Assessing the Feasibility of Implementing an Electronic Commerce Application for Portuguese Emigrants

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Célia Cristina Fernandes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2088
Resumo: A internet e os avanços tecnológicos revolucionaram a forma pela qual o negócio e o comércio são conduzidos actualmente. Houve profundas alterações desde o comércio tradicional ao balcão até à forma de comércio electrónico. Esta última em que os dados são transferidos electronicamente. Embora os termos comércio electrónico e negócio electrónico serem utilizados sem qualquer diferenciação estes são distintos. Enquanto o termo comércio electrónico refere-se a transacções efectuadas na internet, i.e., a compra e venda de bens e serviços através da internet que envolve operações de natureza monetária, o termo negócio electrónico refere-se também a transacções efectuadas na internet mas inclui interacções com parceiros de negócio, clientes e fornecedores, portanto, é mais abrangente. O comércio electrónico tem inúmeras vantagens, a internet nunca está fechada o que permite aos clientes comprarem produtos a qualquer hora, evitando filas e tempo em deslocações, é possível também consultar e comparar preços. Os clientes podem também adquirir produtos, que possam nem existir no seu país, de vários locais do mundo. Ter um mundo de lojas disponíveis sem sair de casa é um cenário que as plataformas electrónicas como a internet e os telemóveis trouxeram aos seus utilizadores. Os utilizadores podem saltar de loja em loja com rapidez e facilidade, escolher entre diferentes produtos, comparar características e preços, efectuar transacções facilmente e depois receber o produto em casa. De modo a criar, possivelmente no futuro próximo, uma plataforma para a venda de produtos típicos Portugueses, durante a realização deste trabalho vários websites de empresas na internet, que vendem produtos e serviços, foram analisados. Para além disto tentou-se compreender como estes websites são sustentados e como interagem com os serviços de redes sociais. Um inquérito foi também realizado, a emigrantes Portuguese, para tentar compreender até que ponto estes estariam dispostos a utilizar uma aplicação na internet para obter serviços na sua terra natal. Devido à falta de tempo apenas 6 pessoas foram inquiridas. Embora o número de participantes não seja o suficiente para generalizar quaisquer informações daí resultante, acredita-se que pode ser um bom ponto de partida para compreender melhor se esta ideia, de fornecer aos emigrantes portugueses serviços em Portugal, é viável e quais os serviços que lhes seriam mais úteis.
id RCAP_22c6f8a65c1ef0aa2d422ef20d11337b
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/2088
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Assessing the Feasibility of Implementing an Electronic Commerce Application for Portuguese EmigrantsComércio electrónicoInternetA internet e os avanços tecnológicos revolucionaram a forma pela qual o negócio e o comércio são conduzidos actualmente. Houve profundas alterações desde o comércio tradicional ao balcão até à forma de comércio electrónico. Esta última em que os dados são transferidos electronicamente. Embora os termos comércio electrónico e negócio electrónico serem utilizados sem qualquer diferenciação estes são distintos. Enquanto o termo comércio electrónico refere-se a transacções efectuadas na internet, i.e., a compra e venda de bens e serviços através da internet que envolve operações de natureza monetária, o termo negócio electrónico refere-se também a transacções efectuadas na internet mas inclui interacções com parceiros de negócio, clientes e fornecedores, portanto, é mais abrangente. O comércio electrónico tem inúmeras vantagens, a internet nunca está fechada o que permite aos clientes comprarem produtos a qualquer hora, evitando filas e tempo em deslocações, é possível também consultar e comparar preços. Os clientes podem também adquirir produtos, que possam nem existir no seu país, de vários locais do mundo. Ter um mundo de lojas disponíveis sem sair de casa é um cenário que as plataformas electrónicas como a internet e os telemóveis trouxeram aos seus utilizadores. Os utilizadores podem saltar de loja em loja com rapidez e facilidade, escolher entre diferentes produtos, comparar características e preços, efectuar transacções facilmente e depois receber o produto em casa. De modo a criar, possivelmente no futuro próximo, uma plataforma para a venda de produtos típicos Portugueses, durante a realização deste trabalho vários websites de empresas na internet, que vendem produtos e serviços, foram analisados. Para além disto tentou-se compreender como estes websites são sustentados e como interagem com os serviços de redes sociais. Um inquérito foi também realizado, a emigrantes Portuguese, para tentar compreender até que ponto estes estariam dispostos a utilizar uma aplicação na internet para obter serviços na sua terra natal. Devido à falta de tempo apenas 6 pessoas foram inquiridas. Embora o número de participantes não seja o suficiente para generalizar quaisquer informações daí resultante, acredita-se que pode ser um bom ponto de partida para compreender melhor se esta ideia, de fornecer aos emigrantes portugueses serviços em Portugal, é viável e quais os serviços que lhes seriam mais úteis.The internet and technological advancements have revolutionized the way in which business and commerce is conducted nowadays. A lot has changed since the traditional over the counter form of trade to the electronic form of trade. The latter in which data is transferred electronically. Although the terms e-commerce and e-business are used without differentiation they are distinct. While the term e-commerce refers to online transactions, i.e., buying and selling of goods and services over the Internet involving transaction