Arqueologia das aprendizagens na freguesia de Nossa Senhora da Conceição - Alandroal (1997-2007)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galhardas, Elisabete de Jesus dos Passos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/11526
Resumo: O presente estudo foi desenvolvido através da concretização de uma abordagem quanti-tativa, recorrendo-se à análise de dados por meio de aplicação de inquéritos por questio-nário, com o objectivo de identificar e caracterizar o perfil do universo de aprendizagens institucionais disponibilizadas pelas instituições da freguesia de Nossa Senhora da Con-ceição (Alandroal), na década de 1997-2007. A cartografia deste universo de aprendizagens permitiu conhecer e caracterizar, neste território, os projectos educativos disponibilizados pelas instituições locais, em contex-tos formais, não formais e informais de aprendizagem e a eventual relevância e signifi-cado no processo de qualificação dos indivíduos residentes nesta freguesia. Verificou-se que a maioria das instituições inquiridas pertencem ao sector do comércio e restauração e, na década considerada, evidenciaram uma elevada dinâmica associativa no que à formação e educação diz respeito, contribuindo, desta forma, para a qualifica-ção da população adulta. Foram inquiridas 106 instituições e identificadas 284 aprendizagens institucionais, com maior ocorrência no ano de 2007. Estas aprendizagens localizaram-se nas áreas de Ciências Sociais, Comércio e Direito e tiveram, como principais objectivos, o melhora-mento do funcionamento e a modernização das instituições, assim como a melhoria do exercício profissional dos funcionários ou colaboradores. Foram aprendizagens de curta duração realizadas, na sua maioria, em contexto laboral e com ausência de certificação; ### ABSTRACT: “Learning Archeology in the Parish of Nossa Senhora da Conceição – Alandroal (1997-2007)” The present study was developed through the implementation of a quantitative approach to the analysis using data through the application of questionnaire surveys, in order to identify and characterize the universe of available institutional learning institutions in the parish of Nossa Senhora da Conceição (Alandroal), in the decade of 1997-2007. The mapping of this universe of learning helped identify and characterize this territory, the educational projects provided by local institutions, in formal, non formal and infor-mal learning and the possible relevance and meaning in the process of qualification of individuals living in this parish. It was found that most institutions surveyed belong to the trade and catering sector and, in the decade, showed a high associative dynamics in the training and education con-cerns, thus contributing to the qualification of the adult population. 106 institutions were surveyed and identified 284 institutional learning, with greater occurrence in 2007. These learning located in the areas of Social Sciences, Commerce and Law and had as main objective the improvement and modernization of the function-ing of the institutions, as well as the improvement of professional staff or contributors. Learning were of short duration carried out mostly in the employment context and lack of certification. Keywords: Formal education, non formal education, informal education, lifelong learn-ing, education and local development.
id RCAP_232fe9ba4ca89a227eebdbbc32457401
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/11526
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Arqueologia das aprendizagens na freguesia de Nossa Senhora da Conceição - Alandroal (1997-2007)Educação formalEducação não formalEducação informalAprendizagem ao longo da vidaEducação e desenvolvimento localFormal educationNon formal educationInformal educationLife long learningEducational and local developmentO presente estudo foi desenvolvido através da concretização de uma abordagem quanti-tativa, recorrendo-se à análise de dados por meio de aplicação de inquéritos por questio-nário, com o objectivo de identificar e caracterizar o perfil do universo de aprendizagens institucionais disponibilizadas pelas instituições da freguesia de Nossa Senhora da Con-ceição (Alandroal), na década de 1997-2007. A cartografia deste universo de aprendizagens permitiu conhecer e caracterizar, neste território, os projectos educativos disponibilizados pelas instituições locais, em contex-tos formais, não formais e informais de aprendizagem e a eventual relevância e signifi-cado no processo de qualificação dos indivíduos residentes nesta freguesia. Verificou-se que a maioria das instituições inquiridas pertencem ao sector do comércio e restauração e, na década considerada, evidenciaram uma elevada dinâmica associativa no que à formação e educação diz respeito, contribuindo, desta forma, para a qualifica-ção da população adulta. Foram inquiridas 106 instituições e identificadas 284 aprendizagens institucionais, com maior ocorrência no ano de 2007. Estas aprendizagens localizaram-se nas áreas de Ciências Sociais, Comércio e Direito e tiveram, como principais objectivos, o melhora-mento do funcionamento e a modernização das instituições, assim como a melhoria do exercício profissional dos funcionários ou colaboradores. Foram aprendizagens de curta duração realizadas, na sua maioria, em contexto laboral e com ausência de certificação; ### ABSTRACT: “Learning Archeology in the Parish of Nossa Senhora da Conceição – Alandroal (1997-2007)” The present study was developed through the implementation of a quantitative approach to the analysis using data through the application of questionnaire surveys, in order to identify and characterize the universe of available institutional learning institutions in the parish of Nossa Senhora da Conceição (Alandroal), in the decade of 1997-2007. The mapping of this universe of learning helped identify and characterize this territory, the educational projects provided by local institutions, in formal, non formal and infor-mal learning and the possible relevance and meaning in the process of qualification of individuals living in this parish. It was found that most institutions surveyed belong to the trade and catering sector and, in the decade, showed a high associative dynamics in the training and education con-cerns, thus contributing to the qualification of the adult population. 