxílio à entrada de brasileiros a partir de finais dos anos 90. Em quarto lugar, serão revistos alguns elementos sobre a actuação das redes de tráfico de mulheres do Brasil para Portugal, para fins de exploração sexual. As duas últimas secções resultam, na sua maioria, de um projecto de investigação sobre o tráfico de migrantes desenvolvido em 2004 (Peixoto e outros, 2005).CIES-ISCTERepositório da Universidade de LisboaPeixoto, João2023-01-05T12:01:30Z20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/26719porPeixoto, João .(2007). “Tráfico, contrabando e imigração irregular: os novos contornos da imigração brasileira em Portugal”. Sociologia, Problemas e Práticas, n.º 53: pp. 71-90. (Search PDF in 2022)eISSN: 2182-7907info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:56:09Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/26719Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:18.737434Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tráfico, contrabando e imigração irregular: os novos contornos da imigração brasileira em Portugal
title Tráfico, contrabando e imigração irregular: os novos contornos da imigração brasileira em Portugal
spellingShingle Tráfico, contrabando e imigração irregular: os novos contornos da imigração brasileira em Portugal
Peixoto, João
Imigração brasileira
Mercado de trabalho
Segurança social
Legalização
Impacto socioeconómico
Portugal
title_short Tráfico, contrabando e imigração irregular: os novos contornos da imigração brasileira em Portugal
title_full Tráfico, contrabando e imigração irregular: os novos contornos da imigração brasileira em Portugal
title_fullStr Tráfico, contrabando e imigração irregular: os novos contornos da imigração brasileira em Portugal
title_full_unstemmed Tráfico, contrabando e imigração irregular: os novos contornos da imigração brasileira em Portugal
title_sort Tráfico, contrabando e imigração irregular: os novos contornos da imigração brasileira em Portugal
author Peixoto, João
author_facet Peixoto, João
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Peixoto, João
dc.subject.por.fl_str_mv Imigração brasileira
Mercado de trabalho
Segurança social
Legalização
Impacto socioeconómico
Portugal
topic Imigração brasileira
Mercado de trabalho
Segurança social
Legalização
Impacto socioeconómico
Portugal
description O volume da imigração brasileira para Portugal acentuou-se muito fortemente a partir do final dos anos 90. A conjugação da pressão migratória para a saída com possibilidades concretas de entrada, devido à dinâmica do mercado de trabalho; a existência de um sólido sistema migratório ligando Portugal ao Brasil; e várias possibilidades de legalização em Portugal — são alguns factores que explicam o muito forte aumento da imigração. O facto de não ser necessário visto para acesso à UE facilita o processo de entrada, havendo apenas irregularidade quando a estada se prolonga ou se obtém emprego. Parece claro que a larga maioria dos imigrantes tem permanecido de início no país de forma irregular, eventualmente na esperança de obtenção de estatuto legal. Pode também suceder que a existência de projectos de imigração temporária leve ao objectivo principal de maximização de rendimentos no curto prazo, tornando-se menos relevante o estatuto legal.Neste texto serão discutidos, em primeiro lugar, alguns vectores de enquadramento teórico, em particular alguns elementos conceptuais sobre “tráfico” e “contrabando” de pessoas. Em segundo lugar, serão apresentados alguns dados sobre a imigração recente do Brasil para Portugal, que indicam o seu aumento rápido a partir do final dos anos 90. Em terceiro lugar, serão descritos alguns elementos sobre o papel das redes organizadas de “contrabando” de migrantes, vocacionadas para o auxílio à entrada de brasileiros a partir de finais dos anos 90. Em quarto lugar, serão revistos alguns elementos sobre a actuação das redes de tráfico de mulheres do Brasil para Portugal, para fins de exploração sexual. As duas últimas secções resultam, na sua maioria, de um projecto de investigação sobre o tráfico de migrantes desenvolvido em 2004 (Peixoto e outros, 2005).
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-01-01T00:00:00Z
2023-01-05T12:01:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/26719
url http://hdl.handle.net/10400.5/26719
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Peixoto, João .(2007). “Tráfico, contrabando e imigração irregular: os novos contornos da imigração brasileira em Portugal”. Sociologia, Problemas e Práticas, n.º 53: pp. 71-90. (Search PDF in 2022)
eISSN: 2182-7907
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIES-ISCTE
publisher.none.fl_str_mv CIES-ISCTE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131200285048832