Entre a exaltação e o declínio: Museus no colonial e no pós-colonial: O caso moçambicano com foco no Museu Nacional de Etnologia (1956-1993)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Madureira, Tânia Isabel Guimarães
Data de Publicação: 2023
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/31259
Resumo: Partindo de uma análise geral do contexto museológico em Moçambique, esta tese tem como principal objeto de pesquisa o Museu Nacional de Etnologia, localizado no norte do país, na cidade de Nampula. Pretende-se fornecer uma análise das reconfigurações institucionais deste Museu, desde a sua criação em 1956, no período de vigência do regime colonial português, então designado Museu Comandante Ferreira de Almeida, até à sua posterior reformulação, após a independência de Moçambique, que conduziu à sua reabertura em 1993 como Museu Nacional de Etnologia. Argumenta-se que embora o Museu tenha sido apropriado, ora para validar a ocupação do regime colonial português, ora para veicular narrativas de unidade cultural no âmbito dos processos de construção do Estado-nação independente, não deixou de estar isento de ambiguidades e várias dificuldades, expondo o quanto a ideia de hegemonia cultural e coerência institucional pode ser precária ou colocada em questão. A transformação pós-colonial em Museu Nacional de Etnologia contou com a cooperação internacional, sobretudo sueca e dinamarquesa. Neste sentido, um segundo argumento deste trabalho passa por problematizar os programas de cooperação internacional que tiveram lugar no Museu como uma reprodução de relações e atitudes da ideologia imperialista, salientando as convergências e disjunções que nasceram da atuação desses programas no terreno. Esta tese propõe assim a reconstituição das várias fases de exaltação e declínio do Museu, geradas pelas relações Norte/Sul Global, enquanto contributo para reconsiderar o papel e o lugar do Museu no seio da sociedade moçambicana.
id RCAP_23437375a2f457f159f1cd76de74dd66
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/31259
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Entre a exaltação e o declínio: Museus no colonial e no pós-colonial: O caso moçambicano com foco no Museu Nacional de Etnologia (1956-1993)MoçambiqueMuseu -- MuseumColonialismo -- ColonialismPós-colonialismo -- PostcolonialismCooperação internacional -- International cooperationMozambiquePartindo de uma análise geral do contexto museológico em Moçambique, esta tese tem como principal objeto de pesquisa o Museu Nacional de Etnologia, localizado no norte do país, na cidade de Nampula. Pretende-se fornecer uma análise das reconfigurações institucionais deste Museu, desde a sua criação em 1956, no período de vigência do regime colonial português, então designado Museu Comandante Ferreira de Almeida, até à sua posterior reformulação, após a independência de Moçambique, que conduziu à sua reabertura em 1993 como Museu Nacional de Etnologia. Argumenta-se que embora o Museu tenha sido apropriado, ora para validar a ocupação do regime colonial português, ora para veicular narrativas de unidade cultural no âmbito dos processos de construção do Estado-nação independente, não deixou de estar isento de ambiguidades e várias dificuldades, expondo o quanto a ideia de hegemonia cultural e coerência institucional pode ser precária ou colocada em questão. A transformação pós-colonial em Museu Nacional de Etnologia contou com a cooperação internacional, sobretudo sueca e dinamarquesa. Neste sentido, um segundo argumento deste trabalho passa por problematizar os programas de cooperação internacional que tiveram lugar no Museu como uma reprodução de relações e atitudes da ideologia imperialista, salientando as convergências e disjunções que nasceram da atuação desses programas no terreno. Esta tese propõe assim a reconstituição das várias fases de exaltação e declínio do Museu, geradas pelas relações Norte/Sul Global, enquanto contributo para reconsiderar o papel e o lugar do Museu no seio da sociedade moçambicana.This thesis has as its main object of research the National Museum of Ethnology, located in the north of the country, in the city of Nampula. It is intended to provide an analysis of the institutional reconfigurations of this Museum, since its creation in 1956, during the period of the Portuguese colonial regime, then designated Museu Comandante Ferreira de Almeida, until its subsequent reformulation, with the independence of Mozambique, which led to its reopening in 1993 as the National Museum of Ethnology. It is argued that although the Museum was appropriated, either to validate the occupation of the Portuguese colonial regime, or to convey narratives of cultural unity within the newly independent nation-state, it was not free of ambiguities and various difficulties, exposing how the idea of cultural hegemony and institutional coherence can be precarious or called into question. The post-colonial transformation into the National Museum of Ethnology relied on international cooperation, especially