Percursos profissionais dos diplomados do ensino superior em São Tomé e Príncipe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Anain Diddier Amado Pires dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/35593
Resumo: Um dos principais contributos das instituições de ensino superior, para os locais onde estão inseridas, decorre da forma como os diplomados se integram no mercado de trabalho e assim contribuem para a criação de riqueza e para o desenvolvimento. Este estudo tem como objetivo caracterizar os percursos profissionais dos diplomados do Ensino Superior de São Tomé e Príncipe e, em particular, identificar e compreender os fatores que os influenciam e caracterizam. Estudar a empregabilidade implica investigar acerca dos fatores de ordem individual e familiar, que a influenciam, bem como das razões das escolhas, desde o percurso formativo, passando pelo percurso de inserção profissional e pelas opções e oportunidades encontradas após o final do curso. O conjunto de conhecimentos e competências pré-existente e adquirido ao longo da formação no ensino superior são fundamentais. Além das características associadas ao individuo e ao seu contexto, é necessário conhecer as exigências e preferências dos mercados de trabalho. Este estudo utiliza metodologias de natureza quantitativa, a partir da realização de inquéritos por questionário. Em geral, verifica-se que percursos de inserção profissional melhor sucedidos tendem a correlacionar-se com atitudes de procura de emprego mais pró-ativas; - Professional paths of higher education graduates in Sao Tome and Principe - ABSTRACT: One of the main inputs of Higher Education Institutions, to the places where they located, stems from the way in which graduated are integrated into the labor market and thus contribute to the creation of wealth and development. This study aims to characterize the professional paths of higher education graduated in São Tomé and Príncipe and to identify and understand the factors that influence and characterize them. Studying employability implies investigating the individual and family factors that influence it, as well as the reasons for the choices, from the training path, through the professional insertion path and the options and opportunities found after the end of the course. The set of pre-existing knowledge and skills acquired during the training in higher education are critical (fundamental). In addition to these characteristics liaised to the individual and his context, it is necessary to know the demands and preferences of the labor markets. This study uses methodologies of a quantitative nature, based in questionnaire surveys. In general, it appears that more successful career paths tend to correlate with more job-search attitudes.
id RCAP_23839def5c9130c8bf2f335bdf46c7a1
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/35593
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Percursos profissionais dos diplomados do ensino superior em São Tomé e PríncipeConhecimentoPercursos profissionaisDiplomados do Ensino SuperiorEmpregabilidadeUniversidade São Tomé e PríncipeKnowledgeProfessional PathsHigher Education GraduatesEmployabilityUniversity São Tome and PrincipeUm dos principais contributos das instituições de ensino superior, para os locais onde estão inseridas, decorre da forma como os diplomados se integram no mercado de trabalho e assim contribuem para a criação de riqueza e para o desenvolvimento. Este estudo tem como objetivo caracterizar os percursos profissionais dos diplomados do Ensino Superior de São Tomé e Príncipe e, em particular, identificar e compreender os fatores que os influenciam e caracterizam. Estudar a empregabilidade implica investigar acerca dos fatores de ordem individual e familiar, que a influenciam, bem como das razões das escolhas, desde o percurso formativo, passando pelo percurso de inserção profissional e pelas opções e oportunidades encontradas após o final do curso. O conjunto de conhecimentos e competências pré-existente e adquirido ao longo da formação no ensino superior são fundamentais. Além das características associadas ao individuo e ao seu contexto, é necessário conhecer as exigências e preferências dos mercados de trabalho. Este estudo utiliza metodologias de natureza quantitativa, a partir da realização de inquéritos por questionário. Em geral, verifica-se que percursos de inserção profissional melhor sucedidos tendem a correlacionar-se com atitudes de procura de emprego mais pró-ativas; - Professional paths of higher education graduates in Sao Tome and Principe - ABSTRACT: One of the main inputs of Higher Education Institutions, to the places where they located, stems from the way in which graduated are integrated into the labor market and thus contribute to the creation of wealth and development. This study aims to characterize the professional paths of higher education graduated in São Tomé and Príncipe and to identify and understand the factors that influence and characterize them. Studying employability implies investigating the individual and family factors that influence it, as well as the reasons for the choices, from the training path, through the professional insertion path and the options and opportunities found after the end of the course. The set of pre-existing knowledge and skills acquired during the training in higher education are critical (fundamental). In addition to