A maçã de Eva: formas de conjugalidade no cinema português contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Susana
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/1482
Resumo: O cinema é uma forma cultural democrática ou “popular”, pois é, simultaneamente, uma expressão da sociedade e da cultura de que faz parte e um poderoso meio de comunicação/cultura de massas capaz de modelar comportamentos e atitudes sociais. Os filmes enquanto produtos culturais inscritos num contexto histórico-social definido podem ser vistos como representações, construções e reconstruções de um conjunto de valores socialmente aceites por essa mesma sociedade, sendo deste modo um objecto de particular interesse para analisar as transformações desses mesmos valores no que diz respeito às práticas e às representações dos actores sociais num determinado aspecto do quotidiano. No caso concreto do presente artigo, com base numa tese de licenciatura em Sociologia , pretende-se tentar aferir os modos e as formas como as relações conjugais são representadas no cinema português contemporâneo através da análise intensiva de um conjunto de quatro filmes.
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