Comunicar com públicos: contributos conceptuais para ancorar e pilotar a formação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vinha, Elisabete
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Santos, Nelson Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/3497
Resumo: Este trabalho apresenta alguns dos organizadores conceptuais em que deve ser ancorada a pilotagem da formação profissional, enquanto espaço privilegiado de comunicação com diversos públicos. Assim, são realçados aspetos relacionados com os novos desafios que se colocam à conceção da formação, suas representações e abordagens, com particular destaque para a andragogia, os modos de trabalho pedagógico e a avaliação da formação, a propósito da qual se apresenta, no quadro da análise estratégica, a Matriz SWOT adaptada à Avaliação da Formação. This work presents a conceptual framework supporting professional training management, as a privileged space of communication with different audiences. Therefore, some aspects related to the new challenges for the conception of professional training are emphasized, as well as its representations and approaches, namely andragogy, modes of pedagogic work, and professional training appraisal. Moreover, some considerations and an incursion on a strategic analysis are advanced, towards an innovative proposal of the training process appraisal: the SWOT Analysis adapted to Training Evaluation.
id RCAP_23b5720dfb83a78f50c923c8924856c3
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/3497
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comunicar com públicos: contributos conceptuais para ancorar e pilotar a formação profissionalAndragogiaAvaliação da formaçãoComunicar com públicosFormação profissionalMatriz SWOTAndragogyTraining evaluationCommunication with audiencesProfessional trainingSWOT AnalysisEste trabalho apresenta alguns dos organizadores conceptuais em que deve ser ancorada a pilotagem da formação profissional, enquanto espaço privilegiado de comunicação com diversos públicos. Assim, são realçados aspetos relacionados com os novos desafios que se colocam à conceção da formação, suas representações e abordagens, com particular destaque para a andragogia, os modos de trabalho pedagógico e a avaliação da formação, a propósito da qual se apresenta, no quadro da análise estratégica, a Matriz SWOT adaptada à Avaliação da Formação. This work presents a conceptual framework supporting professional training management, as a privileged space of communication with different audiences. Therefore, some aspects related to the new challenges for the conception of professional training are emphasized, as well as its representations and approaches, namely andragogy, modes of pedagogic work, and professional training appraisal. Moreover, some considerations and an incursion on a strategic analysis are advanced, towards an innovative proposal of the training process appraisal: the SWOT Analysis adapted to Training Evaluation.Edições Universidade Fernando PessoaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaVinha, ElisabeteSantos, Nelson Lima2012-12-26T11:14:56Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/3497porCadernos de Estudos Mediáticos. 9 (2012) 99-112.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-07T02:02:29Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/3497Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:40:24.890985Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comunicar com públicos: contributos conceptuais para ancorar e pilotar a formação profissional
title Comunicar com públicos: contributos conceptuais para ancorar e pilotar a formação profissional
spellingShingle Comunicar com públicos: contributos conceptuais para ancorar e pilotar a formação profissional
Vinha, Elisabete
Andragogia
Avaliação da formação
Comunicar com públicos
Formação profissional
Matriz SWOT
Andragogy
Training evaluation
Communication with audiences
Professional training
SWOT Analysis
title_short Comunicar com públicos: contributos conceptuais para ancorar e pilotar a formação profissional
title_full Comunicar com públicos: contributos conceptuais para ancorar e pilotar a formação profissional
title_fullStr Comunicar com públicos: contributos conceptuais para ancorar e pilotar a formação profissional
title_full_unstemmed Comunicar com públicos: contributos conceptuais para ancorar e pilotar a formação profissional
title_sort Comunicar com públicos: contributos conceptuais para ancorar e pilotar a formação profissional
author Vinha, Elisabete
author_facet Vinha, Elisabete
Santos, Nelson Lima
author_role author
author2 Santos, Nelson Lima
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Vinha, Elisabete
Santos, Nelson Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Andragogia
Avaliação da formação
Comunicar com públicos
Formação profissional
Matriz SWOT
Andragogy
Training evaluation
Communication with audiences
Professional training
SWOT Analysis
topic Andragogia
Avaliação da formação
Comunicar com públicos
Formação profissional
Matriz SWOT
Andragogy
Training evaluation
Communication with audiences
Professional training
SWOT Analysis
description Este trabalho apresenta alguns dos organizadores conceptuais em que deve ser ancorada a pilotagem da formação profissional, enquanto espaço privilegiado de comunicação com diversos públicos. Assim, são realçados aspetos relacionados com os novos desafios que se colocam à conceção da formação, suas representações e abordagens, com particular destaque para a andragogia, os modos de trabalho pedagógico e a avaliação da formação, a propósito da qual se apresenta, no quadro da análise estratégica, a Matriz SWOT adaptada à Avaliação da Formação. This work presents a conceptual framework supporting professional training management, as a privileged space of communication with different audiences. Therefore, some aspects related to the new challenges for the conception of professional training are emphasized, as well as its representations and approaches, namely andragogy, modes of pedagogic work, and professional training appraisal. Moreover, some considerations and an incursion on a strategic analysis are advanced, towards an innovative proposal of the training process appraisal: the SWOT Analysis adapted to Training Evaluation.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-26T11:14:56Z
2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/3497
url http://hdl.handle.net/10284/3497
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cadernos de Estudos Mediáticos. 9 (2012) 99-112.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universidade Fernando Pessoa
publisher.none.fl_str_mv Edições Universidade Fernando Pessoa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130269900341248