Modelo de tutoria: construção dialógica de sentido(s)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Nair
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Nascimento, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/275
Resumo: O nosso objectivo é evidenciar o percurso conceptual e metodológico de concepção e desenvolvimento de um modelo de funcionamento, formação e investigação centrado na figura de tutor, no âmbito da Fundação LIGA. Esta organização dirige-se a uma população alargada, em múltiplas e diferenciadas situações de carência social, muitas portadoras de deficiência, mas todas consideradas pessoas (corpo e singularidade individual e coexistência social), conceito forte e fundador da actividade da instituição. Se o critério conceptual e funcional da LIGA é a centralidade da pessoa, isso significa que toda a acção se deve nortear pela partilha do projecto pessoal de sentido de todos com quem trabalha. Justifica-se a adopção de um modelo de tutoria na medida em que se acredita que este é capaz de potenciar as capacidades, escolhas e decisões que vão concretizando o projecto de vida de cada um. Questionamos, então, as fronteiras conceptuais do conceito de “tutor”. O tutor, como figura modelar – reflexo do modelo da instituição – deverá ser descrito e entendido através da análise de um conjunto de competências relacionais e técnicas que ecoam na organização, sistematizando-as e dando-lhes forma, de modo a potenciar a sua realização em todos os programas e por todos os seus membros. A questão que se impõe é saber quais são essas competências, evidenciá-las, procurando que sejam consciencializadas e assumidas por todos. Descrevemos neste artigo o processo utilizado na organização, para a concepção e implementação de uma prática centrada na figura do tutor. É da procura de novos caminhos, novas estratégias que se trata, e, fundamentalmente de construção de conhecimento. - The purpose of this article is to point out the conceptual and methodological process used to develop a kind of practice, training and research based on the tutor role, within LIGA Foundation. This organization works with a large population, that has multiple and diverse social needs, many of them with disabilities, but all of them looked as single individuals (body and self-uniqueness and social coexistence), hard and founding concept of the institution. If the self-uniqueness is the conceptual and functional criteria of LIGA Foundation, than all its practice should be guided by sharing each individual’s personal meaning project. This tutorial model has its own justification because one assumes that in this way it is possible to potencialise the capacities, choices and decisions that give meaning to the self-life project. The question is about the conceptual boundaries of the tutor concept. As a model figure – that reflects the institutional model – the definition should be described and understood through the analyses of technical and relational competencies that flow within the organization. These competencies should be worked upon and shaped in such a way that it empowers their use by every one at all departments. We need to know what those competencies are, to show them up, looking forward that they become mindful and held by everyone. On this paper we describe the process used at the organization to conceptualise and implement a practice centred upon the tutor’s role. Since our work relies on a dialogical knowledge construction process we look to find new ways and new strategies to promote the development of a tutorial model.
id RCAP_22d993c374cca19303e724967943b709
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/275
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Modelo de tutoria: construção dialógica de sentido(s)Cultura organizacionalConstrução dialógica do conhecimentoModelo tutorialO nosso objectivo é evidenciar o percurso conceptual e metodológico de concepção e desenvolvimento de um modelo de funcionamento, formação e investigação centrado na figura de tutor, no âmbito da Fundação LIGA. Esta organização dirige-se a uma população alargada, em múltiplas e diferenciadas situações de carência social, muitas portadoras de deficiência, mas todas consideradas pessoas (corpo e singularidade individual e coexistência social), conceito forte e fundador da actividade da instituição. Se o critério conceptual e funcional da LIGA é a centralidade da pessoa, isso significa que toda a acção se deve nortear pela partilha do projecto pessoal de sentido de todos com quem trabalha. Justifica-se a adopção de um modelo de tutoria na medida em que se acredita que este é capaz de potenciar as capacidades, escolhas e decisões que vão concretizando o projecto de vida de cada um. Questionamos, então, as fronteiras conceptuais do conceito de “tutor”. O tutor, como figura modelar – reflexo do modelo da instituição – deverá ser descrito e entendido através da análise de um conjunto de competências relacionais e técnicas que ecoam na organização, sistematizando-as e dando-lhes forma, de modo a potenciar a sua realização em todos os programas e por todos os seus membros. A questão que se impõe é saber quais são essas competências, evidenciá-las, procurando que sejam consciencializadas e assumidas por todos. Descrevemos neste artigo o processo utilizado na organização, para a concepção e implementação de uma prática centrada na figura do tutor. É da procura de novos caminhos, novas estratégias que se trata, e, fundamentalmente de construção de conhecimento. - The purpose of this article is to point out the conceptual and methodological process used to develop a kind of practice, training and research based on the tutor role, within LIGA Foundation. This organization works with a large population, that has multiple and diverse social needs, many of them with disabilities, but all of them looked as single individuals (body and self-uniqueness and social coexistence), hard and founding concept of the institution. If the self-uniqueness is the conceptual and functional criteria of LIGA Foundation, than all its practice should be guided by sharing each individual’s personal meaning project. This tutorial model has its own justification because one assumes that in this way it is possible to potencialise the capacities, choices and decisions that give meaning to the self-life project. The question is about the conceptual boundaries of the tutor concept. As a model figure – that reflects the institutional model – the definition should be described and understood through the analyses of technical and relational competencies that flow within the organization. These competencies should be worked upon and shaped in such a way that it empowers their use by every one at all departments. We need to know what those competencies are, to show them up, looking forward that they become mindful and held by everyone. On this paper we describe the process used at the organization to conceptualise and implement a practice centred upon the tutor’s role. Since our work relies on a dialogical knowledge construction process we look to find new ways and new strategies to promote the development of a tutorial model.Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de EducaçãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémAzevedo, NairNascimento, Ana2010-11-23T15:54:23Z20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/275porAZEVEDO, Nair Rios; NASCIMENTO, Ana Teresa Brito - Modelo de tutoria: construção dialógica de sentido(s). Revista Interacções. Nº7 (2007), p.97-1151646-2335info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:29:00Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/275Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:52:55.264859Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Modelo de tutoria: construção dialógica de sentido(s)
title Modelo de tutoria: construção dialógica de sentido(s)
spellingShingle Modelo de tutoria: construção dialógica de sentido(s)
Azevedo, Nair
Cultura organizacional
Construção dialógica do conhecimento
Modelo tutorial
title_short Modelo de tutoria: construção dialógica de sentido(s)
title_full Modelo de tutoria: construção dialógica de sentido(s)
title_fullStr Modelo de tutoria: construção dialógica de sentido(s)
title_full_unstemmed Modelo de tutoria: construção dialógica de sentido(s)
title_sort Modelo de tutoria: construção dialógica de sentido(s)
author Azevedo, Nair
author_facet Azevedo, Nair
Nascimento, Ana
author_role author
author2 Nascimento, Ana
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Nair
Nascimento, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura organizacional
Construção dialógica do conhecimento
Modelo tutorial
topic Cultura organizacional
Construção dialógica do conhecimento
Modelo tutorial
description O nosso objectivo é evidenciar o percurso conceptual e metodológico de concepção e desenvolvimento de um modelo de funcionamento, formação e investigação centrado na figura de tutor, no âmbito da Fundação LIGA. Esta organização dirige-se a uma população alargada, em múltiplas e diferenciadas situações de carência social, muitas portadoras de deficiência, mas todas consideradas pessoas (corpo e singularidade individual e coexistência social), conceito forte e fundador da actividade da instituição. Se o critério conceptual e funcional da LIGA é a centralidade da pessoa, isso significa que toda a acção se deve nortear pela partilha do projecto pessoal de sentido de todos com quem trabalha. Justifica-se a adopção de um modelo de tutoria na medida em que se acredita que este é capaz de potenciar as capacidades, escolhas e decisões que vão concretizando o projecto de vida de cada um. Questionamos, então, as fronteiras conceptuais do conceito de “tutor”. O tutor, como figura modelar – reflexo do modelo da instituição – deverá ser descrito e entendido através da análise de um conjunto de competências relacionais e técnicas que ecoam na organização, sistematizando-as e dando-lhes forma, de modo a potenciar a sua realização em todos os programas e por todos os seus membros. A questão que se impõe é saber quais são essas competências, evidenciá-las, procurando que sejam consciencializadas e assumidas por todos. Descrevemos neste artigo o processo utilizado na organização, para a concepção e implementação de uma prática centrada na figura do tutor. É da procura de novos caminhos, novas estratégias que se trata, e, fundamentalmente de construção de conhecimento. - The purpose of this article is to point out the conceptual and methodological process used to develop a kind of practice, training and research based on the tutor role, within LIGA Foundation. This organization works with a large population, that has multiple and diverse social needs, many of them with disabilities, but all of them looked as single individuals (body and self-uniqueness and social coexistence), hard and founding concept of the institution. If the self-uniqueness is the conceptual and functional criteria of LIGA Foundation, than all its practice should be guided by sharing each individual’s personal meaning project. This tutorial model has its own justification because one assumes that in this way it is possible to potencialise the capacities, choices and decisions that give meaning to the self-life project. The question is about the conceptual boundaries of the tutor concept. As a model figure – that reflects the institutional model – the definition should be described and understood through the analyses of technical and relational competencies that flow within the organization. These competencies should be worked upon and shaped in such a way that it empowers their use by every one at all departments. We need to know what those competencies are, to show them up, looking forward that they become mindful and held by everyone. On this paper we describe the process used at the organization to conceptualise and implement a practice centred upon the tutor’s role. Since our work relies on a dialogical knowledge construction process we look to find new ways and new strategies to promote the development of a tutorial model.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-01-01T00:00:00Z
2010-11-23T15:54:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/275
url http://hdl.handle.net/10400.15/275
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv AZEVEDO, Nair Rios; NASCIMENTO, Ana Teresa Brito - Modelo de tutoria: construção dialógica de sentido(s). Revista Interacções. Nº7 (2007), p.97-115
1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137020248850432