Influência de pais nas escolhas de carreira dos filhos: visão de diferentes atores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/34698 |
Resumo: | Este estudo tem como objectivo analisar as perspectivas de pais, estudantes, professores e profissionais de orientação acerca do papel dos pais na implementação de escolhas de carreira dos seus filhos, à entrada no ensino secundário. Através do método de grounded theory foram investigadas as perspectivas de um total de 119 participantes (16 pais, 46 alunos, 34 professores e 23 profissionais de orientação) com recurso a um questionário de respostas abertas. Foram identificados os processos através dos quais os pais influenciam as escolhas de carreira assim como os efeitos desejáveis dessa mesma influência. Estes dados apontam a necessidade de expandir a intervenção vocacional, contemplando os diversos contextos de vida e o seu papel nas decisões de carreira. |
id |
RCAP_22875de97e431002a5036e06a3b59441 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/34698 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Influência de pais nas escolhas de carreira dos filhos: visão de diferentes atoresParental influence on their children’s career choice: a view of different actorsInfluencia de padres en las elecciones de carrera de los hijos: visión de diferentes actoresPaisOrientação vocacionalMetodologiaParentVocational guidanceMethodologyPadresOrientación vocacionalCiências Sociais::PsicologiaEste estudo tem como objectivo analisar as perspectivas de pais, estudantes, professores e profissionais de orientação acerca do papel dos pais na implementação de escolhas de carreira dos seus filhos, à entrada no ensino secundário. Através do método de grounded theory foram investigadas as perspectivas de um total de 119 participantes (16 pais, 46 alunos, 34 professores e 23 profissionais de orientação) com recurso a um questionário de respostas abertas. Foram identificados os processos através dos quais os pais influenciam as escolhas de carreira assim como os efeitos desejáveis dessa mesma influência. Estes dados apontam a necessidade de expandir a intervenção vocacional, contemplando os diversos contextos de vida e o seu papel nas decisões de carreira.This study aimed at analyzing the views of parents, students, teachers and vocational counsellors about the parents’ role in the implementation of their children’s career choice when starting high school. Based on the “grounded theory” method, the perspectives of a total of 119 participants (16 parents, 46 students, 34 teachers and 23 career counsellors) were investigated by means of an open question questionnaire. The processes of parental infl uence as well as the consequences of that infl uence were identifi ed. The data indicated the need for expanding vocational interventions, taking into consideration the contexts of life and their role in decision making.Este estudio tiene como objetivo analizar las perspectivas de padres, estudiantes, profesores y profesionales de orientación acerca del papel de los padres en la implementación de elección de carrera de sus hijos, al entrar en la enseñanza secundaria. Mediante el método de grounded theory se investigaron las perspectivas de un total de 119 participantes (16 padres, 46 alumnos, 34 profesores y 23 profesionales de orientación) con el recurso de un cuestionario de respuestas abiertas. Se identifi caron los procesos por medio de los cuales los padres infl uencian las elecciones de carrera así como los efectos deseables de esa misma infl uencia. Estos datos apuntan la necesidad de expandir la intervención vocacional, contemplando los diversos contextos de vida y su papel en las decisiones de carrera.Universidade do MinhoCarvalho, MarisaTaveira, Maria do Céu2009-122009-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/34698porCarvalho, M., & Taveira, M.C. (2009). Influência de Pais nas Escolhas de Carreira dos Filhos: Visão de Diferentes Atores. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 10, 33 - 41.1679-3390http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1679-33902009000200005&script=sci_arttextinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T05:29:07Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/34698Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T05:29:07Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Influência de pais nas escolhas de carreira dos filhos: visão de diferentes atores Parental influence on their children’s career choice: a view of different actors Influencia de padres en las elecciones de carrera de los hijos: visión de diferentes actores |
title |
Influência de pais nas escolhas de carreira dos filhos: visão de diferentes atores |
spellingShingle |
Influência de pais nas escolhas de carreira dos filhos: visão de diferentes atores Carvalho, Marisa Pais Orientação vocacional Metodologia Parent Vocational guidance Methodology Padres Orientación vocacional Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Influência de pais nas escolhas de carreira dos filhos: visão de diferentes atores |
title_full |
Influência de pais nas escolhas de carreira dos filhos: visão de diferentes atores |
title_fullStr |
Influência de pais nas escolhas de carreira dos filhos: visão de diferentes atores |
title_full_unstemmed |
Influência de pais nas escolhas de carreira dos filhos: visão de diferentes atores |
title_sort |
Influência de pais nas escolhas de carreira dos filhos: visão de diferentes atores |
author |
Carvalho, Marisa |
author_facet |
Carvalho, Marisa Taveira, Maria do Céu |
author_role |
author |
author2 |
Taveira, Maria do Céu |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Marisa Taveira, Maria do Céu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pais Orientação vocacional Metodologia Parent Vocational guidance Methodology Padres Orientación vocacional Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Pais Orientação vocacional Metodologia Parent Vocational guidance Methodology Padres Orientación vocacional Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Este estudo tem como objectivo analisar as perspectivas de pais, estudantes, professores e profissionais de orientação acerca do papel dos pais na implementação de escolhas de carreira dos seus filhos, à entrada no ensino secundário. Através do método de grounded theory foram investigadas as perspectivas de um total de 119 participantes (16 pais, 46 alunos, 34 professores e 23 profissionais de orientação) com recurso a um questionário de respostas abertas. Foram identificados os processos através dos quais os pais influenciam as escolhas de carreira assim como os efeitos desejáveis dessa mesma influência. Estes dados apontam a necessidade de expandir a intervenção vocacional, contemplando os diversos contextos de vida e o seu papel nas decisões de carreira. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12 2009-12-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/34698 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/34698 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Carvalho, M., & Taveira, M.C. (2009). Influência de Pais nas Escolhas de Carreira dos Filhos: Visão de Diferentes Atores. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 10, 33 - 41. 1679-3390 http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1679-33902009000200005&script=sci_arttext |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817544636433956864 |