A oficina do artista, ou as relações a ciência e a arte a propósito de uma imagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, António
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/279
Resumo: A actual imagem do artista, de origem romântica, está associada a inspiração e irracionalidade e, portanto, a sua arte em nada parece estar relacionada com a ciência. Um desenho de Stradanus (1523-1605) que representa a descoberta da pintura a óleo por Jan van Eyck (c.1395-1441) dá conta de uma outra realidade: um pintor, com o estatuto de artífice, a desenvolver a sua actividade numa oficina, de acordo com o estabelecido num minucioso contrato, seguindo os mesmos modelos dos outros pintores, auxiliado por ajudantes que laboriosamente lhe preparam os materiais e o equipamento ou aprendem a desenhar. O prolongado contacto com os materiais de pintura que ocorre neste contexto proporciona um conhecimento empírico dos materiais e das suas propriedades, nomeadamente dos pigmentos e das tintas, que permite o uso racional nas obras que só actualmente pode ser convenientemente explicado. Neste espaço da oficina de pintura, arte e ciência estão intimamente relacionadas. A propósito deste desenho é ainda mencionada a dependência da arte em relação aos desenvolvimentos da ciência e da tecnologia que ao longo da história lhe têm proporcionado os materiais e, por outro lado, a contribuição dada à matemática pela descoberta da perspectiva linear pelos pintores do século XV. - The current image of the artist, with origin in the Romanticism, is associated with inspiration and irrationality and, therefore, usually it is not visible any relationship between art and science. A drawing of Stradanus (1523-1605) representing the discovery of oil painting by Jan van Eyck (c.1395-1441) shows another reality: a painter, as a craftsman, developing its activity in the workshop, in accordance with a contract, following the same models adopted by other painters, aided by assistants that laboriously prepare him the materials and the equipment or learn how to draw. The prolonged contact with the painting materials that takes place in this context provides empirical knowledge about the materials and their properties, which allows the use of pigments and paints in a rational way that only now can be conveniently explained. In the space of the painting workshop, art and science are deeply related. With regard to that drawing it is still mentioned the art dependence on the scientific and technological developments that, through the history, provided it with its materials and, on the other hand, the contribution given to mathematics with the discovery of the linear perspective by the painters of the 15th century.
id RCAP_22fc438f99a53ee36819d7f1b80c85c0
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/279
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A oficina do artista, ou as relações a ciência e a arte a propósito de uma imagemArteCiênciaArtistaPintorPinturaOficinaA actual imagem do artista, de origem romântica, está associada a inspiração e irracionalidade e, portanto, a sua arte em nada parece estar relacionada com a ciência. Um desenho de Stradanus (1523-1605) que representa a descoberta da pintura a óleo por Jan van Eyck (c.1395-1441) dá conta de uma outra realidade: um pintor, com o estatuto de artífice, a desenvolver a sua actividade numa oficina, de acordo com o estabelecido num minucioso contrato, seguindo os mesmos modelos dos outros pintores, auxiliado por ajudantes que laboriosamente lhe preparam os materiais e o equipamento ou aprendem a desenhar. O prolongado contacto com os materiais de pintura que ocorre neste contexto proporciona um conhecimento empírico dos materiais e das suas propriedades, nomeadamente dos pigmentos e das tintas, que permite o uso racional nas obras que só actualmente pode ser convenientemente explicado. Neste espaço da oficina de pintura, arte e ciência estão intimamente relacionadas. A propósito deste desenho é ainda mencionada a dependência da arte em relação aos desenvolvimentos da ciência e da tecnologia que ao longo da história lhe têm proporcionado os materiais e, por outro lado, a contribuição dada à matemática pela descoberta da perspectiva linear pelos pintores do século XV. - The current image of the artist, with origin in the Romanticism, is associated with inspiration and irrationality and, therefore, usually it is not visible any relationship between art and science. A drawing of Stradanus (1523-1605) representing the discovery of oil painting by Jan van Eyck (c.1395-1441) shows another reality: a painter, as a craftsman, developing its activity in the workshop, in accordance with a contract, following the same models adopted by other painters, aided by assistants that laboriously prepare him the materials and the equipment or learn how to draw. The prolonged contact with the painting materials that takes place in this context provides empirical knowledge about the materials and their properties, which allows the use of pigments and paints in a rational way that only now can be conveniently explained. In the space of the painting workshop, art and science are deeply related. With regard to that drawing it is still mentioned the art dependence on the scientific and technological developments that, through the history, provided it with its materials and, on the other hand, the contribution given to mathematics with the discovery of the linear perspective by the painters of the 15th century.Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de EducaçãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémCruz, António2010-11-23T16:03:06Z20062006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/279porCRUZ, António João - A oficina do artista, ou as relações a ciência e a arte a propósito de uma imagem. Revista Interacções. Nº3 (2006), p.87-1011646-2335info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:28:53Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/279Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:52:53.562156Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A oficina do artista, ou as relações a ciência e a arte a propósito de uma imagem
title A oficina do artista, ou as relações a ciência e a arte a propósito de uma imagem
spellingShingle A oficina do artista, ou as relações a ciência e a arte a propósito de uma imagem
Cruz, António
Arte
Ciência
Artista
Pintor
Pintura
Oficina
title_short A oficina do artista, ou as relações a ciência e a arte a propósito de uma imagem
title_full A oficina do artista, ou as relações a ciência e a arte a propósito de uma imagem
title_fullStr A oficina do artista, ou as relações a ciência e a arte a propósito de uma imagem
title_full_unstemmed A oficina do artista, ou as relações a ciência e a arte a propósito de uma imagem
title_sort A oficina do artista, ou as relações a ciência e a arte a propósito de uma imagem
author Cruz, António
author_facet Cruz, António
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, António
dc.subject.por.fl_str_mv Arte
Ciência
Artista
Pintor
Pintura
Oficina
topic Arte
Ciência
Artista
Pintor
Pintura
Oficina
description A actual imagem do artista, de origem romântica, está associada a inspiração e irracionalidade e, portanto, a sua arte em nada parece estar relacionada com a ciência. Um desenho de Stradanus (1523-1605) que representa a descoberta da pintura a óleo por Jan van Eyck (c.1395-1441) dá conta de uma outra realidade: um pintor, com o estatuto de artífice, a desenvolver a sua actividade numa oficina, de acordo com o estabelecido num minucioso contrato, seguindo os mesmos modelos dos outros pintores, auxiliado por ajudantes que laboriosamente lhe preparam os materiais e o equipamento ou aprendem a desenhar. O prolongado contacto com os materiais de pintura que ocorre neste contexto proporciona um conhecimento empírico dos materiais e das suas propriedades, nomeadamente dos pigmentos e das tintas, que permite o uso racional nas obras que só actualmente pode ser convenientemente explicado. Neste espaço da oficina de pintura, arte e ciência estão intimamente relacionadas. A propósito deste desenho é ainda mencionada a dependência da arte em relação aos desenvolvimentos da ciência e da tecnologia que ao longo da história lhe têm proporcionado os materiais e, por outro lado, a contribuição dada à matemática pela descoberta da perspectiva linear pelos pintores do século XV. - The current image of the artist, with origin in the Romanticism, is associated with inspiration and irrationality and, therefore, usually it is not visible any relationship between art and science. A drawing of Stradanus (1523-1605) representing the discovery of oil painting by Jan van Eyck (c.1395-1441) shows another reality: a painter, as a craftsman, developing its activity in the workshop, in accordance with a contract, following the same models adopted by other painters, aided by assistants that laboriously prepare him the materials and the equipment or learn how to draw. The prolonged contact with the painting materials that takes place in this context provides empirical knowledge about the materials and their properties, which allows the use of pigments and paints in a rational way that only now can be conveniently explained. In the space of the painting workshop, art and science are deeply related. With regard to that drawing it is still mentioned the art dependence on the scientific and technological developments that, through the history, provided it with its materials and, on the other hand, the contribution given to mathematics with the discovery of the linear perspective by the painters of the 15th century.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-01-01T00:00:00Z
2010-11-23T16:03:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/279
url http://hdl.handle.net/10400.15/279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv CRUZ, António João - A oficina do artista, ou as relações a ciência e a arte a propósito de uma imagem. Revista Interacções. Nº3 (2006), p.87-101
1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137020181741568