Viagem ao longo do ano nas estátuas do jardim do paço : aprendizagem em ambiente não formal no 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Helena
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Paixão, Fátima, Jorge, Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/2148
Resumo: Reconhecendo a importância que os espaços não formais assumem na promoção de aprendizagens de âmbito curricular, desenvolveu-se um estudo com o objectivo de avaliar o contributo da interacção entre os dois contextos, um não formal (Jardim do Paço Episcopal de Castelo Branco) e outro formal (casa de aula), Nesta perspectiva, construíram-se recursos didácticos para a exploração de conteúdos na área das Ciências da Natureza, proporcionando o contacto com o património histórico e cultural, de elevado valor estético, complementando o trabalho realizado na escola e contribuindo para uma interdisciplinaridade com outras áreas do saber. Descreve-se, nesta comunicação, o desenvolvimento de actividades centradas na associação das características das estações do ano à sua representação simbólica e apresentam-se os resultados da avaliação do seu impacto, numa turma de 4ª ano do 1º Ciclo do Ensino Básico.
id RCAP_2294546cc81e1e4e1949ab7dfb3823df
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2148
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Viagem ao longo do ano nas estátuas do jardim do paço : aprendizagem em ambiente não formal no 1º Ciclo do Ensino BásicoEnsino BásicoEducação em ciênciasInteração de contextos formais e não formais de educaçãoJardim do Paço de Castelo BrancoReconhecendo a importância que os espaços não formais assumem na promoção de aprendizagens de âmbito curricular, desenvolveu-se um estudo com o objectivo de avaliar o contributo da interacção entre os dois contextos, um não formal (Jardim do Paço Episcopal de Castelo Branco) e outro formal (casa de aula), Nesta perspectiva, construíram-se recursos didácticos para a exploração de conteúdos na área das Ciências da Natureza, proporcionando o contacto com o património histórico e cultural, de elevado valor estético, complementando o trabalho realizado na escola e contribuindo para uma interdisciplinaridade com outras áreas do saber. Descreve-se, nesta comunicação, o desenvolvimento de actividades centradas na associação das características das estações do ano à sua representação simbólica e apresentam-se os resultados da avaliação do seu impacto, numa turma de 4ª ano do 1º Ciclo do Ensino Básico.Instituto de Educação da Universidade do MinhoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMartins, HelenaPaixão, FátimaJorge, Fátima2013-12-09T12:09:53Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2148porMARTINS, Helena ; PAIXÃO, Fátima ; JORGE, Fátima (2011) - Viagem ao longo do ano nas estátuas do Jardim do Paço : aprendizagem em ambiente não formal no 1º Ciclo do Ensino Básico. In XIV Encontro Nacional de educação em Ciências, Braga, 29 de Setembro a 01 de Outubro : atas. p. 273-287.978-989-8525-04-8info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:39:42Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2148Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:33:29.723598Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Viagem ao longo do ano nas estátuas do jardim do paço : aprendizagem em ambiente não formal no 1º Ciclo do Ensino Básico
title Viagem ao longo do ano nas estátuas do jardim do paço : aprendizagem em ambiente não formal no 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Viagem ao longo do ano nas estátuas do jardim do paço : aprendizagem em ambiente não formal no 1º Ciclo do Ensino Básico
Martins, Helena
Ensino Básico
Educação em ciências
Interação de contextos formais e não formais de educação
Jardim do Paço de Castelo Branco
title_short Viagem ao longo do ano nas estátuas do jardim do paço : aprendizagem em ambiente não formal no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full Viagem ao longo do ano nas estátuas do jardim do paço : aprendizagem em ambiente não formal no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Viagem ao longo do ano nas estátuas do jardim do paço : aprendizagem em ambiente não formal no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Viagem ao longo do ano nas estátuas do jardim do paço : aprendizagem em ambiente não formal no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Viagem ao longo do ano nas estátuas do jardim do paço : aprendizagem em ambiente não formal no 1º Ciclo do Ensino Básico
author Martins, Helena
author_facet Martins, Helena
Paixão, Fátima
Jorge, Fátima
author_role author
author2 Paixão, Fátima
Jorge, Fátima
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Helena
Paixão, Fátima
Jorge, Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Básico
Educação em ciências
Interação de contextos formais e não formais de educação
Jardim do Paço de Castelo Branco
topic Ensino Básico
Educação em ciências
Interação de contextos formais e não formais de educação
Jardim do Paço de Castelo Branco
description Reconhecendo a importância que os espaços não formais assumem na promoção de aprendizagens de âmbito curricular, desenvolveu-se um estudo com o objectivo de avaliar o contributo da interacção entre os dois contextos, um não formal (Jardim do Paço Episcopal de Castelo Branco) e outro formal (casa de aula), Nesta perspectiva, construíram-se recursos didácticos para a exploração de conteúdos na área das Ciências da Natureza, proporcionando o contacto com o património histórico e cultural, de elevado valor estético, complementando o trabalho realizado na escola e contribuindo para uma interdisciplinaridade com outras áreas do saber. Descreve-se, nesta comunicação, o desenvolvimento de actividades centradas na associação das características das estações do ano à sua representação simbólica e apresentam-se os resultados da avaliação do seu impacto, numa turma de 4ª ano do 1º Ciclo do Ensino Básico.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2013-12-09T12:09:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/2148
url http://hdl.handle.net/10400.11/2148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv MARTINS, Helena ; PAIXÃO, Fátima ; JORGE, Fátima (2011) - Viagem ao longo do ano nas estátuas do Jardim do Paço : aprendizagem em ambiente não formal no 1º Ciclo do Ensino Básico. In XIV Encontro Nacional de educação em Ciências, Braga, 29 de Setembro a 01 de Outubro : atas. p. 273-287.
978-989-8525-04-8
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação da Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação da Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130794218749952