O bem-estar e a educação de carreira na infância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/4996 |
Resumo: | É essencial promover experiências que proporcionem o desenvolvimento de conhecimentos e capacidades, permitindo aos alunos a definição e exploração do seu percurso vocacional (Oliveira & Araújo, 2021). Esta investigação teve como objetivo delinear um programa de intervenção para a promoção do Bem-Estar e da consciência de carreira na infância. O projeto assumiu um design quasi-experimental e utilizaram-se os seguintes instrumentos: a Escala Ludo-jogo das Profissões (Pocinho et al., 2010), a ECCI (Jorge, 2011), o PERMA (versão original de Kern & Butler, 2014, versão portuguesa por Pocinho & Almeida, s.d.), incluindo pré e pós-teste; e ainda, um questionário sociodemográfico acerca dos pais e crianças. O programa foi aplicado numa escola privada da R.A.M, tendo participado 48 alunos do 4º ano com idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos, sendo que, 25 integravam o grupo experimental e 23 o de controlo. Realizou-se uma análise qualitativa das sessões e da Escala Ludo-jogo das Profissões, de forma a observar a eficácia da intervenção e identificar os principais contributos do programa de intervenção aplicado. A análise de resultados sugere poucas diferenças significativas nas variáveis estudadas em função dos fatores considerados, remete-nos ainda, para um contributo ao nível das intervenções no âmbito da promoção do Bem-Estar e da Consciência de Carreira. Para esta amostra, não houve diferenças significativas. Futuras investigações poderão incluir uma amostra mais alargada e diversificada que permita a generalização dos resultados. |
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O bem-estar e a educação de carreira na infânciaConsciência de carreiraBem-estarPsicologia positivaPrograma de intervençãoEstudo quasi-experimentalMadeira (Portugal)Career awarenessWell-beingPositive psychologyIntervention programQuasi-experimental studyPsicologia da Educação.Faculdade de Artes e HumanidadesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoÉ essencial promover experiências que proporcionem o desenvolvimento de conhecimentos e capacidades, permitindo aos alunos a definição e exploração do seu percurso vocacional (Oliveira & Araújo, 2021). Esta investigação teve como objetivo delinear um programa de intervenção para a promoção do Bem-Estar e da consciência de carreira na infância. O projeto assumiu um design quasi-experimental e utilizaram-se os seguintes instrumentos: a Escala Ludo-jogo das Profissões (Pocinho et al., 2010), a ECCI (Jorge, 2011), o PERMA (versão original de Kern & Butler, 2014, versão portuguesa por Pocinho & Almeida, s.d.), incluindo pré e pós-teste; e ainda, um questionário sociodemográfico acerca dos pais e crianças. O programa foi aplicado numa escola privada da R.A.M, tendo participado 48 alunos do 4º ano com idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos, sendo que, 25 integravam o grupo experimental e 23 o de controlo. Realizou-se uma análise qualitativa das sessões e da Escala Ludo-jogo das Profissões, de forma a observar a eficácia da intervenção e identificar os principais contributos do programa de intervenção aplicado. A análise de resultados sugere poucas diferenças significativas nas variáveis estudadas em função dos fatores considerados, remete-nos ainda, para um contributo ao nível das intervenções no âmbito da promoção do Bem-Estar e da Consciência de Carreira. Para esta amostra, não houve diferenças significativas. Futuras investigações poderão incluir uma amostra mais alargada e diversificada que permita a generalização dos resultados.It is essential to promote experiences that provide the development of knowledge and skills, allowing students to define and explore their vocational path (Oliveira & Araújo, 2021). This investigation aimed to design an intervention program to promote well-being and career awareness in childhood. The project assumed a quasi-experiment design and we used the following instruments: Ludo-jogo das Profissões Scale (Pocinho et al., 2010), ECCI (Jorge, 2011), PERMA (original version by Kern & Butler, 2014, Portuguese version by Pocinho & Almeida, s.d.), including pre and post-test; and yet, a sociodemographic questionnaire about parents and children. The program was applied in a private school in R.A.M, with the participation of 48 4th grade students aged between 9 and 10 years, 25 of which were part of the experimental group and 23 of the control group. A qualitative analysis of the sessions and of the Ludo-jogo das Profissões Scale was carried out, in order to observe the effectiveness of the intervention and identify the main contributions of the intervention program applied. The analysis of results suggests few significant differences in the variables studied depending on the factors considered, and also leads us to a contribution in terms of interventions in the context of promoting Well-Being and Career Awareness. For this sample, there were no significant differences. Future investigations may include a larger and more diversified sample that allows the generalization of the results.Garcês, Soraia FernandesPocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo DiasDigitUMaNóbrega, Ana Catarina Rodrigues2023-02-03T15:31:07Z2022-12-132022-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/4996TID:203202511porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-05T03:30:31Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/4996Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:12.912974Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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