Estímulos criativos no ensino e aprendizagem da escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alpoim, Fabiana Chaves Gonçalves
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1701
Resumo: A escrita é uma competência primordial na construção do indivíduo e é essencial ser desenvolvida desde os primeiros anos. Para que as crianças sintam gosto em escrever é importante que o professor seja capaz de dinamizar as suas aulas, implementar atividades e recursos estimulantes, inovadores e instalar climas e ambientes proporcionadores de aprendizagem. Só assim os alunos começarão a interessar-se pela escrita e a sentir prazer em escrever. Neste enquadramento, justifica-se o presente estudo que teve como principal objetivo perceber se ao proporcionar ambientes estimuladores e criativos, os alunos desenvolvem a expressão escrita a nível da geração de ideias e a nível linguístico e discursivo. O estudo foi realizado com crianças do 1.º Ciclo durante a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II. Privilegiou-se uma metodologia de cariz qualitativo e recolheram-se dados através da observação participante, dos registos visuais e áudio, das produções textuais dos alunos e dos questionários. Num primeiro momento implementou-se na prática pedagógica um questionário inicial com o intuito de perceber qual o significado que os alunos atribuem à escrita, se têm hábitos de escrita, se gostam, sentem prazer em escrever e em ler o que escrevem. Num segundo momento implementou-se um conjunto de cinco atividades alicerçadas em estratégias criativas diferentes, nomeadamente o recurso à banda desenhada, a títulos diversificados, a uma música, à presença de uma personagem mistério e a um programa informático. No fim implementou-se o questionário final que teve como objetivo reconhecer aspetos salientados pelos alunos que os auxiliaram de certa forma a melhorar a sua escrita e como avaliação de todo o percurso. Para a análise dos dados privilegiaram-se três categorias de análise (fluência, flexibilidade e elaboração) que permitiram analisar e avaliar as produções textuais dos alunos relativamente à quantidade, diversidade, qualidade e aperfeiçoamento das ideias. A recolha de dados permitiu verificar a grande predisposição e entusiasmo demonstrado por parte dos alunos, o que consequentemente favoreceu uma melhoria ao nível da produção textual. Com o desenrolar das atividades, os alunos foram apresentando evolução e diversidade nas ideias expostas, desenvolveram e aperfeiçoaram a sua competência de escrita, aumentaram o seu campo lexical, melhoraram a tessitura discursiva, sentindo-se mais autónomos e capazes de materializar textualmente uma narrativa. O modelo de análise tornou patente que o percurso pedagógico realizado constituiu uma mais-valia para os alunos, motivou-os para a escrita e potenciou usos de escrita mais proficientes.
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Privilegiou-se uma metodologia de cariz qualitativo e recolheram-se dados através da observação participante, dos registos visuais e áudio, das produções textuais dos alunos e dos questionários. Num primeiro momento implementou-se na prática pedagógica um questionário inicial com o intuito de perceber qual o significado que os alunos atribuem à escrita, se têm hábitos de escrita, se gostam, sentem prazer em escrever e em ler o que escrevem. Num segundo momento implementou-se um conjunto de cinco atividades alicerçadas em estratégias criativas diferentes, nomeadamente o recurso à banda desenhada, a títulos diversificados, a uma música, à presença de uma personagem mistério e a um programa informático. No fim implementou-se o questionário final que teve como objetivo reconhecer aspetos salientados pelos alunos que os auxiliaram de certa forma a melhorar a sua escrita e como avaliação de todo o percurso. Para a análise dos dados privilegiaram-se três categorias de análise (fluência, flexibilidade e elaboração) que permitiram analisar e avaliar as produções textuais dos alunos relativamente à quantidade, diversidade, qualidade e aperfeiçoamento das ideias. A recolha de dados permitiu verificar a grande predisposição e entusiasmo demonstrado por parte dos alunos, o que consequentemente favoreceu uma melhoria ao nível da produção textual. Com o desenrolar das atividades, os alunos foram apresentando evolução e diversidade nas ideias expostas, desenvolveram e aperfeiçoaram a sua competência de escrita, aumentaram o seu campo lexical, melhoraram a tessitura discursiva, sentindo-se mais autónomos e capazes de materializar textualmente uma narrativa. O modelo de análise tornou patente que o percurso pedagógico realizado constituiu uma mais-valia para os alunos, motivou-os para a escrita e potenciou usos de escrita mais proficientes.Writing is an essential skill in the individual’s construction and so it is vital to be developed since early childhood. To make children feel pleasure in writing it is important that the teacher is able to stimulate his classes, implement stimulating and innovating activities and resources and create climates and environments stimulating to learning. Just in this way the students will get interested in writing and feel pleasure in doing it. This actual study is justified within this framework and its main goal was understanding if, by creating stimulating and creative environments, students develop their writing skill in what concerns idea generation , language and discourse. This study was made with children from Primary School during the curricular unit of Teaching Practice Supervised II. It was given priority to a methodology of qualitative nature and data were collected through direct observation, audio and visual records, student’s texts and questionnaires. At first, it was given an initial questionnaire to understand which is the meaning that students give to writing, if they have writing habits, if they like it and feel pleasure in writing and reading what they write. In a second moment it was implemented a group of five activities based on different creative strategies, namely the use of a cartoon, different titles, a song, the presence of a mystery character and a software program. At the end, it was given the final questionnaire with the goal of recognizing aspects emphasized by the students that helped them in a certain way to develop their writing and as evaluation of the whole process. To analyze the data this study focused on three categories (fluency, flexibility and elaboration), which allowed analyzing and evaluating students’ texts in what concerns quantity, diversity, quality and improvement of the ideas. The data collection was important to check the great willingness and enthusiasm shown by the students, which made possible the improvement of their texts. While activities were taking place, the students presented evolution and diversity on their ideas, they developed and improved the writing skill, they enlarged their lexical field, they improved their text organization by feeling more independent and being able to materialize a narrative in a text. The analyses model showed that the educational path made was an added value for the students, it has motivated them to writing and it has strengthened more proficient writing uses.2016-12-29T17:42:50Z2014-10-24T00:00:00Z2014-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1701TID:201509091porAlpoim, Fabiana Chaves Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:40:16Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1701Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:08.415052Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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