Viagem ao longo do ano nas estátuas do jardim do paço : aprendizagem em ambiente não formal no 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/2148 |
Resumo: | Reconhecendo a importância que os espaços não formais assumem na promoção de aprendizagens de âmbito curricular, desenvolveu-se um estudo com o objectivo de avaliar o contributo da interacção entre os dois contextos, um não formal (Jardim do Paço Episcopal de Castelo Branco) e outro formal (casa de aula), Nesta perspectiva, construíram-se recursos didácticos para a exploração de conteúdos na área das Ciências da Natureza, proporcionando o contacto com o património histórico e cultural, de elevado valor estético, complementando o trabalho realizado na escola e contribuindo para uma interdisciplinaridade com outras áreas do saber. Descreve-se, nesta comunicação, o desenvolvimento de actividades centradas na associação das características das estações do ano à sua representação simbólica e apresentam-se os resultados da avaliação do seu impacto, numa turma de 4ª ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. |
id |
RCAP_2294546cc81e1e4e1949ab7dfb3823df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2148 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Viagem ao longo do ano nas estátuas do jardim do paço : aprendizagem em ambiente não formal no 1º Ciclo do Ensino BásicoEnsino BásicoEducação em ciênciasInteração de contextos formais e não formais de educaçãoJardim do Paço de Castelo BrancoReconhecendo a importância que os espaços não formais assumem na promoção de aprendizagens de âmbito curricular, desenvolveu-se um estudo com o objectivo de avaliar o contributo da interacção entre os dois contextos, um não formal (Jardim do Paço Episcopal de Castelo Branco) e outro formal (casa de aula), Nesta perspectiva, construíram-se recursos didácticos para a exploração de conteúdos na área das Ciências da Natureza, proporcionando o contacto com o património histórico e cultural, de elevado valor estético, complementando o trabalho realizado na escola e contribuindo para uma interdisciplinaridade com outras áreas do saber. Descreve-se, nesta comunicação, o desenvolvimento de actividades centradas na associação das características das estações do ano à sua representação simbólica e apresentam-se os resultados da avaliação do seu impacto, numa turma de 4ª ano do 1º Ciclo do Ensino Básico.Instituto de Educação da Universidade do MinhoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMartins, HelenaPaixão, FátimaJorge, Fátima2013-12-09T12:09:53Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2148porMARTINS, Helena ; PAIXÃO, Fátima ; JORGE, Fátima (2011) - Viagem ao longo do ano nas estátuas do Jardim do Paço : aprendizagem em ambiente não formal no 1º Ciclo do Ensino Básico. In XIV Encontro Nacional de educação em Ciências, Braga, 29 de Setembro a 01 de Outubro : atas. p. 273-287.978-989-8525-04-8info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:39:42Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2148Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:33:29.723598Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Viagem ao longo do ano nas estátuas do jardim do paço : aprendizagem em ambiente não formal no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Viagem ao longo do ano nas estátuas do jardim do paço : aprendizagem em ambiente não formal no 1º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Viagem ao longo do ano nas estátuas do jardim do paço : aprendizagem em ambiente não formal no 1º Ciclo do Ensino Básico Martins, Helena Ensino Básico Educação em ciências Interação de contextos formais e não formais de educação Jardim do Paço de Castelo Branco |
title_short |
Viagem ao longo do ano nas estátuas do jardim do paço : aprendizagem em ambiente não formal no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Viagem ao longo do ano nas estátuas do jardim do paço : aprendizagem em ambiente não formal no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Viagem ao longo do ano nas estátuas do jardim do paço : aprendizagem em ambiente não formal no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Viagem ao longo do ano nas estátuas do jardim do paço : aprendizagem em ambiente não formal no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Viagem ao longo do ano nas estátuas do jardim do paço : aprendizagem em ambiente não formal no 1º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Martins, Helena |
author_facet |
Martins, Helena Paixão, Fátima Jorge, Fátima |
author_role |
author |
author2 |
Paixão, Fátima Jorge, Fátima |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Helena Paixão, Fátima Jorge, Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Básico Educação em ciências Interação de contextos formais e não formais de educação Jardim do Paço de Castelo Branco |
topic |
Ensino Básico Educação em ciências Interação de contextos formais e não formais de educação Jardim do Paço de Castelo Branco |
description |
Reconhecendo a importância que os espaços não formais assumem na promoção de aprendizagens de âmbito curricular, desenvolveu-se um estudo com o objectivo de avaliar o contributo da interacção entre os dois contextos, um não formal (Jardim do Paço Episcopal de Castelo Branco) e outro formal (casa de aula), Nesta perspectiva, construíram-se recursos didácticos para a exploração de conteúdos na área das Ciências da Natureza, proporcionando o contacto com o património histórico e cultural, de elevado valor estético, complementando o trabalho realizado na escola e contribuindo para uma interdisciplinaridade com outras áreas do saber. Descreve-se, nesta comunicação, o desenvolvimento de actividades centradas na associação das características das estações do ano à sua representação simbólica e apresentam-se os resultados da avaliação do seu impacto, numa turma de 4ª ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-01-01T00:00:00Z 2013-12-09T12:09:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/2148 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/2148 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
MARTINS, Helena ; PAIXÃO, Fátima ; JORGE, Fátima (2011) - Viagem ao longo do ano nas estátuas do Jardim do Paço : aprendizagem em ambiente não formal no 1º Ciclo do Ensino Básico. In XIV Encontro Nacional de educação em Ciências, Braga, 29 de Setembro a 01 de Outubro : atas. p. 273-287. 978-989-8525-04-8 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação da Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação da Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130794218749952 |