Media Gótico : o crime e seu duplo ficcional na Literatura, TV e Cinema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Maria Antónia
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/29166
Resumo: O crime possui uma realidade dupla que provém de a sua mediatização provocar duplicidade num acto de observação que, ao revelar a realidade, a transforma inevitavelmente numa outra realidade. A relação directa com o género Gótico surge muito naturalmente justificada pelo verdadeiro crime parecer replicar o crime ficcional e vice-versa, originando-se assim indistinções entre realidade real e ficcional ou entre verdade e falsidade, que muitos escritores e artistas ligados à estética gótica sempre praticaram podendo-se encontrar inúmeros exemplos desta prática nas obras de Edgar Poe, Patricia Highsmith, Chuck Palahniuk e muitos outros. Se o crime real pode tomar o romance gótico como seu protótipo, verifica-se também hoje em dia uma transferência desta referência para a TV. Exemplos deste fenómeno são os sintomas recentes de dependência obsessiva de séries de TV como C.S.I., Criminal Minds, The X-Files, The Following e Dexter, que demonstram uma tendência de substituir os romances góticos pelas séries televisivas, revelando-se assim uma atracção perversa para assistir à violência através dos mesmos meios que transmitem notícias diárias sobre eventos violentos em diferentes cenários de guerra em todo o mundo.
id RCAP_23b208f19fcabdc8ce96d8e7b0145459
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/29166
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Media Gótico : o crime e seu duplo ficcional na Literatura, TV e CinemaCrimeMédiaGóticoDuploTvO crime possui uma realidade dupla que provém de a sua mediatização provocar duplicidade num acto de observação que, ao revelar a realidade, a transforma inevitavelmente numa outra realidade. A relação directa com o género Gótico surge muito naturalmente justificada pelo verdadeiro crime parecer replicar o crime ficcional e vice-versa, originando-se assim indistinções entre realidade real e ficcional ou entre verdade e falsidade, que muitos escritores e artistas ligados à estética gótica sempre praticaram podendo-se encontrar inúmeros exemplos desta prática nas obras de Edgar Poe, Patricia Highsmith, Chuck Palahniuk e muitos outros. Se o crime real pode tomar o romance gótico como seu protótipo, verifica-se também hoje em dia uma transferência desta referência para a TV. Exemplos deste fenómeno são os sintomas recentes de dependência obsessiva de séries de TV como C.S.I., Criminal Minds, The X-Files, The Following e Dexter, que demonstram uma tendência de substituir os romances góticos pelas séries televisivas, revelando-se assim uma atracção perversa para assistir à violência através dos mesmos meios que transmitem notícias diárias sobre eventos violentos em diferentes cenários de guerra em todo o mundo.Repositório da Universidade de LisboaLima, Maria Antónia2017-10-03T09:15:32Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/29166porLima, Maria Antónia. "Media Gótico : o crime e seu duplo ficcional na Literatura, TV e Cinema". Anglo Saxonica, III (11). 2016. 111-132.0873-0628info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:21:15Zoai:repositorio.ul.pt:10451/29166Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:45:10.146666Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Media Gótico : o crime e seu duplo ficcional na Literatura, TV e Cinema
title Media Gótico : o crime e seu duplo ficcional na Literatura, TV e Cinema
spellingShingle Media Gótico : o crime e seu duplo ficcional na Literatura, TV e Cinema
Lima, Maria Antónia
Crime
Média
Gótico
Duplo
Tv
title_short Media Gótico : o crime e seu duplo ficcional na Literatura, TV e Cinema
title_full Media Gótico : o crime e seu duplo ficcional na Literatura, TV e Cinema
title_fullStr Media Gótico : o crime e seu duplo ficcional na Literatura, TV e Cinema
title_full_unstemmed Media Gótico : o crime e seu duplo ficcional na Literatura, TV e Cinema
title_sort Media Gótico : o crime e seu duplo ficcional na Literatura, TV e Cinema
author Lima, Maria Antónia
author_facet Lima, Maria Antónia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Maria Antónia
dc.subject.por.fl_str_mv Crime
Média
Gótico
Duplo
Tv
topic Crime
Média
Gótico
Duplo
Tv
description O crime possui uma realidade dupla que provém de a sua mediatização provocar duplicidade num acto de observação que, ao revelar a realidade, a transforma inevitavelmente numa outra realidade. A relação directa com o género Gótico surge muito naturalmente justificada pelo verdadeiro crime parecer replicar o crime ficcional e vice-versa, originando-se assim indistinções entre realidade real e ficcional ou entre verdade e falsidade, que muitos escritores e artistas ligados à estética gótica sempre praticaram podendo-se encontrar inúmeros exemplos desta prática nas obras de Edgar Poe, Patricia Highsmith, Chuck Palahniuk e muitos outros. Se o crime real pode tomar o romance gótico como seu protótipo, verifica-se também hoje em dia uma transferência desta referência para a TV. Exemplos deste fenómeno são os sintomas recentes de dependência obsessiva de séries de TV como C.S.I., Criminal Minds, The X-Files, The Following e Dexter, que demonstram uma tendência de substituir os romances góticos pelas séries televisivas, revelando-se assim uma atracção perversa para assistir à violência através dos mesmos meios que transmitem notícias diárias sobre eventos violentos em diferentes cenários de guerra em todo o mundo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2017-10-03T09:15:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/29166
url http://hdl.handle.net/10451/29166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Lima, Maria Antónia. "Media Gótico : o crime e seu duplo ficcional na Literatura, TV e Cinema". Anglo Saxonica, III (11). 2016. 111-132.
0873-0628
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134373715378176