Comunicar com públicos: contributos conceptuais para ancorar e pilotar a formação profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/3497 |
Resumo: | Este trabalho apresenta alguns dos organizadores conceptuais em que deve ser ancorada a pilotagem da formação profissional, enquanto espaço privilegiado de comunicação com diversos públicos. Assim, são realçados aspetos relacionados com os novos desafios que se colocam à conceção da formação, suas representações e abordagens, com particular destaque para a andragogia, os modos de trabalho pedagógico e a avaliação da formação, a propósito da qual se apresenta, no quadro da análise estratégica, a Matriz SWOT adaptada à Avaliação da Formação. This work presents a conceptual framework supporting professional training management, as a privileged space of communication with different audiences. Therefore, some aspects related to the new challenges for the conception of professional training are emphasized, as well as its representations and approaches, namely andragogy, modes of pedagogic work, and professional training appraisal. Moreover, some considerations and an incursion on a strategic analysis are advanced, towards an innovative proposal of the training process appraisal: the SWOT Analysis adapted to Training Evaluation. |
id |
RCAP_23b5720dfb83a78f50c923c8924856c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ufp.pt:10284/3497 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Comunicar com públicos: contributos conceptuais para ancorar e pilotar a formação profissionalAndragogiaAvaliação da formaçãoComunicar com públicosFormação profissionalMatriz SWOTAndragogyTraining evaluationCommunication with audiencesProfessional trainingSWOT AnalysisEste trabalho apresenta alguns dos organizadores conceptuais em que deve ser ancorada a pilotagem da formação profissional, enquanto espaço privilegiado de comunicação com diversos públicos. Assim, são realçados aspetos relacionados com os novos desafios que se colocam à conceção da formação, suas representações e abordagens, com particular destaque para a andragogia, os modos de trabalho pedagógico e a avaliação da formação, a propósito da qual se apresenta, no quadro da análise estratégica, a Matriz SWOT adaptada à Avaliação da Formação. This work presents a conceptual framework supporting professional training management, as a privileged space of communication with different audiences. Therefore, some aspects related to the new challenges for the conception of professional training are emphasized, as well as its representations and approaches, namely andragogy, modes of pedagogic work, and professional training appraisal. Moreover, some considerations and an incursion on a strategic analysis are advanced, towards an innovative proposal of the training process appraisal: the SWOT Analysis adapted to Training Evaluation.Edições Universidade Fernando PessoaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaVinha, ElisabeteSantos, Nelson Lima2012-12-26T11:14:56Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/3497porCadernos de Estudos Mediáticos. 9 (2012) 99-112.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-07T02:02:29Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/3497Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:40:24.890985Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicar com públicos: contributos conceptuais para ancorar e pilotar a formação profissional |
title |
Comunicar com públicos: contributos conceptuais para ancorar e pilotar a formação profissional |
spellingShingle |
Comunicar com públicos: contributos conceptuais para ancorar e pilotar a formação profissional Vinha, Elisabete Andragogia Avaliação da formação Comunicar com públicos Formação profissional Matriz SWOT Andragogy Training evaluation Communication with audiences Professional training SWOT Analysis |
title_short |
Comunicar com públicos: contributos conceptuais para ancorar e pilotar a formação profissional |
title_full |
Comunicar com públicos: contributos conceptuais para ancorar e pilotar a formação profissional |
title_fullStr |
Comunicar com públicos: contributos conceptuais para ancorar e pilotar a formação profissional |
title_full_unstemmed |
Comunicar com públicos: contributos conceptuais para ancorar e pilotar a formação profissional |
title_sort |
Comunicar com públicos: contributos conceptuais para ancorar e pilotar a formação profissional |
author |
Vinha, Elisabete |
author_facet |
Vinha, Elisabete Santos, Nelson Lima |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Nelson Lima |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vinha, Elisabete Santos, Nelson Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Andragogia Avaliação da formação Comunicar com públicos Formação profissional Matriz SWOT Andragogy Training evaluation Communication with audiences Professional training SWOT Analysis |
topic |
Andragogia Avaliação da formação Comunicar com públicos Formação profissional Matriz SWOT Andragogy Training evaluation Communication with audiences Professional training SWOT Analysis |
description |
Este trabalho apresenta alguns dos organizadores conceptuais em que deve ser ancorada a pilotagem da formação profissional, enquanto espaço privilegiado de comunicação com diversos públicos. Assim, são realçados aspetos relacionados com os novos desafios que se colocam à conceção da formação, suas representações e abordagens, com particular destaque para a andragogia, os modos de trabalho pedagógico e a avaliação da formação, a propósito da qual se apresenta, no quadro da análise estratégica, a Matriz SWOT adaptada à Avaliação da Formação. This work presents a conceptual framework supporting professional training management, as a privileged space of communication with different audiences. Therefore, some aspects related to the new challenges for the conception of professional training are emphasized, as well as its representations and approaches, namely andragogy, modes of pedagogic work, and professional training appraisal. Moreover, some considerations and an incursion on a strategic analysis are advanced, towards an innovative proposal of the training process appraisal: the SWOT Analysis adapted to Training Evaluation. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-26T11:14:56Z 2012 2012-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10284/3497 |
url |
http://hdl.handle.net/10284/3497 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cadernos de Estudos Mediáticos. 9 (2012) 99-112. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universidade Fernando Pessoa |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universidade Fernando Pessoa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130269900341248 |