of monetary nature, the term E-business refers to online transactions including interactions with business partners, customers and vendors which, therefore, cover a broader spectrum. Electronic commerce has many advantages, the internet is never closed which allows clients to buy products at any time, avoiding queues and travel, users are able to consult and compare prices, users are able to buy products, which might not exist in one‟s country, from all over the world. Having a world of stores available without leaving home is a scenario that electronic platforms like the Internet and mobile phones have brought users. Users can jump from shop to shop quickly and easily, and choose between different products, compare features and prices and easily make transactions, and then receive the products at home. In order to create, possibly in the near future, a platform for selling typical Portuguese products, throughout this project various online companies‟ websites‟, which sell products and services, were analyzed. Other than analyze website characteristics we also tried to understand how these are sustained and how they interact with social networking services. A “test-run” survey was also conducted to try to better understand to what extent Portuguese emigrants would use an online application to get services done in their home land. Although the number of participants is not enough to generalize any information found, it is believed that it could be a good start to understand whether the idea of supplying Portuguese emigrants with services in Portugal, is viable and what services would be useful.2012-09-24T08:48:19Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2088engmetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Célia Cristina Fernandesreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:35:11Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2088Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:08.416696Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Assessing the Feasibility of Implementing an Electronic Commerce Application for Portuguese Emigrants
title Assessing the Feasibility of Implementing an Electronic Commerce Application for Portuguese Emigrants
spellingShingle Assessing the Feasibility of Implementing an Electronic Commerce Application for Portuguese Emigrants
Ferreira, Célia Cristina Fernandes
Comércio electrónico
Internet
title_short Assessing the Feasibility of Implementing an Electronic Commerce Application for Portuguese Emigrants
title_full Assessing the Feasibility of Implementing an Electronic Commerce Application for Portuguese Emigrants
title_fullStr Assessing the Feasibility of Implementing an Electronic Commerce Application for Portuguese Emigrants
title_full_unstemmed Assessing the Feasibility of Implementing an Electronic Commerce Application for Portuguese Emigrants
title_sort Assessing the Feasibility of Implementing an Electronic Commerce Application for Portuguese Emigrants
author Ferreira, Célia Cristina Fernandes
author_facet Ferreira, Célia Cristina Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Célia Cristina Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio electrónico
Internet
topic Comércio electrónico
Internet
description A internet e os avanços tecnológicos revolucionaram a forma pela qual o negócio e o comércio são conduzidos actualmente. Houve profundas alterações desde o comércio tradicional ao balcão até à forma de comércio electrónico. Esta última em que os dados são transferidos electronicamente. Embora os termos comércio electrónico e negócio electrónico serem utilizados sem qualquer diferenciação estes são distintos. Enquanto o termo comércio electrónico refere-se a transacções efectuadas na internet, i.e., a compra e venda de bens e serviços através da internet que envolve operações de natureza monetária, o termo negócio electrónico refere-se também a transacções efectuadas na internet mas inclui interacções com parceiros de negócio, clientes e fornecedores, portanto, é mais abrangente. O comércio electrónico tem inúmeras vantagens, a internet nunca está fechada o que permite aos clientes comprarem produtos a qualquer hora, evitando filas e tempo em deslocações, é possível também consultar e comparar preços. Os clientes podem também adquirir produtos, que possam nem existir no seu país, de vários locais do mundo. Ter um mundo de lojas disponíveis sem sair de casa é um cenário que as plataformas electrónicas como a internet e os telemóveis trouxeram aos seus utilizadores. Os utilizadores podem saltar de loja em loja com rapidez e facilidade, escolher entre diferentes produtos, comparar características e preços, efectuar transacções facilmente e depois receber o produto em casa. De modo a criar, possivelmente no futuro próximo, uma plataforma para a venda de produtos típicos Portugueses, durante a realização deste trabalho vários websites de empresas na internet, que vendem produtos e serviços, foram analisados. Para além disto tentou-se compreender como estes websites são sustentados e como interagem com os serviços de redes sociais. Um inquérito foi também realizado, a emigrantes Portuguese, para tentar compreender até que ponto estes estariam dispostos a utilizar uma aplicação na internet para obter serviços na sua terra natal. Devido à falta de tempo apenas 6 pessoas foram inquiridas. Embora o número de participantes não seja o suficiente para generalizar quaisquer informações daí resultante, acredita-se que pode ser um bom ponto de partida para compreender melhor se esta ideia, de fornecer aos emigrantes portugueses serviços em Portugal, é viável e quais os serviços que lhes seriam mais úteis.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2012-09-24T08:48:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/2088
url http://hdl.handle.net/10348/2088
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137095308017664