Entre políticos e mestres de cultura popular: discurso, poder e ideologia nos museus
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/5113 |
Resumo: | As narrativas produzidas nos circuitos expográficos são discursos carregados de significados, intencionalidades e ideologias, que podem ser analisados a partir dos objetos expostos, dos vazios, dos ditos e dos não ditos. A partir de um aporte teórico de autores ligados às ciências sociais e, especificamente, ao campo da Sociomuseologia que atuam com a questão da construção de discursos, memória e poder, o presente artigo pretende analisar os discursos das narrativas expográficas de um museu tradicional, o Museu Municipal de Borborema, e de um museu comunitário, o Museu da Escola Viva Olho do Tempo, ambos localizados no Estado da Paraíba. Nessa perspectiva, a análise perpassa sobre como os sujeitos sociais são representados nesses dois museus, diametralmente opostos na forma de construção de suas exposições. |
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Entre políticos e mestres de cultura popular: discurso, poder e ideologia nos museus MUSEOLOGIAMUSEUSIDEOLOGIAS POLÍTICASMEMÓRIADISCURSOSSOCIOMUSEOLOGIAMUSEOLOGYMUSEUMSSOCIOMUSEOLOGYPOLITICAL IDEOLOGIESMEMORYSPEECHESAs narrativas produzidas nos circuitos expográficos são discursos carregados de significados, intencionalidades e ideologias, que podem ser analisados a partir dos objetos expostos, dos vazios, dos ditos e dos não ditos. A partir de um aporte teórico de autores ligados às ciências sociais e, especificamente, ao campo da Sociomuseologia que atuam com a questão da construção de discursos, memória e poder, o presente artigo pretende analisar os discursos das narrativas expográficas de um museu tradicional, o Museu Municipal de Borborema, e de um museu comunitário, o Museu da Escola Viva Olho do Tempo, ambos localizados no Estado da Paraíba. Nessa perspectiva, a análise perpassa sobre como os sujeitos sociais são representados nesses dois museus, diametralmente opostos na forma de construção de suas exposições.The narratives produced in expográficos circuits discourses are loaded with meanings, intentions and ideologies that can be analyzed from the exposed objects, the voids, the said and the unsaid. From a theoretical contribution of authors related to the social sciences and, specifically, to the field of Sociomuseology working with the issue of construction of discourses, memory and power, this article aims to analyze the discourses of expográficas narratives of a traditional museum, Municipal Museum of Borborema, and a community museum, the Museum of the Living Eye School Time, both located in the State of Paraíba. In this perspective, the analysis goes through about social subjects are represented in these two museums, diametrically opposed in the form of construction of its exhibitions.Edições Universitárias Lusófonas2014-07-01T12:55:49Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5113por1646-3714Tolentino, Átila Bezerrainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:08:55Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5113Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:03.654381Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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