Notas sobre as tábuas quinhentistas de São Martinho de Sintra e a pintura do Renascimento em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flor, Pedro
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/10900
Resumo: Esta investigação estuda três pinturas quinhentistas notáveis representando os Santos Martinho, Pedro e António, e pertencendo ao espólio patrimonial da Igreja Paroquial de São Martinho de Sintra, tendo sido reveladas pelo historiador de arte Luís Reis Santos em 1936, atribuindo-as à autoria oficinal dos “Mestres de Ferreirim” (Gregório Lopes, Cristóvão de Figueiredo e Garcia Fernandes) e datando-as de 1531-1537. Além de estas pinturas já terem sido reatribuídas pelos historiadores de arte Vitor Serrão e Joaquim Caetano à autoria oficinal do pintor quinhentista Diogo de Contreiras, elas são ainda aqui contextualizadas na produção pictórica nacional dos “Primitivos Portugueses”, pretendendo-se também reflectir quanto às suas questões inerentes da conservação e do restauro.
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