Media Gótico : o crime e seu duplo ficcional na Literatura, TV e Cinema
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/29166 |
Resumo: | O crime possui uma realidade dupla que provém de a sua mediatização provocar duplicidade num acto de observação que, ao revelar a realidade, a transforma inevitavelmente numa outra realidade. A relação directa com o género Gótico surge muito naturalmente justificada pelo verdadeiro crime parecer replicar o crime ficcional e vice-versa, originando-se assim indistinções entre realidade real e ficcional ou entre verdade e falsidade, que muitos escritores e artistas ligados à estética gótica sempre praticaram podendo-se encontrar inúmeros exemplos desta prática nas obras de Edgar Poe, Patricia Highsmith, Chuck Palahniuk e muitos outros. Se o crime real pode tomar o romance gótico como seu protótipo, verifica-se também hoje em dia uma transferência desta referência para a TV. Exemplos deste fenómeno são os sintomas recentes de dependência obsessiva de séries de TV como C.S.I., Criminal Minds, The X-Files, The Following e Dexter, que demonstram uma tendência de substituir os romances góticos pelas séries televisivas, revelando-se assim uma atracção perversa para assistir à violência através dos mesmos meios que transmitem notícias diárias sobre eventos violentos em diferentes cenários de guerra em todo o mundo. |
id |
RCAP_23b208f19fcabdc8ce96d8e7b0145459 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/29166 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Media Gótico : o crime e seu duplo ficcional na Literatura, TV e CinemaCrimeMédiaGóticoDuploTvO crime possui uma realidade dupla que provém de a sua mediatização provocar duplicidade num acto de observação que, ao revelar a realidade, a transforma inevitavelmente numa outra realidade. A relação directa com o género Gótico surge muito naturalmente justificada pelo verdadeiro crime parecer replicar o crime ficcional e vice-versa, originando-se assim indistinções entre realidade real e ficcional ou entre verdade e falsidade, que muitos escritores e artistas ligados à estética gótica sempre praticaram podendo-se encontrar inúmeros exemplos desta prática nas obras de Edgar Poe, Patricia Highsmith, Chuck Palahniuk e muitos outros. Se o crime real pode tomar o romance gótico como seu protótipo, verifica-se também hoje em dia uma transferência desta referência para a TV. Exemplos deste fenómeno são os sintomas recentes de dependência obsessiva de séries de TV como C.S.I., Criminal Minds, The X-Files, The Following e Dexter, que demonstram uma tendência de substituir os romances góticos pelas séries televisivas, revelando-se assim uma atracção perversa para assistir à violência através dos mesmos meios que transmitem notícias diárias sobre eventos violentos em diferentes cenários de guerra em todo o mundo.Repositório da Universidade de LisboaLima, Maria Antónia2017-10-03T09:15:32Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/29166porLima, Maria Antónia. "Media Gótico : o crime e seu duplo ficcional na Literatura, TV e Cinema". Anglo Saxonica, III (11). 2016. 111-132.0873-0628info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:21:15Zoai:repositorio.ul.pt:10451/29166Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:45:10.146666Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Media Gótico : o crime e seu duplo ficcional na Literatura, TV e Cinema |
title |
Media Gótico : o crime e seu duplo ficcional na Literatura, TV e Cinema |
spellingShingle |
Media Gótico : o crime e seu duplo ficcional na Literatura, TV e Cinema Lima, Maria Antónia Crime Média Gótico Duplo Tv |
title_short |
Media Gótico : o crime e seu duplo ficcional na Literatura, TV e Cinema |
title_full |
Media Gótico : o crime e seu duplo ficcional na Literatura, TV e Cinema |
title_fullStr |
Media Gótico : o crime e seu duplo ficcional na Literatura, TV e Cinema |
title_full_unstemmed |
Media Gótico : o crime e seu duplo ficcional na Literatura, TV e Cinema |
title_sort |
Media Gótico : o crime e seu duplo ficcional na Literatura, TV e Cinema |
author |
Lima, Maria Antónia |
author_facet |
Lima, Maria Antónia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Maria Antónia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crime Média Gótico Duplo Tv |
topic |
Crime Média Gótico Duplo Tv |
description |
O crime possui uma realidade dupla que provém de a sua mediatização provocar duplicidade num acto de observação que, ao revelar a realidade, a transforma inevitavelmente numa outra realidade. A relação directa com o género Gótico surge muito naturalmente justificada pelo verdadeiro crime parecer replicar o crime ficcional e vice-versa, originando-se assim indistinções entre realidade real e ficcional ou entre verdade e falsidade, que muitos escritores e artistas ligados à estética gótica sempre praticaram podendo-se encontrar inúmeros exemplos desta prática nas obras de Edgar Poe, Patricia Highsmith, Chuck Palahniuk e muitos outros. Se o crime real pode tomar o romance gótico como seu protótipo, verifica-se também hoje em dia uma transferência desta referência para a TV. Exemplos deste fenómeno são os sintomas recentes de dependência obsessiva de séries de TV como C.S.I., Criminal Minds, The X-Files, The Following e Dexter, que demonstram uma tendência de substituir os romances góticos pelas séries televisivas, revelando-se assim uma atracção perversa para assistir à violência através dos mesmos meios que transmitem notícias diárias sobre eventos violentos em diferentes cenários de guerra em todo o mundo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z 2017-10-03T09:15:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/29166 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/29166 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Lima, Maria Antónia. "Media Gótico : o crime e seu duplo ficcional na Literatura, TV e Cinema". Anglo Saxonica, III (11). 2016. 111-132. 0873-0628 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134373715378176 |