Insucesso escolar em Moçambique : estudo de caso na Escola Secundária Graça Machel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macamo, Ernesto Mário
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/4526
Resumo: Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_22c30bbd2367e90698eb283787b52cb1
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/4526
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Insucesso escolar em Moçambique : estudo de caso na Escola Secundária Graça MachelEducação formalSistemas educativosInsucesso escolarEscolaEstudo de casosMoçambiqueEducation in MozambiqueSchool management in MozambiqueSchool failure in MozambiqueDissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade AbertaO insucesso escolar constitui um dos grandes problemas do sistema educativo formal, em Moçambique. Existe por várias razões, tais como o abandono da escola antes da conclusão do ciclo, as reprovações anteriores que dão lugar a grandes desníveis entre a idade cronológica do aluno e o nível escolar em que se encontra, a falta de materiais pedagógicos, os métodos usados pelos professores. Os níveis de fracasso escolar podem ser totais (em todas as disciplinas) ou parciais (numa ou duas disciplinas). Um dos objetivos do estudo é o de identificar as perceções sobre as causas do insucesso escolar. Pretendemos também saber se os factores apontados são de ordem interna ou externa à escola. A investigação utilizou o método de estudo de caso, de tipo exploratório. Para conhecermos as opiniões de alunos e professores, recorremos à utilização de inquérito por questionário. Foram ainda realizadas entrevistas semi-estruturadas ao director da escola e ao presidente do conselho da escola. Foram analisadas pela técnica análise de conteúdo. Segundo os inquiridos e os dois entrevistados, a falta de laboratórios eficientemente equipados, a prática de atividades de pastagem pelos alunos, implicando o afastamento da escola por longos períodos de tempo, os casamentos prematuros e a falta de acompanhamento pelos pais e encarregados de educação tem contribuído para o insucesso escolar. Não existe por parte dos professores nem por parte da direção pedagógica e do presidente do conselho de escola a assunção da sua responsabilidade no problema.School failure is the main problem in the formal educational system in Mozambique. There are several reason behind this problem such as: dropping out of school before completing the cycle; the lack of approval which supplies large gap between chronological age and the school level; the lack of studying resources, the teaching methods adopted by teachers. The failure levels can be total (in all subjects) or partial (in one or two subjects). One of the study objectives is to identify the perceptions of the causes of school failure. We also intend to know whether the pointed causes are internal or external origin school. The research based on the case of study method related to the exploration. In order to know the students and teachers views on the problematic studied, we resorted to the use of questionnaire surveys. There was also used semi structured interviews to the school headmaster and the president of the school board which were submitted to a content analysis. According to the surveyed and the two respondents, the lack of efficiently equipped laboratory, the practice of grazing activities which leads students to dropout schools for long periods of time, early marriages and the lack of parents and education guardians accompanying has contributed to the school failure. There is no assumption of responsibility in problem neither from the teachers, the pedagogical direction nor the president of school board.Barreto, Maria AntóniaRepositório AbertoMacamo, Ernesto Mário2015-10-30T10:49:40Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/4526TID:201137984porMacamo, Ernesto Mário - Insucesso escolar em Moçambique [Em linha] : estudo de caso na Escola Secundária Graça Machel. Lisboa : [s.n.], 2015. 123 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T01:48:31Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/4526Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:45:32.625670Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Insucesso escolar em Moçambique : estudo de caso na Escola Secundária Graça Machel
title Insucesso escolar em Moçambique : estudo de caso na Escola Secundária Graça Machel
spellingShingle Insucesso escolar em Moçambique : estudo de caso na Escola Secundária Graça Machel
Macamo, Ernesto Mário
Educação formal
Sistemas educativos
Insucesso escolar
Escola
Estudo de casos
Moçambique
Education in Mozambique
School management in Mozambique
School failure in Mozambique
title_short Insucesso escolar em Moçambique : estudo de caso na Escola Secundária Graça Machel
title_full Insucesso escolar em Moçambique : estudo de caso na Escola Secundária Graça Machel
title_fullStr Insucesso escolar em Moçambique : estudo de caso na Escola Secundária Graça Machel
title_full_unstemmed Insucesso escolar em Moçambique : estudo de caso na Escola Secundária Graça Machel
title_sort Insucesso escolar em Moçambique : estudo de caso na Escola Secundária Graça Machel
author Macamo, Ernesto Mário
author_facet Macamo, Ernesto Mário
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barreto, Maria Antónia
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Macamo, Ernesto Mário
dc.subject.por.fl_str_mv Educação formal
Sistemas educativos
Insucesso escolar
Escola
Estudo de casos
Moçambique
Education in Mozambique
School management in Mozambique
School failure in Mozambique
topic Educação formal
Sistemas educativos
Insucesso escolar
Escola
Estudo de casos
Moçambique
Education in Mozambique
School management in Mozambique
School failure in Mozambique
description Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-30T10:49:40Z
2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/4526
TID:201137984
url http://hdl.handle.net/10400.2/4526
identifier_str_mv TID:201137984
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Macamo, Ernesto Mário - Insucesso escolar em Moçambique [Em linha] : estudo de caso na Escola Secundária Graça Machel. Lisboa : [s.n.], 2015. 123 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135026651070464