Toque corporal e aquisição de aptidões sociais: impacto do programa Toque de Chi em crianças de jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raimundo, Joana Filipa Henriques
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/28122
Resumo: Esta investigação tem como objetivo: avaliar o impacto do programa “Toque de Chi” ao nível das aptidões sociais em crianças de Jardim de Infância do Concelho de Benavente. Nela participaram 21 educadoras responsáveis pelas 371 crianças (dos três aos seis anos de ambos os sexos) a que diz respeito o estudo. O instrumento utilizado foi a versão portuguesa de Gomes e Pereira, de 2014, da Pré escola e jardim de infância escala de comportamento - PKBS-2, 2ª Edição. “Escalas de Comportamentos para as Crianças em Idade Pré-Escolar” preenchido pelas Educadoras de Infância, em dois momentos distintos. Durante este intervalo de tempo de cerca de sete meses ocorreram, semanalmente, as sessões do programa “Toque de Chi”. Os resultados evidenciam a existência de diferenças significativas em todas as dimensões avaliadas, sendo a dimensão “Interação Social” a que apresenta uma diferença com maior significância. São também as crianças mais velhas (de cinco e seis anos) as que apresentam melhores resultados. No seu todo são os rapazes que apresentam uma maior evolução comparativamente às raparigas. O estudo permite-nos concluir que durante o tempo em que decorreu o programa “Toque de Chi” estas crianças dos Jardins de Infância do Concelho de Benavente desenvolveram significativamente as suas aptidões sociais. Outros estudos serão necessários no sentido de poder controlar todas as variáveis que possam eventualmente ter impacto nos resultados; Abstract: This research aim: to assess the impact of the program “Toque de Chi” on social skills in children of Kindergartens from the Municipality of Benevento. In this research participated 21 educators, responsible for the 371 children (from three to six years old, of both sexes) who constitute de study’s sample? The measure used was the Portuguese version of the Preschool and Kindergarten Behavior Scale- PKBS-2, 2nd Edition (Gomes &Pereira, 2014) that was completed by the Kindergarten Educators, at two different moments. Between these 2 moments (seven months), there were weekly sessions of the “Toque de Chi” program. Results shows significant differences in all the dimensions evaluated, with the most significant difference in “Social Interaction” dimension. Data also shows that the oldest children (five and six years old) have the best improvement in the scale’s dimensions. Moreover, there are sex differences, as boys show a greater evolution compared to girls. The study allows us to conclude that during the program “Toque de Chi” these children from Kindergartens of Municipality of Benevento have developed significantly their social skills. Further studies will be necessary in order to be able to control all other variables that may have an impact on the results.
id RCAP_2363ef93e061ae1d1eabcec21b50c4a1
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/28122
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Toque corporal e aquisição de aptidões sociais: impacto do programa Toque de Chi em crianças de jardim de infânciaAptidões SociaisMediação CorporalPrograma de intervençãoToque CorporalJardim de InfânciaSocial SkillsBodily MediationIntervention programTouchKindergartenEsta investigação tem como objetivo: avaliar o impacto do programa “Toque de Chi” ao nível das aptidões sociais em crianças de Jardim de Infância do Concelho de Benavente. Nela participaram 21 educadoras responsáveis pelas 371 crianças (dos três aos seis anos de ambos os sexos) a que diz respeito o estudo. O instrumento utilizado foi a versão portuguesa de Gomes e Pereira, de 2014, da Pré escola e jardim de infância escala de comportamento - PKBS-2, 2ª Edição. “Escalas de Comportamentos para as Crianças em Idade Pré-Escolar” preenchido pelas Educadoras de Infância, em dois momentos distintos. Durante este intervalo de tempo de cerca de sete meses ocorreram, semanalmente, as sessões do programa “Toque de Chi”. Os resultados evidenciam a existência de diferenças significativas em todas as dimensões avaliadas, sendo a dimensão “Interação Social” a que apresenta uma diferença com maior significância. São também as crianças mais velhas (de cinco e seis anos) as que apresentam melhores resultados. No seu todo são os rapazes que apresentam uma maior evolução comparativamente às raparigas. O estudo permite-nos concluir que durante o tempo em que decorreu o programa “Toque de Chi” estas crianças dos Jardins de Infância do Concelho de Benavente desenvolveram significativamente as suas aptidões sociais. Outros estudos serão necessários no sentido de poder controlar todas as variáveis que possam eventualmente ter impacto nos resultados; Abstract: This research aim: to assess the impact of the program “Toque de Chi” on social skills in children of Kindergartens from the Municipality of Benevento. In this research participated 21 educators, responsible for the 371 children (from three to six years old, of both sexes) who constitute de study’s sample? The measure used was the Portuguese version of the Preschool and Kindergarten Behavior Scale- PKBS-2, 2nd Edition (Gomes &Pereira, 2014) that was completed by the Kindergarten Educators, at two different moments. Between these 2 moments (seven months), there were weekly sessions of the “Toque de Chi” program. Results shows significant differences in all the dimensions evaluated, with the most significant difference in “Social Interaction” dimension. Data also shows that the oldest children (five and six years old) have the best improvement in the scale’s dimensions. Moreover, there