A Páscoa em Castelo de Vide: do fenómeno sociocultural ao produto turístico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Susana Cristina Dionísio
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15373
Resumo: A presente dissertação tem como objecto de estudo a Páscoa de Castelo de Vide. Este evento religioso possuí características, que pela sua singularidade, transformou a tradição num produto turístico, claramente cultural. Após uma revisão teórica da literatura e a descrição do fenómeno, recorrer-se-á à caracterização do perfil do turista que visita Castelo de Vide durante a época pascal, resultado dos inquéritos realizados durante a Páscoa de 2009, identificando os seus conhecimentos sobre a mesma, as suas expectativas e as suas opiniões críticas Finalmente, o principal objectivo desta dissertação é verificar se a Páscoa de Castelo de Vide enquanto fenómeno sociocultural se transformou num produto turístico, mantendo a sua autenticidade; ABSTRACT:The present dissertation has as object of study the Easter of Castelo de Vide. This religious event possessed characteristics that by his singularity, transformed the tradition into a touristic product, clearly cultural. After an literature review and theoretical description of the phenomenon, will recourse will to characterize the tourist profile who visit Castelo de Vide during the paschal season, results of inquiries realized during Easter 2009, identifying their knowledge about the same, their expectations and their critical opinions. Finally, the main objective of this dissertation is to verify that the Easter of Castelo de Vide while sociocultural phenomenon has become a touristic product, maintaining its authenticity.
id RCAP_23b1d3b982c50778733ae54baf36f685
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/15373
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Páscoa em Castelo de Vide: do fenómeno sociocultural ao produto turísticoA presente dissertação tem como objecto de estudo a Páscoa de Castelo de Vide. Este evento religioso possuí características, que pela sua singularidade, transformou a tradição num produto turístico, claramente cultural. Após uma revisão teórica da literatura e a descrição do fenómeno, recorrer-se-á à caracterização do perfil do turista que visita Castelo de Vide durante a época pascal, resultado dos inquéritos realizados durante a Páscoa de 2009, identificando os seus conhecimentos sobre a mesma, as suas expectativas e as suas opiniões críticas Finalmente, o principal objectivo desta dissertação é verificar se a Páscoa de Castelo de Vide enquanto fenómeno sociocultural se transformou num produto turístico, mantendo a sua autenticidade; ABSTRACT:The present dissertation has as object of study the Easter of Castelo de Vide. This religious event possessed characteristics that by his singularity, transformed the tradition into a touristic product, clearly cultural. After an literature review and theoretical description of the phenomenon, will recourse will to characterize the tourist profile who visit Castelo de Vide during the paschal season, results of inquiries realized during Easter 2009, identifying their knowledge about the same, their expectations and their critical opinions. Finally, the main objective of this dissertation is to verify that the Easter of Castelo de Vide while sociocultural phenomenon has become a touristic product, maintaining its authenticity.Universidade de Évora2015-09-01T11:27:26Z2015-09-012013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15373http://hdl.handle.net/10174/15373porDepartamento de Sociologiateses@bib.uevora.pt687Machado, Susana Cristina Dionísioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:58:32Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15373Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:06:40.659239Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Páscoa em Castelo de Vide: do fenómeno sociocultural ao produto turístico
title A Páscoa em Castelo de Vide: do fenómeno sociocultural ao produto turístico
spellingShingle A Páscoa em Castelo de Vide: do fenómeno sociocultural ao produto turístico
Machado, Susana Cristina Dionísio
title_short A Páscoa em Castelo de Vide: do fenómeno sociocultural ao produto turístico
title_full A Páscoa em Castelo de Vide: do fenómeno sociocultural ao produto turístico
title_fullStr A Páscoa em Castelo de Vide: do fenómeno sociocultural ao produto turístico
title_full_unstemmed A Páscoa em Castelo de Vide: do fenómeno sociocultural ao produto turístico
title_sort A Páscoa em Castelo de Vide: do fenómeno sociocultural ao produto turístico
author Machado, Susana Cristina Dionísio
author_facet Machado, Susana Cristina Dionísio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Susana Cristina Dionísio
description A presente dissertação tem como objecto de estudo a Páscoa de Castelo de Vide. Este evento religioso possuí características, que pela sua singularidade, transformou a tradição num produto turístico, claramente cultural. Após uma revisão teórica da literatura e a descrição do fenómeno, recorrer-se-á à caracterização do perfil do turista que visita Castelo de Vide durante a época pascal, resultado dos inquéritos realizados durante a Páscoa de 2009, identificando os seus conhecimentos sobre a mesma, as suas expectativas e as suas opiniões críticas Finalmente, o principal objectivo desta dissertação é verificar se a Páscoa de Castelo de Vide enquanto fenómeno sociocultural se transformou num produto turístico, mantendo a sua autenticidade; ABSTRACT:The present dissertation has as object of study the Easter of Castelo de Vide. This religious event possessed characteristics that by his singularity, transformed the tradition into a touristic product, clearly cultural. After an literature review and theoretical description of the phenomenon, will recourse will to characterize the tourist profile who visit Castelo de Vide during the paschal season, results of inquiries realized during Easter 2009, identifying their knowledge about the same, their expectations and their critical opinions. Finally, the main objective of this dissertation is to verify that the Easter of Castelo de Vide while sociocultural phenomenon has become a touristic product, maintaining its authenticity.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2015-09-01T11:27:26Z
2015-09-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/15373
http://hdl.handle.net/10174/15373
url http://hdl.handle.net/10174/15373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Sociologia
teses@bib.uevora.pt
687
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136551797522432