Assessing the Feasibility of Implementing an Electronic Commerce Application for Portuguese Emigrants
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/2088 |
Resumo: | A internet e os avanços tecnológicos revolucionaram a forma pela qual o negócio e o comércio são conduzidos actualmente. Houve profundas alterações desde o comércio tradicional ao balcão até à forma de comércio electrónico. Esta última em que os dados são transferidos electronicamente. Embora os termos comércio electrónico e negócio electrónico serem utilizados sem qualquer diferenciação estes são distintos. Enquanto o termo comércio electrónico refere-se a transacções efectuadas na internet, i.e., a compra e venda de bens e serviços através da internet que envolve operações de natureza monetária, o termo negócio electrónico refere-se também a transacções efectuadas na internet mas inclui interacções com parceiros de negócio, clientes e fornecedores, portanto, é mais abrangente. O comércio electrónico tem inúmeras vantagens, a internet nunca está fechada o que permite aos clientes comprarem produtos a qualquer hora, evitando filas e tempo em deslocações, é possível também consultar e comparar preços. Os clientes podem também adquirir produtos, que possam nem existir no seu país, de vários locais do mundo. Ter um mundo de lojas disponíveis sem sair de casa é um cenário que as plataformas electrónicas como a internet e os telemóveis trouxeram aos seus utilizadores. Os utilizadores podem saltar de loja em loja com rapidez e facilidade, escolher entre diferentes produtos, comparar características e preços, efectuar transacções facilmente e depois receber o produto em casa. De modo a criar, possivelmente no futuro próximo, uma plataforma para a venda de produtos típicos Portugueses, durante a realização deste trabalho vários websites de empresas na internet, que vendem produtos e serviços, foram analisados. Para além disto tentou-se compreender como estes websites são sustentados e como interagem com os serviços de redes sociais. Um inquérito foi também realizado, a emigrantes Portuguese, para tentar compreender até que ponto estes estariam dispostos a utilizar uma aplicação na internet para obter serviços na sua terra natal. Devido à falta de tempo apenas 6 pessoas foram inquiridas. Embora o número de participantes não seja o suficiente para generalizar quaisquer informações daí resultante, acredita-se que pode ser um bom ponto de partida para compreender melhor se esta ideia, de fornecer aos emigrantes portugueses serviços em Portugal, é viável e quais os serviços que lhes seriam mais úteis. |
id |
RCAP_22c6f8a65c1ef0aa2d422ef20d11337b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/2088 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Assessing the Feasibility of Implementing an Electronic Commerce Application for Portuguese EmigrantsComércio electrónicoInternetA internet e os avanços tecnológicos revolucionaram a forma pela qual o negócio e o comércio são conduzidos actualmente. Houve profundas alterações desde o comércio tradicional ao balcão até à forma de comércio electrónico. Esta última em que os dados são transferidos electronicamente. Embora os termos comércio electrónico e negócio electrónico serem utilizados sem qualquer diferenciação estes são distintos. Enquanto o termo comércio electrónico refere-se a transacções efectuadas na internet, i.e., a compra e venda de bens e serviços através da internet que envolve operações de natureza monetária, o termo negócio electrónico refere-se também a transacções efectuadas na internet mas inclui interacções com parceiros de negócio, clientes e fornecedores, portanto, é mais abrangente. O comércio electrónico tem inúmeras vantagens, a internet nunca está fechada o que permite aos clientes comprarem produtos a qualquer hora, evitando filas e tempo em deslocações, é possível também consultar e comparar preços. Os clientes podem também adquirir produtos, que possam nem existir no seu país, de vários locais do mundo. Ter um mundo de lojas disponíveis sem sair de casa é um cenário que as plataformas electrónicas como a internet e os telemóveis trouxeram aos seus utilizadores. Os utilizadores podem saltar de loja em loja com rapidez e facilidade, escolher entre diferentes produtos, comparar características e preços, efectuar transacções facilmente e depois receber o produto em casa. De modo a criar, possivelmente no futuro próximo, uma plataforma para a venda de produtos típicos Portugueses, durante a realização deste trabalho vários websites de empresas na internet, que vendem produtos e serviços, foram analisados. Para além disto tentou-se compreender como estes websites são sustentados e como interagem com os serviços de redes sociais. Um inquérito foi também realizado, a emigrantes Portuguese, para tentar compreender até que ponto estes estariam dispostos a utilizar uma aplicação na internet para obter serviços na sua terra natal. Devido à falta de tempo apenas 6 pessoas foram inquiridas. Embora o número de participantes não seja o suficiente para generalizar quaisquer informações daí resultante, acredita-se que pode ser um bom ponto de partida para compreender melhor se esta ideia, de fornecer aos emigrantes portugueses serviços em Portugal, é viável e quais os serviços que lhes seriam mais úteis.The internet and technological advancements have revolutionized the way in which business and commerce is conducted nowadays. A lot has changed since the traditional over the counter form of trade to the electronic form of trade. The latter in which data is transferred electronically. Although the terms e-commerce and e-business are used without differentiation they are distinct. While the term e-commerce refers to online transactions, i.e., buying and selling of goods and services over the Internet involving transaction of monetary nature, the term E-business refers to online transactions including