Relatório de Estágio Curricular no Centro de Estudos Ibéricos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/4787 |
Resumo: | A Península Ibérica é hoje em dia um território com um a vasta história e detent ora de um passado cultural muito rico . O passado que Portugal e Espanha percorreram permite - lhes hoje terem uma relação de cooperação a vários níveis, mas essencialmente uma relação que apela à preservação de toda a sua história e o que dela resultou. A fr onteira que separa ambos os países poderia ser considerada como um entrave nas relações de ambos, no entanto, existe uma cultura de fronteira, onde se vê a fronteira como uma linha de partilha de saberes e de vivências, um lugar de intercomunicação e não u m lugar de separação e de corte de relações. Embora a cooperação de ambos contribua positivamente em diferentes aspetos, os tempos em que vivemos obriga a que se unam esforços para preservar a relação de cooperação e amistosa, assim como a cultura e a ide ntidade única que ambos possuem. Devido ao mundo globalizado e à integração europeia , que se tornou muito vincada, obriga a que tomem medidas e esforços para manter presente, e ao mesmo tempo funcional, o “fundo cultural” que se tem tentado ao longo dos an os preservar . O Centro de Estudos Ibéricos (CEI) é uma instituição que se preocupa em preservar a Cultura Ibérica e refo rçar os laços de cooperação e o estreitamento das relações entre a Portugal e Espanha, com especial incidência na região transfronteiri ça . Tem o intuito de z elar pelo encontro e refor ço das relações dos dois países e não deixar a identidade e cultura ibérica desvanecer no quadro internacional . O interesse em desenvolver um Estágio Curricular no CEI surgiu por este se constituir como uma d as principais plataformas de investigação e reflexão das questões associadas à Cultura e Cooperação Ibérica . O Estágio realizado é o resultado de três meses de experiência profissional no Instituto supramencionado. O relatório sobre o mesmo ocorre como obj eto final de avaliação para a conclusão do Mestrado em Relações Internacionais. E, compreende uma série de elementos diretamente ligados ao Instituto e às atividades desenvolvidas durante o período de Estágio. |
id |
RCAP_23a1ec0e3d9c6bcb2d58d59542bb2e55 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/4787 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de Estágio Curricular no Centro de Estudos IbéricosRelações InternacionaisCultura IbéricaIdentidade IbéricaCooperação IbéricaGlobalizaçãoCEIEstágioRelatórioDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências PolíticasA Península Ibérica é hoje em dia um território com um a vasta história e detent ora de um passado cultural muito rico . O passado que Portugal e Espanha percorreram permite - lhes hoje terem uma relação de cooperação a vários níveis, mas essencialmente uma relação que apela à preservação de toda a sua história e o que dela resultou. A fr onteira que separa ambos os países poderia ser considerada como um entrave nas relações de ambos, no entanto, existe uma cultura de fronteira, onde se vê a fronteira como uma linha de partilha de saberes e de vivências, um lugar de intercomunicação e não u m lugar de separação e de corte de relações. Embora a cooperação de ambos contribua positivamente em diferentes aspetos, os tempos em que vivemos obriga a que se unam esforços para preservar a relação de cooperação e amistosa, assim como a cultura e a ide ntidade única que ambos possuem. Devido ao mundo globalizado e à integração europeia , que se tornou muito vincada, obriga a que tomem medidas e esforços para manter presente, e ao mesmo tempo funcional, o “fundo cultural” que se tem tentado ao longo dos an os preservar . O Centro de Estudos Ibéricos (CEI) é uma instituição que se preocupa em preservar a Cultura Ibérica e refo rçar os laços de cooperação e o estreitamento das relações entre a Portugal e Espanha, com especial incidência na região transfronteiri ça . Tem o intuito de z elar pelo encontro e refor ço das relações dos dois países e não deixar a identidade e cultura ibérica desvanecer no quadro internacional . O interesse em desenvolver um Estágio Curricular no CEI surgiu por este se constituir como uma d as principais plataformas de investigação e reflexão das questões associadas à Cultura e Cooperação Ibérica . O Estágio realizado é o resultado de três meses de experiência profissional no Instituto supramencionado. O relatório sobre o mesmo ocorre como obj eto final de avaliação para a conclusão do Mestrado em Relações Internacionais. E, compreende uma série de elementos diretamente ligados ao Instituto e às atividades desenvolvidas durante o período de Estágio.The Iberian Peninsula is nowadays a territory with a vast history and holder of a very rich cultural past. Passed over which Portugal and Spain they tra velled that it allows them today to have a relation of cooperation at several levels, but essentially a relation that appeals to the preservation of the whole his history and what from her resulted. The frontier that separates both countries might be consi dered as one that it should hamper in the relations of both, however, there is a culture of frontier, where one sees the frontier like a line of share of knowing and of existences, a place of intercommunication and not a place of separation and of cut of r elations. Though the cooperation of both contributes positively in different aspects, the times in which we live it obliges what efforts join to preserve the relation of cooperation and friendly, as well as the culture and the