O papel moderador do suporte parental e social no efeito do bullying homofóbico nas consequências psicológicas para os jovens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: António, Ana Raquel Bernardino Mota de Jesus
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/11873
Resumo: A temática de violência escolar tem vindo a receber uma maior atenção na área da investigação, sendo que este fenómeno engloba um vasto conjunto de comportamentos, entre os quais, o bullying. A prática do bullying abrange diversas formas de expressão, sendo uma delas a homofobia. O objectivo deste estudo foi explorar o fenómeno do bullying homofóbico em Portugal, relativamente às formas de agressão, prevalência e consequências, bem como verificar se a percepção de suporte parental e suporte social moderam os níveis das consequências em vítimas de bullying homofóbico. Para tal, foi elaborado um questionário online, preenchido por 211 estudantes (12-20 anos) de Portugal continental. Os resultados permitiram concluir que, à semelhança dos resultados internacionais, prevalece a violência psicológica, os rapazes são mais frequentemente vítimas e as situações ocorrem com maior frequência dentro do recinto escolar. Apesar de estas situações serem presenciadas, na maioria dos casos ninguém intervém, registando-se uma elevada percentagem de comportamentos que desvalorizam a agressão. Constatou-se ainda que o nível de consequências emocionais nas vítimas de bullying homofóbico é superior quando o suporte social é baixo; e que quando o nível de suporte parental é baixo, o nível de consequências emocionais e comportamentais é mais elevado. Um efeito moderador semelhante foi encontrado para o item que avaliou ideação suicida. Neste sentido, defende-se a importância de conceber programas de sensibilização e medidas de protecção para as vítimas de bullying homofóbico.
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