Prospeção de conteúdo produzido pelo utilizador: investigação na perspetiva da qualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Sara Filipa Costa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/84247
Resumo: Dissertação de mestrado em Engenharia e Gestão da Qualidade
id RCAP_22a45ac1a23de47179761baaf4f0fdbd
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84247
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prospeção de conteúdo produzido pelo utilizador: investigação na perspetiva da qualidadeUser-generated content mining: exploring paths on the quality perspectiveBookingConteúdo produzido pelo utilizadorQualidadeText miningUser-generated contentQualityEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasDissertação de mestrado em Engenharia e Gestão da QualidadeO conteúdo produzido pelo utilizador, são as publicações feitas em plataformas digitais. Estas podem oferecer vantagens para as empresas, pois conseguem obter feedback dos clientes e aprimorar atributos específicos do produto ou caraterísticas do serviço. Posto isto, como as questões da qualidade do serviço, de confiança, de entrega e tempos de resposta curtos aumentaram significativamente, existe a necessidade de elevar os níveis de qualidade dos produtos e serviços. Podemos definir a qualidade, como sendo as caraterísticas do serviço que correspondem exatamente ao que o cliente pretende, ou seja, a atenção à conformidade com as especificações, o que leva as empresas a adotar abordagens de recolha de informação, com envolvimento direto por parte do cliente. Tendo em conta que, as plataformas digitais fazem parte da comunicação diária entre os clientes e as empresas, é importante analisar o conteúdo produzido pelo utilizador, como comentários, sugestões ou críticas, especialmente na indústria do turismo e hospitalidade, onde existem mais plataformas de avaliação. Os objetivos específicos da investigação, consistem em estudar os dados retirados da plataforma digital ‘Booking', onde os clientes têm a possibilidade de avaliar os serviços através de comentários, para revelarem informação relevante no âmbito da qualidade, e como pode ser utilizada essa informação para melhorar o desempenho e as decisões tomadas por uma empresa, de modo a ter vantagem competitiva. Para atingir os objetivos propostos, inicialmente foi feita uma pesquisa de revisão bibliográfica, de forma a analisar o máximo de informação existente sobre o tema. Com o auxílio desta, é feita uma análise concreta e objetiva aos dados encontrados para detetar tendências e padrões atuais nas avaliações online. Os dados utilizados são recolhidos do ‘Booking', pois é uma fonte de dados adequada para esta investigação.The user-generated content are all the publications made available by online users in platforms. They can offer advantages to the companies because they can obtain feedback directly from the customers and improve specification attributes of the product or service features. Hereupon, since demands for reliable service, delivery and short answering times significantly increased, there is an enormous need for improvement in the quality of the products and services provided. One can define quality, as being the service characteristics, which correspond exactly to what customers need, require and expect, i.e., the attention given to the specification conformity, what makes the company to adopt different approaches to obtain information with direct contact with the customer. Considering that the digital platform encompasses the daily communication between customers and companies, it is important to analyse the user-generated content, such as comments, suggestions, ratings, criticism, especially in the tourism and hospitality industry (the majority of evaluation platforms). The specific goals of this research, consist in analysing and studying the data obtained from the digital platform “Booking”, where the customers hold the possibility to evaluate the services provided, with comments, to reveal important information in the field of quality, and how that information can be used to improve the performance and the decisions made by the company to obtain competitive advantage. To reach the proposed goals, a bibliographic analysis was carried out in which it was possible to analyse the maximum information, that exist about this topic. Later on, the data was analysed in order to find current trends and patterns in online evaluations. The collected data was gathered in “Booking”, due to the fact that is a reliable and proper source to the research.Domingues, José Pedro TeixeiraVarela, M.L.R.Universidade do MinhoMaia, Sara Filipa Costa20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/84247por203259939info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:33:48Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84247Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:29:22.660624Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prospeção de conteúdo produzido pelo utilizador: investigação na perspetiva da qualidade
User-generated content mining: exploring paths on the quality perspective
title Prospeção de conteúdo produzido pelo utilizador: investigação na perspetiva da qualidade
spellingShingle Prospeção de conteúdo produzido pelo utilizador: investigação na perspetiva da qualidade
Maia, Sara Filipa Costa
Booking
Conteúdo produzido pelo utilizador
Qualidade
Text mining
User-generated content
Quality
Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
title_short Prospeção de conteúdo produzido pelo utilizador: investigação na perspetiva da qualidade
title_full Prospeção de conteúdo produzido pelo utilizador: investigação na perspetiva da qualidade
title_fullStr Prospeção de conteúdo produzido pelo utilizador: investigação na perspetiva da qualidade
title_full_unstemmed Prospeção de conteúdo produzido pelo utilizador: investigação na perspetiva da qualidade
title_sort Prospeção de conteúdo produzido pelo utilizador: investigação na perspetiva da qualidade
author Maia, Sara Filipa Costa
author_facet Maia, Sara Filipa Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Domingues, José Pedro Teixeira
Varela, M.L.R.
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Sara Filipa Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Booking
Conteúdo produzido pelo utilizador
Qualidade
Text mining
User-generated content
Quality
Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
topic Booking
Conteúdo produzido pelo utilizador
Qualidade
Text mining
User-generated content
Quality
Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
description Dissertação de mestrado em Engenharia e Gestão da Qualidade
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/84247
url https://hdl.handle.net/1822/84247
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203259939
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132793015369728