only identity what both have. Due to the globalized world and the European integration, which became very much a crease, it obliges what they take steps and efforts to maintain present, and at the same functional time, the “ cultural bottom ” that has tried along the years to preserve . The Center of Iberian Studies (CEI) is an institution that worries in preserving the Iberian Culture and reinforcing the knots of cooperation and the straightening of the relations between Portugal and Spain, with special incidence in the borderland . It has the intention of looking after the meeting and reinforcement of the relations of two countries and without leaving the identity and Iberian C ulture to dispel in the international picture. The interest in taking an Internship at CEI results from the fac t it is one of the main platforms of research and reflection on issues related to Culture and Iberian Cooperation. The Internship is the result of three months of work experience in the aforementioned Institute. The report is a final phase of evaluation to conclude the Master in International Relations. And, comprises a number of elements directly linked to the Institute and to the activities undertaken by it during the Internship period.Pedro, Luis Guilherme dos Santos MarquesuBibliorumPires, Marisa Salgueira2018-06-25T09:00:12Z2014-5-92014-06-062014-06-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/4787TID:201643316porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:42:11Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/4787Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:45:48.943440Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio Curricular no Centro de Estudos Ibéricos |
title |
Relatório de Estágio Curricular no Centro de Estudos Ibéricos |
spellingShingle |
Relatório de Estágio Curricular no Centro de Estudos Ibéricos Pires, Marisa Salgueira Relações Internacionais Cultura Ibérica Identidade Ibérica Cooperação Ibérica Globalização CEI Estágio Relatório Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências Políticas |
title_short |
Relatório de Estágio Curricular no Centro de Estudos Ibéricos |
title_full |
Relatório de Estágio Curricular no Centro de Estudos Ibéricos |
title_fullStr |
Relatório de Estágio Curricular no Centro de Estudos Ibéricos |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio Curricular no Centro de Estudos Ibéricos |
title_sort |
Relatório de Estágio Curricular no Centro de Estudos Ibéricos |
author |
Pires, Marisa Salgueira |
author_facet |
Pires, Marisa Salgueira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pedro, Luis Guilherme dos Santos Marques uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Marisa Salgueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações Internacionais Cultura Ibérica Identidade Ibérica Cooperação Ibérica Globalização CEI Estágio Relatório Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências Políticas |
topic |
Relações Internacionais Cultura Ibérica Identidade Ibérica Cooperação Ibérica Globalização CEI Estágio Relatório Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências Políticas |
description |
A Península Ibérica é hoje em dia um território com um a vasta história e detent ora de um passado cultural muito rico . O passado que Portugal e Espanha percorreram permite - lhes hoje terem uma relação de cooperação a vários níveis, mas essencialmente uma relação que apela à preservação de toda a sua história e o que dela resultou. A fr onteira que separa ambos os países poderia ser considerada como um entrave nas relações de ambos, no entanto, existe uma cultura de fronteira, onde se vê a fronteira como uma linha de partilha de saberes e de vivências, um lugar de intercomunicação e não u m lugar de separação e de corte de relações. Embora a cooperação de ambos contribua positivamente em diferentes aspetos, os tempos em que vivemos obriga a que se unam esforços para preservar a relação de cooperação e amistosa, assim como a cultura e a ide ntidade única que ambos possuem. Devido ao mundo globalizado e à integração europeia , que se tornou muito vincada, obriga a que tomem medidas e esforços para manter presente, e ao mesmo tempo funcional, o “fundo cultural” que se tem tentado ao longo dos an os preservar . O Centro de Estudos Ibéricos (CEI) é uma instituição que se preocupa em preservar a Cultura Ibérica e refo rçar os laços de cooperação e o estreitamento das relações entre a Portugal e Espanha, com especial incidência na região transfronteiri ça . Tem o intuito de z elar pelo encontro e refor ço das relações dos dois países e não deixar a identidade e cultura ibérica desvanecer no quadro internacional . O interesse em desenvolver um Estágio Curricular no CEI surgiu por este se constituir como uma d as principais plataformas de investigação e reflexão das questões associadas à Cultura e Cooperação Ibérica . O Estágio realizado é o resultado de três meses de experiência profissional no Instituto supramencionado. O relatório sobre o mesmo ocorre como obj eto final de avaliação para a conclusão do Mestrado em Relações Internacionais. E, compreende uma série de elementos diretamente ligados ao Instituto e às atividades desenvolvidas durante o período de Estágio. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-5-9 2014-06-06 2014-06-06T00:00:00Z 2018-06-25T09:00:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/4787 TID:201643316 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/4787 |
identifier_str_mv |
TID:201643316 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136355421257728 |