Ensaio Combinado de Motores e Variadores de Velocidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/40390 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra |
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Ensaio Combinado de Motores e Variadores de VelocidadeInrushmotor de induçãoeficiênciavariador eletrónico de velocidadequalidade de energiaInrushinduction motorefficiencyvariable speed drivepower qualityDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de CoimbraOs motores elétricos podem ser utilizados numa vasta gama de aplicações. O seu desenvolvimento e aumento de eficiência é um aspeto fundamental, pois vai permitir uma redução quer no consumo de energia elétrica quer nas emissões de CO2 que lhe estão associadas. Nesta dissertação foram testados motores de indução trifásicos da marca WEG, com diferentes classes de eficiência (IE1, IE2, IE3 e IE4), a fim de detetar o pico de corrente inrush, durante o arranque destes motores em regime de rotor bloqueado e em vazio. A degradação da qualidade de energia e a introdução de dispositivos eletrónicos afetam significativamente a eficiência e tempo de vida útil dos motores. Como tal, na segunda fase desta dissertação foi testado o mesmo motor IE3, alimentado com tensões desequilibradas, para deste modo analisar a influência que a qualidade da energia elétrica fornecida ao motor tem para o seu desempenho. Para finalizar, utilizou-se um Variador Eletrónico de Velocidade para analisar o desempenho do mesmo para diferentes velocidades e diferentes níveis de carga.Electric motors can be used in a wide range of applications. Its development and increased efficiency is a key aspect, because it will allow reductions in the energy consumption or in the associated CO2 emissions. In this thesis, induction motors from WEG, with different efficiency classes (IE1, IE2, IE3 and IE4), were tested, in order to detect the peak inrush current during motor start-up under lockedrotor and no load conditions. The degradation of power quality and the introduction of electronic devices will significantly affect the efficiency and service life of the motors. As such, in the second phase of this thesis the same IE3 motor was tested, supplied with unbalanced voltages, to thereby analyze the influence that the quality of the power supplied to the motor has to its performance. Finally, a variable speed drive to supply the motor is coupled to it, to check its performance for different speeds and different loads.2014-07-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/40390http://hdl.handle.net/10316/40390TID:201672928porFerreira, Fábio André Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-02-16T10:38:08Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/40390Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:58:06.056960Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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