106 institutions were surveyed and identified 284 institutional learning, with greater occurrence in 2007. These learning located in the areas of Social Sciences, Commerce and Law and had as main objective the improvement and modernization of the function-ing of the institutions, as well as the improvement of professional staff or contributors. Learning were of short duration carried out mostly in the employment context and lack of certification. Keywords: Formal education, non formal education, informal education, lifelong learn-ing, education and local development.Universidade de Évora2014-10-01T16:20:20Z2014-10-012012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11526http://hdl.handle.net/10174/11526porDepartamento de Pedagogia e Educaçãond229Galhardas, Elisabete de Jesus dos Passosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:55:00Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11526Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:06.052352Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Arqueologia das aprendizagens na freguesia de Nossa Senhora da Conceição - Alandroal (1997-2007)
title Arqueologia das aprendizagens na freguesia de Nossa Senhora da Conceição - Alandroal (1997-2007)
spellingShingle Arqueologia das aprendizagens na freguesia de Nossa Senhora da Conceição - Alandroal (1997-2007)
Galhardas, Elisabete de Jesus dos Passos
Educação formal
Educação não formal
Educação informal
Aprendizagem ao longo da vida
Educação e desenvolvimento local
Formal education
Non formal education
Informal education
Life long learning
Educational and local development
title_short Arqueologia das aprendizagens na freguesia de Nossa Senhora da Conceição - Alandroal (1997-2007)
title_full Arqueologia das aprendizagens na freguesia de Nossa Senhora da Conceição - Alandroal (1997-2007)
title_fullStr Arqueologia das aprendizagens na freguesia de Nossa Senhora da Conceição - Alandroal (1997-2007)
title_full_unstemmed Arqueologia das aprendizagens na freguesia de Nossa Senhora da Conceição - Alandroal (1997-2007)
title_sort Arqueologia das aprendizagens na freguesia de Nossa Senhora da Conceição - Alandroal (1997-2007)
author Galhardas, Elisabete de Jesus dos Passos
author_facet Galhardas, Elisabete de Jesus dos Passos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Galhardas, Elisabete de Jesus dos Passos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação formal
Educação não formal
Educação informal
Aprendizagem ao longo da vida
Educação e desenvolvimento local
Formal education
Non formal education
Informal education
Life long learning
Educational and local development
topic Educação formal
Educação não formal
Educação informal
Aprendizagem ao longo da vida
Educação e desenvolvimento local
Formal education
Non formal education
Informal education
Life long learning
Educational and local development
description O presente estudo foi desenvolvido através da concretização de uma abordagem quanti-tativa, recorrendo-se à análise de dados por meio de aplicação de inquéritos por questio-nário, com o objectivo de identificar e caracterizar o perfil do universo de aprendizagens institucionais disponibilizadas pelas instituições da freguesia de Nossa Senhora da Con-ceição (Alandroal), na década de 1997-2007. A cartografia deste universo de aprendizagens permitiu conhecer e caracterizar, neste território, os projectos educativos disponibilizados pelas instituições locais, em contex-tos formais, não formais e informais de aprendizagem e a eventual relevância e signifi-cado no processo de qualificação dos indivíduos residentes nesta freguesia. Verificou-se que a maioria das instituições inquiridas pertencem ao sector do comércio e restauração e, na década considerada, evidenciaram uma elevada dinâmica associativa no que à formação e educação diz respeito, contribuindo, desta forma, para a qualifica-ção da população adulta. Foram inquiridas 106 instituições e identificadas 284 aprendizagens institucionais, com maior ocorrência no ano de 2007. Estas aprendizagens localizaram-se nas áreas de Ciências Sociais, Comércio e Direito e tiveram, como principais objectivos, o melhora-mento do funcionamento e a modernização das instituições, assim como a melhoria do exercício profissional dos funcionários ou colaboradores. Foram aprendizagens de curta duração realizadas, na sua maioria, em contexto laboral e com ausência de certificação; ### ABSTRACT: “Learning Archeology in the Parish of Nossa Senhora da Conceição – Alandroal (1997-2007)” The present study was developed through the implementation of a quantitative approach to the analysis using data through the application of questionnaire surveys, in order to identify and characterize the universe of available institutional learning institutions in the parish of Nossa Senhora da Conceição (Alandroal), in the decade of 1997-2007. The mapping of this universe of learning helped identify and characterize this territory, the educational projects provided by local institutions, in formal, non formal and infor-mal learning and the possible relevance and meaning in the process of qualification of individuals living in this parish. It was found that most institutions surveyed belong to the trade and catering sector and, in the decade, showed a high associative dynamics in the training and education con-cerns, thus contributing to the qualification of the adult population. 106 institutions were surveyed and identified 284 institutional learning, with greater occurrence in 2007. These learning located in the areas of Social Sciences, Commerce and Law and had as main objective the improvement and modernization of the function-ing of the institutions, as well as the improvement of professional staff or contributors. Learning were of short duration carried out mostly in the employment context and lack of certification. Keywords: Formal education, non formal education, informal education, lifelong learn-ing, education and local development.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2014-10-01T16:20:20Z
2014-10-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/11526
http://hdl.handle.net/10174/11526
url http://hdl.handle.net/10174/11526
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
nd
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136536316346368