are sex differences, as boys show a greater evolution compared to girls. The study allows us to conclude that during the program “Toque de Chi” these children from Kindergartens of Municipality of Benevento have developed significantly their social skills. Further studies will be necessary in order to be able to control all other variables that may have an impact on the results.Universidade de Évora2020-09-02T11:25:08Z2020-09-022020-07-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/28122http://hdl.handle.net/10174/28122TID:202511960porDepartamento de Psicologiajoana_raimundo_94@hotmail.com681Raimundo, Joana Filipa Henriquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:24:13Zoai:dspace.uevora.pt:10174/28122Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:18:04.554640Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Toque corporal e aquisição de aptidões sociais: impacto do programa Toque de Chi em crianças de jardim de infância
title Toque corporal e aquisição de aptidões sociais: impacto do programa Toque de Chi em crianças de jardim de infância
spellingShingle Toque corporal e aquisição de aptidões sociais: impacto do programa Toque de Chi em crianças de jardim de infância
Raimundo, Joana Filipa Henriques
Aptidões Sociais
Mediação Corporal
Programa de intervenção
Toque Corporal
Jardim de Infância
Social Skills
Bodily Mediation
Intervention program
Touch
Kindergarten
title_short Toque corporal e aquisição de aptidões sociais: impacto do programa Toque de Chi em crianças de jardim de infância
title_full Toque corporal e aquisição de aptidões sociais: impacto do programa Toque de Chi em crianças de jardim de infância
title_fullStr Toque corporal e aquisição de aptidões sociais: impacto do programa Toque de Chi em crianças de jardim de infância
title_full_unstemmed Toque corporal e aquisição de aptidões sociais: impacto do programa Toque de Chi em crianças de jardim de infância
title_sort Toque corporal e aquisição de aptidões sociais: impacto do programa Toque de Chi em crianças de jardim de infância
author Raimundo, Joana Filipa Henriques
author_facet Raimundo, Joana Filipa Henriques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Raimundo, Joana Filipa Henriques
dc.subject.por.fl_str_mv Aptidões Sociais
Mediação Corporal
Programa de intervenção
Toque Corporal
Jardim de Infância
Social Skills
Bodily Mediation
Intervention program
Touch
Kindergarten
topic Aptidões Sociais
Mediação Corporal
Programa de intervenção
Toque Corporal
Jardim de Infância
Social Skills
Bodily Mediation
Intervention program
Touch
Kindergarten
description Esta investigação tem como objetivo: avaliar o impacto do programa “Toque de Chi” ao nível das aptidões sociais em crianças de Jardim de Infância do Concelho de Benavente. Nela participaram 21 educadoras responsáveis pelas 371 crianças (dos três aos seis anos de ambos os sexos) a que diz respeito o estudo. O instrumento utilizado foi a versão portuguesa de Gomes e Pereira, de 2014, da Pré escola e jardim de infância escala de comportamento - PKBS-2, 2ª Edição. “Escalas de Comportamentos para as Crianças em Idade Pré-Escolar” preenchido pelas Educadoras de Infância, em dois momentos distintos. Durante este intervalo de tempo de cerca de sete meses ocorreram, semanalmente, as sessões do programa “Toque de Chi”. Os resultados evidenciam a existência de diferenças significativas em todas as dimensões avaliadas, sendo a dimensão “Interação Social” a que apresenta uma diferença com maior significância. São também as crianças mais velhas (de cinco e seis anos) as que apresentam melhores resultados. No seu todo são os rapazes que apresentam uma maior evolução comparativamente às raparigas. O estudo permite-nos concluir que durante o tempo em que decorreu o programa “Toque de Chi” estas crianças dos Jardins de Infância do Concelho de Benavente desenvolveram significativamente as suas aptidões sociais. Outros estudos serão necessários no sentido de poder controlar todas as variáveis que possam eventualmente ter impacto nos resultados; Abstract: This research aim: to assess the impact of the program “Toque de Chi” on social skills in children of Kindergartens from the Municipality of Benevento. In this research participated 21 educators, responsible for the 371 children (from three to six years old, of both sexes) who constitute de study’s sample? The measure used was the Portuguese version of the Preschool and Kindergarten Behavior Scale- PKBS-2, 2nd Edition (Gomes &Pereira, 2014) that was completed by the Kindergarten Educators, at two different moments. Between these 2 moments (seven months), there were weekly sessions of the “Toque de Chi” program. Results shows significant differences in all the dimensions evaluated, with the most significant difference in “Social Interaction” dimension. Data also shows that the oldest children (five and six years old) have the best improvement in the scale’s dimensions. Moreover, there are sex differences, as boys show a greater evolution compared to girls. The study allows us to conclude that during the program “Toque de Chi” these children from Kindergartens of Municipality of Benevento have developed significantly their social skills. Further studies will be necessary in order to be able to control all other variables that may have an impact on the results.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-02T11:25:08Z
2020-09-02
2020-07-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/28122
http://hdl.handle.net/10174/28122
TID:202511960
url http://hdl.handle.net/10174/28122
identifier_str_mv TID:202511960
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia
joana_raimundo_94@hotmail.com
681
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136662754689024