interactions with business partners, customers and vendors which, therefore, cover a broader spectrum. Electronic commerce has many advantages, the internet is never closed which allows clients to buy products at any time, avoiding queues and travel, users are able to consult and compare prices, users are able to buy products, which might not exist in one‟s country, from all over the world. Having a world of stores available without leaving home is a scenario that electronic platforms like the Internet and mobile phones have brought users. Users can jump from shop to shop quickly and easily, and choose between different products, compare features and prices and easily make transactions, and then receive the products at home. In order to create, possibly in the near future, a platform for selling typical Portuguese products, throughout this project various online companies‟ websites‟, which sell products and services, were analyzed. Other than analyze website characteristics we also tried to understand how these are sustained and how they interact with social networking services. A “test-run” survey was also conducted to try to better understand to what extent Portuguese emigrants would use an online application to get services done in their home land. Although the number of participants is not enough to generalize any information found, it is believed that it could be a good start to understand whether the idea of supplying Portuguese emigrants with services in Portugal, is viable and what services would be useful.2012-09-24T08:48:19Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2088engmetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Célia Cristina Fernandesreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:35:11Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2088Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:08.416696Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Assessing the Feasibility of Implementing an Electronic Commerce Application for Portuguese Emigrants |
title |
Assessing the Feasibility of Implementing an Electronic Commerce Application for Portuguese Emigrants |
spellingShingle |
Assessing the Feasibility of Implementing an Electronic Commerce Application for Portuguese Emigrants Ferreira, Célia Cristina Fernandes Comércio electrónico Internet |
title_short |
Assessing the Feasibility of Implementing an Electronic Commerce Application for Portuguese Emigrants |
title_full |
Assessing the Feasibility of Implementing an Electronic Commerce Application for Portuguese Emigrants |
title_fullStr |
Assessing the Feasibility of Implementing an Electronic Commerce Application for Portuguese Emigrants |
title_full_unstemmed |
Assessing the Feasibility of Implementing an Electronic Commerce Application for Portuguese Emigrants |
title_sort |
Assessing the Feasibility of Implementing an Electronic Commerce Application for Portuguese Emigrants |
author |
Ferreira, Célia Cristina Fernandes |
author_facet |
Ferreira, Célia Cristina Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Célia Cristina Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comércio electrónico Internet |
topic |
Comércio electrónico Internet |
description |
A internet e os avanços tecnológicos revolucionaram a forma pela qual o negócio e o comércio são conduzidos actualmente. Houve profundas alterações desde o comércio tradicional ao balcão até à forma de comércio electrónico. Esta última em que os dados são transferidos electronicamente. Embora os termos comércio electrónico e negócio electrónico serem utilizados sem qualquer diferenciação estes são distintos. Enquanto o termo comércio electrónico refere-se a transacções efectuadas na internet, i.e., a compra e venda de bens e serviços através da internet que envolve operações de natureza monetária, o termo negócio electrónico refere-se também a transacções efectuadas na internet mas inclui interacções com parceiros de negócio, clientes e fornecedores, portanto, é mais abrangente. O comércio electrónico tem inúmeras vantagens, a internet nunca está fechada o que permite aos clientes comprarem produtos a qualquer hora, evitando filas e tempo em deslocações, é possível também consultar e comparar preços. Os clientes podem também adquirir produtos, que possam nem existir no seu país, de vários locais do mundo. Ter um mundo de lojas disponíveis sem sair de casa é um cenário que as plataformas electrónicas como a internet e os telemóveis trouxeram aos seus utilizadores. Os utilizadores podem saltar de loja em loja com rapidez e facilidade, escolher entre diferentes produtos, comparar características e preços, efectuar transacções facilmente e depois receber o produto em casa. De modo a criar, possivelmente no futuro próximo, uma plataforma para a venda de produtos típicos Portugueses, durante a realização deste trabalho vários websites de empresas na internet, que vendem produtos e serviços, foram analisados. Para além disto tentou-se compreender como estes websites são sustentados e como interagem com os serviços de redes sociais. Um inquérito foi também realizado, a emigrantes Portuguese, para tentar compreender até que ponto estes estariam dispostos a utilizar uma aplicação na internet para obter serviços na sua terra natal. Devido à falta de tempo apenas 6 pessoas foram inquiridas. Embora o número de participantes não seja o suficiente para generalizar quaisquer informações daí resultante, acredita-se que pode ser um bom ponto de partida para compreender melhor se esta ideia, de fornecer aos emigrantes portugueses serviços em Portugal, é viável e quais os serviços que lhes seriam mais úteis. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2011 2012-09-24T08:48:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/2088 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/2088 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137095308017664 |