from Sweden and Denmark. In this sense a second argument of this work is to problematize the international cooperation that took place in the Museum as a reproduction of relations and attitudes of the imperial ideology, highlighting the convergences and disjunctions that emerged from the performance of these programs on the ground. This thesis thus proposes the reconstitution of the various phases of exaltation and decay of the Museum, generated by North/Global South relations, while contributing to reconsider the role and place of the Museum within Mozambican society.2024-01-08T00:00:00Z2024-01-08T00:00:00Z2024-01-082023-09doctoral thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/31259TID:101552238por978-989-781-969-8Madureira, Tânia Isabel Guimarãesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-08-04T01:17:57Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/31259Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-08-04T01:17:57Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Entre a exaltação e o declínio: Museus no colonial e no pós-colonial: O caso moçambicano com foco no Museu Nacional de Etnologia (1956-1993)
title Entre a exaltação e o declínio: Museus no colonial e no pós-colonial: O caso moçambicano com foco no Museu Nacional de Etnologia (1956-1993)
spellingShingle Entre a exaltação e o declínio: Museus no colonial e no pós-colonial: O caso moçambicano com foco no Museu Nacional de Etnologia (1956-1993)
Madureira, Tânia Isabel Guimarães
Moçambique
Museu -- Museum
Colonialismo -- Colonialism
Pós-colonialismo -- Postcolonialism
Cooperação internacional -- International cooperation
Mozambique
title_short Entre a exaltação e o declínio: Museus no colonial e no pós-colonial: O caso moçambicano com foco no Museu Nacional de Etnologia (1956-1993)
title_full Entre a exaltação e o declínio: Museus no colonial e no pós-colonial: O caso moçambicano com foco no Museu Nacional de Etnologia (1956-1993)
title_fullStr Entre a exaltação e o declínio: Museus no colonial e no pós-colonial: O caso moçambicano com foco no Museu Nacional de Etnologia (1956-1993)
title_full_unstemmed Entre a exaltação e o declínio: Museus no colonial e no pós-colonial: O caso moçambicano com foco no Museu Nacional de Etnologia (1956-1993)
title_sort Entre a exaltação e o declínio: Museus no colonial e no pós-colonial: O caso moçambicano com foco no Museu Nacional de Etnologia (1956-1993)
author Madureira, Tânia Isabel Guimarães
author_facet Madureira, Tânia Isabel Guimarães
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Madureira, Tânia Isabel Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv Moçambique
Museu -- Museum
Colonialismo -- Colonialism
Pós-colonialismo -- Postcolonialism
Cooperação internacional -- International cooperation
Mozambique
topic Moçambique
Museu -- Museum
Colonialismo -- Colonialism
Pós-colonialismo -- Postcolonialism
Cooperação internacional -- International cooperation
Mozambique
description Partindo de uma análise geral do contexto museológico em Moçambique, esta tese tem como principal objeto de pesquisa o Museu Nacional de Etnologia, localizado no norte do país, na cidade de Nampula. Pretende-se fornecer uma análise das reconfigurações institucionais deste Museu, desde a sua criação em 1956, no período de vigência do regime colonial português, então designado Museu Comandante Ferreira de Almeida, até à sua posterior reformulação, após a independência de Moçambique, que conduziu à sua reabertura em 1993 como Museu Nacional de Etnologia. Argumenta-se que embora o Museu tenha sido apropriado, ora para validar a ocupação do regime colonial português, ora para veicular narrativas de unidade cultural no âmbito dos processos de construção do Estado-nação independente, não deixou de estar isento de ambiguidades e várias dificuldades, expondo o quanto a ideia de hegemonia cultural e coerência institucional pode ser precária ou colocada em questão. A transformação pós-colonial em Museu Nacional de Etnologia contou com a cooperação internacional, sobretudo sueca e dinamarquesa. Neste sentido, um segundo argumento deste trabalho passa por problematizar os programas de cooperação internacional que tiveram lugar no Museu como uma reprodução de relações e atitudes da ideologia imperialista, salientando as convergências e disjunções que nasceram da atuação desses programas no terreno. Esta tese propõe assim a reconstituição das várias fases de exaltação e declínio do Museu, geradas pelas relações Norte/Sul Global, enquanto contributo para reconsiderar o papel e o lugar do Museu no seio da sociedade moçambicana.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09
2024-01-08T00:00:00Z
2024-01-08T00:00:00Z
2024-01-08
dc.type.driver.fl_str_mv doctoral thesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/31259
TID:101552238
url http://hdl.handle.net/10071/31259
identifier_str_mv TID:101552238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-989-781-969-8
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817546551308845056