these characteristics liaised to the individual and his context, it is necessary to know the demands and preferences of the labor markets. This study uses methodologies of a quantitative nature, based in questionnaire surveys. In general, it appears that more successful career paths tend to correlate with more job-search attitudes.Universidade de Évora2023-10-23T14:04:52Z2023-10-232023-05-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/35593http://hdl.handle.net/10174/35593TID:203326733porDepartamento de Economiaanainpsantos@gmail.com255Santos, Anain Diddier Amado Pires dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:39:21Zoai:dspace.uevora.pt:10174/35593Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:23:57.850641Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Percursos profissionais dos diplomados do ensino superior em São Tomé e Príncipe
title Percursos profissionais dos diplomados do ensino superior em São Tomé e Príncipe
spellingShingle Percursos profissionais dos diplomados do ensino superior em São Tomé e Príncipe
Santos, Anain Diddier Amado Pires dos
Conhecimento
Percursos profissionais
Diplomados do Ensino Superior
Empregabilidade
Universidade São Tomé e Príncipe
Knowledge
Professional Paths
Higher Education Graduates
Employability
University São Tome and Principe
title_short Percursos profissionais dos diplomados do ensino superior em São Tomé e Príncipe
title_full Percursos profissionais dos diplomados do ensino superior em São Tomé e Príncipe
title_fullStr Percursos profissionais dos diplomados do ensino superior em São Tomé e Príncipe
title_full_unstemmed Percursos profissionais dos diplomados do ensino superior em São Tomé e Príncipe
title_sort Percursos profissionais dos diplomados do ensino superior em São Tomé e Príncipe
author Santos, Anain Diddier Amado Pires dos
author_facet Santos, Anain Diddier Amado Pires dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Anain Diddier Amado Pires dos
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento
Percursos profissionais
Diplomados do Ensino Superior
Empregabilidade
Universidade São Tomé e Príncipe
Knowledge
Professional Paths
Higher Education Graduates
Employability
University São Tome and Principe
topic Conhecimento
Percursos profissionais
Diplomados do Ensino Superior
Empregabilidade
Universidade São Tomé e Príncipe
Knowledge
Professional Paths
Higher Education Graduates
Employability
University São Tome and Principe
description Um dos principais contributos das instituições de ensino superior, para os locais onde estão inseridas, decorre da forma como os diplomados se integram no mercado de trabalho e assim contribuem para a criação de riqueza e para o desenvolvimento. Este estudo tem como objetivo caracterizar os percursos profissionais dos diplomados do Ensino Superior de São Tomé e Príncipe e, em particular, identificar e compreender os fatores que os influenciam e caracterizam. Estudar a empregabilidade implica investigar acerca dos fatores de ordem individual e familiar, que a influenciam, bem como das razões das escolhas, desde o percurso formativo, passando pelo percurso de inserção profissional e pelas opções e oportunidades encontradas após o final do curso. O conjunto de conhecimentos e competências pré-existente e adquirido ao longo da formação no ensino superior são fundamentais. Além das características associadas ao individuo e ao seu contexto, é necessário conhecer as exigências e preferências dos mercados de trabalho. Este estudo utiliza metodologias de natureza quantitativa, a partir da realização de inquéritos por questionário. Em geral, verifica-se que percursos de inserção profissional melhor sucedidos tendem a correlacionar-se com atitudes de procura de emprego mais pró-ativas; - Professional paths of higher education graduates in Sao Tome and Principe - ABSTRACT: One of the main inputs of Higher Education Institutions, to the places where they located, stems from the way in which graduated are integrated into the labor market and thus contribute to the creation of wealth and development. This study aims to characterize the professional paths of higher education graduated in São Tomé and Príncipe and to identify and understand the factors that influence and characterize them. Studying employability implies investigating the individual and family factors that influence it, as well as the reasons for the choices, from the training path, through the professional insertion path and the options and opportunities found after the end of the course. The set of pre-existing knowledge and skills acquired during the training in higher education are critical (fundamental). In addition to these characteristics liaised to the individual and his context, it is necessary to know the demands and preferences of the labor markets. This study uses methodologies of a quantitative nature, based in questionnaire surveys. In general, it appears that more successful career paths tend to correlate with more job-search attitudes.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-23T14:04:52Z
2023-10-23
2023-05-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/35593
http://hdl.handle.net/10174/35593
TID:203326733
url http://hdl.handle.net/10174/35593
identifier_str_mv TID:203326733
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Economia
anainpsantos@gmail.com
255
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136722299125760