Avaliação institucional nas universidades públicas portuguesas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/3455 |
Resumo: | Em toda a Europa, as questões do ensino superior têm sido dominadas, desde a década de oitenta, por três grandes temas: autonomia institucional, financiamento e qualidade. Mais recentemente, os desafios colocados pela sociedade do conhecimento, a construção de um espaço europeu do ensino superior e a declaração de Bolonha trouxeram um novo conjunto de reformas neste domínio, nem sempre coincidentes nas suas orientações, mas com o objectivo de promover a cooperação europeia ao nível da garantia de padrões de qualidade com especial relevo no desenvolvimento de critérios, métodos e indicadores comparáveis, entre outros (Reichert e Tauch, 2003). É neste contexto que se situa o presente estudo procurando, numa primeira fase, contribuir para o enquadramento de conceitos como qualidade, financiamento, autonomia e governo interno de forma a perceber como e porque surge a avaliação e, mais concretamente, a avaliação institucional no seio do ensino superior, tornando evidente a necessidade de se discutirem instrumentos que visem avaliar o desempenho institucional, tanto a nível interno como a nível externo. Para o efeito, discutem-se quatro instrumentos de avaliação: o modelo da EFQM, o balanced scorecard, o benchmarking e o four-stage model. Com os três primeiros, pretende-se contribuir para a discussão da necessidade de levar a cabo a avaliação interna, conduzida pela própria instituição, com vista à medição e comparação dos resultados obtidos face à auto-avaliação, à estratégia, visão e missão previamente definidas; O four-stage model com vista a discutir a avaliação institucional e os seus impactos uma vez que este é o modelo mais usado na Europa ao nível dos sistemas nacionais de ensino superior, embora com diferenças metodológicas de estado para estado. Faz se, então, uma breve contextualização do desenvolvimento da avaliação no sistema de ensino superior português que será complementada com a aplicação e análise de um questionário aberto dirigido às universidades públicas portuguesas com o objectivo de documentar e contribuir para o esclarecimento da realidade destas instituições relativamente aos processos de avaliação institucional. ABSTRACT: Three big issues have been the main questions in European higher education since the last two decades: Institutional autonomy, financing and quality. More recently, the challenges through the knowledge society, the European area for higher education and the Bologna statement brought a new group of reforms not always similar in their approaches, but with the main goal of promoting the European cooperation in the quality assurance assessment, through the development of criteria, methods and comparative measures, among others (Reichert e Tauch, 2003). The present study places itself in this context, looking for, in its first stage, the placement of some important issues as quality, financing, autonomy and internal governing in order to understand how and why evaluation appears in higher education and specifically the institutional evaluation, showing the need to discuss methods which are able to measure internal and external institutional performance. In that way, four evaluation methods are studied: The EFQM model, the balanced business scorecard and the benchmarking in order to show that it is possible to measure the performance at the level of organizational strategic. The four-stage model in order to describe and discuss the impacts of the most used model in Europe to do the institutional evaluation at the national systems level, in spite of some methodological differences from state to state. Then, a brief context of the Portuguese higher education system evaluation development is made and complemented with a survey to the Portuguese public universities and its analysis with the main goal of documenting and contribute to the knowledge of these kind of institutions relating to the institutional evaluation mechanisms. |
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