A maçã de Eva: formas de conjugalidade no cinema português contemporâneo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/1482 |
Resumo: | O cinema é uma forma cultural democrática ou “popular”, pois é, simultaneamente, uma expressão da sociedade e da cultura de que faz parte e um poderoso meio de comunicação/cultura de massas capaz de modelar comportamentos e atitudes sociais. Os filmes enquanto produtos culturais inscritos num contexto histórico-social definido podem ser vistos como representações, construções e reconstruções de um conjunto de valores socialmente aceites por essa mesma sociedade, sendo deste modo um objecto de particular interesse para analisar as transformações desses mesmos valores no que diz respeito às práticas e às representações dos actores sociais num determinado aspecto do quotidiano. No caso concreto do presente artigo, com base numa tese de licenciatura em Sociologia , pretende-se tentar aferir os modos e as formas como as relações conjugais são representadas no cinema português contemporâneo através da análise intensiva de um conjunto de quatro filmes. |
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A maçã de Eva: formas de conjugalidade no cinema português contemporâneoFormas de conjugalidadePapéis sociais de géneroCinema português contemporâneoConjugality formsGender social roleContemporary portuguese cinemaO cinema é uma forma cultural democrática ou “popular”, pois é, simultaneamente, uma expressão da sociedade e da cultura de que faz parte e um poderoso meio de comunicação/cultura de massas capaz de modelar comportamentos e atitudes sociais. Os filmes enquanto produtos culturais inscritos num contexto histórico-social definido podem ser vistos como representações, construções e reconstruções de um conjunto de valores socialmente aceites por essa mesma sociedade, sendo deste modo um objecto de particular interesse para analisar as transformações desses mesmos valores no que diz respeito às práticas e às representações dos actores sociais num determinado aspecto do quotidiano. No caso concreto do presente artigo, com base numa tese de licenciatura em Sociologia , pretende-se tentar aferir os modos e as formas como as relações conjugais são representadas no cinema português contemporâneo através da análise intensiva de um conjunto de quatro filmes.Cinema is a democratic or popular cultural form, being at the same time an expression of the society and culture it belongs to and a powerful mass communication/culture medium, capable of modelling both behaviours and social attitudes. Films, as cultural products embedded in a particular historic and social context, may be seen as representations, constructions and reconstructions of a set of socially accepted values in that society. As such, they stand as an especially pertinent object for the analysis of transformations of the said values in respect to social actors’ practices and representations of several aspects of everyday life. The current article – based on the author’s bachelor dissertation – aims to analyze the way marriage is represented in Portuguese contemporary cinema. It does so through the intensive analysis of four commercially successful films.CIES - ISCTE2009-05-25T14:25:15Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/1482porISSN 1647-0893Santos, Susanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:43:12Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1482Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:20:18.605640Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O cinema é uma forma cultural democrática ou “popular”, pois é, simultaneamente, uma expressão da sociedade e da cultura de que faz parte e um poderoso meio de comunicação/cultura de massas capaz de modelar comportamentos e atitudes sociais. Os filmes enquanto produtos culturais inscritos num contexto histórico-social definido podem ser vistos como representações, construções e reconstruções de um conjunto de valores socialmente aceites por essa mesma sociedade, sendo deste modo um objecto de particular interesse para analisar as transformações desses mesmos valores no que diz respeito às práticas e às representações dos actores sociais num determinado aspecto do quotidiano. No caso concreto do presente artigo, com base numa tese de licenciatura em Sociologia , pretende-se tentar aferir os modos e as formas como as relações conjugais são representadas no cinema português contemporâneo através da análise intensiva de um conjunto de quatro filmes. |
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