A Páscoa em Castelo de Vide: do fenómeno sociocultural ao produto turístico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/15373 |
Resumo: | A presente dissertação tem como objecto de estudo a Páscoa de Castelo de Vide. Este evento religioso possuí características, que pela sua singularidade, transformou a tradição num produto turístico, claramente cultural. Após uma revisão teórica da literatura e a descrição do fenómeno, recorrer-se-á à caracterização do perfil do turista que visita Castelo de Vide durante a época pascal, resultado dos inquéritos realizados durante a Páscoa de 2009, identificando os seus conhecimentos sobre a mesma, as suas expectativas e as suas opiniões críticas Finalmente, o principal objectivo desta dissertação é verificar se a Páscoa de Castelo de Vide enquanto fenómeno sociocultural se transformou num produto turístico, mantendo a sua autenticidade; ABSTRACT:The present dissertation has as object of study the Easter of Castelo de Vide. This religious event possessed characteristics that by his singularity, transformed the tradition into a touristic product, clearly cultural. After an literature review and theoretical description of the phenomenon, will recourse will to characterize the tourist profile who visit Castelo de Vide during the paschal season, results of inquiries realized during Easter 2009, identifying their knowledge about the same, their expectations and their critical opinions. Finally, the main objective of this dissertation is to verify that the Easter of Castelo de Vide while sociocultural phenomenon has become a touristic product, maintaining its authenticity. |
id |
RCAP_23b1d3b982c50778733ae54baf36f685 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/15373 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Páscoa em Castelo de Vide: do fenómeno sociocultural ao produto turísticoA presente dissertação tem como objecto de estudo a Páscoa de Castelo de Vide. Este evento religioso possuí características, que pela sua singularidade, transformou a tradição num produto turístico, claramente cultural. Após uma revisão teórica da literatura e a descrição do fenómeno, recorrer-se-á à caracterização do perfil do turista que visita Castelo de Vide durante a época pascal, resultado dos inquéritos realizados durante a Páscoa de 2009, identificando os seus conhecimentos sobre a mesma, as suas expectativas e as suas opiniões críticas Finalmente, o principal objectivo desta dissertação é verificar se a Páscoa de Castelo de Vide enquanto fenómeno sociocultural se transformou num produto turístico, mantendo a sua autenticidade; ABSTRACT:The present dissertation has as object of study the Easter of Castelo de Vide. This religious event possessed characteristics that by his singularity, transformed the tradition into a touristic product, clearly cultural. After an literature review and theoretical description of the phenomenon, will recourse will to characterize the tourist profile who visit Castelo de Vide during the paschal season, results of inquiries realized during Easter 2009, identifying their knowledge about the same, their expectations and their critical opinions. Finally, the main objective of this dissertation is to verify that the Easter of Castelo de Vide while sociocultural phenomenon has become a touristic product, maintaining its authenticity.Universidade de Évora2015-09-01T11:27:26Z2015-09-012013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15373http://hdl.handle.net/10174/15373porDepartamento de Sociologiateses@bib.uevora.pt687Machado, Susana Cristina Dionísioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:58:32Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15373Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:06:40.659239Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Páscoa em Castelo de Vide: do fenómeno sociocultural ao produto turístico |
title |
A Páscoa em Castelo de Vide: do fenómeno sociocultural ao produto turístico |
spellingShingle |
A Páscoa em Castelo de Vide: do fenómeno sociocultural ao produto turístico Machado, Susana Cristina Dionísio |
title_short |
A Páscoa em Castelo de Vide: do fenómeno sociocultural ao produto turístico |
title_full |
A Páscoa em Castelo de Vide: do fenómeno sociocultural ao produto turístico |
title_fullStr |
A Páscoa em Castelo de Vide: do fenómeno sociocultural ao produto turístico |
title_full_unstemmed |
A Páscoa em Castelo de Vide: do fenómeno sociocultural ao produto turístico |
title_sort |
A Páscoa em Castelo de Vide: do fenómeno sociocultural ao produto turístico |
author |
Machado, Susana Cristina Dionísio |
author_facet |
Machado, Susana Cristina Dionísio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Susana Cristina Dionísio |
description |
A presente dissertação tem como objecto de estudo a Páscoa de Castelo de Vide. Este evento religioso possuí características, que pela sua singularidade, transformou a tradição num produto turístico, claramente cultural. Após uma revisão teórica da literatura e a descrição do fenómeno, recorrer-se-á à caracterização do perfil do turista que visita Castelo de Vide durante a época pascal, resultado dos inquéritos realizados durante a Páscoa de 2009, identificando os seus conhecimentos sobre a mesma, as suas expectativas e as suas opiniões críticas Finalmente, o principal objectivo desta dissertação é verificar se a Páscoa de Castelo de Vide enquanto fenómeno sociocultural se transformou num produto turístico, mantendo a sua autenticidade; ABSTRACT:The present dissertation has as object of study the Easter of Castelo de Vide. This religious event possessed characteristics that by his singularity, transformed the tradition into a touristic product, clearly cultural. After an literature review and theoretical description of the phenomenon, will recourse will to characterize the tourist profile who visit Castelo de Vide during the paschal season, results of inquiries realized during Easter 2009, identifying their knowledge about the same, their expectations and their critical opinions. Finally, the main objective of this dissertation is to verify that the Easter of Castelo de Vide while sociocultural phenomenon has become a touristic product, maintaining its authenticity. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2015-09-01T11:27:26Z 2015-09-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/15373 http://hdl.handle.net/10174/15373 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/15373 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Sociologia teses@bib.uevora.pt 687 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136551797522432 |