O ensino da música no 1.º CEB : o caso da Região Autónoma da Madeira : uma visão curricular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/3631 |
Resumo: | Revisitando os lugares-comuns do currículo propostos por Schwab (1973) (o aluno, o professor, os conteúdos, o processo de desenvolvimento curricular e o contexto), propomo-nos traçar – com base num estudo de caso que parte da análise documental de um conjunto de normativos e documentos de referência e da análise preliminar de dados recolhidos junto dos vários elementos envolvidos (coordenadores, professores, alunos e encarregados de educação), através de inquérito, entrevista, focus group e observação – uma visão global do currículo de Expressão Musical e Dramática no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) da Região Autónoma da Madeira (RAM), Portugal, com foco nas questões curriculares relacionadas com a Expressão Musical, ainda que com referências pontuais ao 2.º Ciclo do Ensino Básico e à Educação Artística em geral. |
id |
RCAP_22a3ccb9cacd0fe356e1629e5f4fe4fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3631 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O ensino da música no 1.º CEB : o caso da Região Autónoma da Madeira : uma visão curricularCurrículoRegionalizaçãoExpressão musicalEducação artísticaRevisitando os lugares-comuns do currículo propostos por Schwab (1973) (o aluno, o professor, os conteúdos, o processo de desenvolvimento curricular e o contexto), propomo-nos traçar – com base num estudo de caso que parte da análise documental de um conjunto de normativos e documentos de referência e da análise preliminar de dados recolhidos junto dos vários elementos envolvidos (coordenadores, professores, alunos e encarregados de educação), através de inquérito, entrevista, focus group e observação – uma visão global do currículo de Expressão Musical e Dramática no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) da Região Autónoma da Madeira (RAM), Portugal, com foco nas questões curriculares relacionadas com a Expressão Musical, ainda que com referências pontuais ao 2.º Ciclo do Ensino Básico e à Educação Artística em geral.FCTCIEd - Universidade do MinhoRepositório AbertoSeabra, Filipa2015-01-23T09:35:51Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/3631porSeabra, Filipa - O ensino da música no 1.º CEB : o caso da Região Autónoma da Madeira : uma visão curricular. "Revista Portuguesa de Educação" [Em linha]. ISSN 0871-9187. Vol. 25, nº 2 (2012), p. 197–2160871-9187info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:18:48Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3631Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:44:51.117387Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da música no 1.º CEB : o caso da Região Autónoma da Madeira : uma visão curricular |
title |
O ensino da música no 1.º CEB : o caso da Região Autónoma da Madeira : uma visão curricular |
spellingShingle |
O ensino da música no 1.º CEB : o caso da Região Autónoma da Madeira : uma visão curricular Seabra, Filipa Currículo Regionalização Expressão musical Educação artística |
title_short |
O ensino da música no 1.º CEB : o caso da Região Autónoma da Madeira : uma visão curricular |
title_full |
O ensino da música no 1.º CEB : o caso da Região Autónoma da Madeira : uma visão curricular |
title_fullStr |
O ensino da música no 1.º CEB : o caso da Região Autónoma da Madeira : uma visão curricular |
title_full_unstemmed |
O ensino da música no 1.º CEB : o caso da Região Autónoma da Madeira : uma visão curricular |
title_sort |
O ensino da música no 1.º CEB : o caso da Região Autónoma da Madeira : uma visão curricular |
author |
Seabra, Filipa |
author_facet |
Seabra, Filipa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Seabra, Filipa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Regionalização Expressão musical Educação artística |
topic |
Currículo Regionalização Expressão musical Educação artística |
description |
Revisitando os lugares-comuns do currículo propostos por Schwab (1973) (o aluno, o professor, os conteúdos, o processo de desenvolvimento curricular e o contexto), propomo-nos traçar – com base num estudo de caso que parte da análise documental de um conjunto de normativos e documentos de referência e da análise preliminar de dados recolhidos junto dos vários elementos envolvidos (coordenadores, professores, alunos e encarregados de educação), através de inquérito, entrevista, focus group e observação – uma visão global do currículo de Expressão Musical e Dramática no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) da Região Autónoma da Madeira (RAM), Portugal, com foco nas questões curriculares relacionadas com a Expressão Musical, ainda que com referências pontuais ao 2.º Ciclo do Ensino Básico e à Educação Artística em geral. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2015-01-23T09:35:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/3631 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/3631 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Seabra, Filipa - O ensino da música no 1.º CEB : o caso da Região Autónoma da Madeira : uma visão curricular. "Revista Portuguesa de Educação" [Em linha]. ISSN 0871-9187. Vol. 25, nº 2 (2012), p. 197–216 0871-9187 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIEd - Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
CIEd - Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135019273289728 |