Avaliação institucional nas universidades públicas portuguesas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Teresa Manuela Martins
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/3455
Resumo: Em toda a Europa, as questões do ensino superior têm sido dominadas, desde a década de oitenta, por três grandes temas: autonomia institucional, financiamento e qualidade. Mais recentemente, os desafios colocados pela sociedade do conhecimento, a construção de um espaço europeu do ensino superior e a declaração de Bolonha trouxeram um novo conjunto de reformas neste domínio, nem sempre coincidentes nas suas orientações, mas com o objectivo de promover a cooperação europeia ao nível da garantia de padrões de qualidade com especial relevo no desenvolvimento de critérios, métodos e indicadores comparáveis, entre outros (Reichert e Tauch, 2003). É neste contexto que se situa o presente estudo procurando, numa primeira fase, contribuir para o enquadramento de conceitos como qualidade, financiamento, autonomia e governo interno de forma a perceber como e porque surge a avaliação e, mais concretamente, a avaliação institucional no seio do ensino superior, tornando evidente a necessidade de se discutirem instrumentos que visem avaliar o desempenho institucional, tanto a nível interno como a nível externo. Para o efeito, discutem-se quatro instrumentos de avaliação: o modelo da EFQM, o balanced scorecard, o benchmarking e o four-stage model. Com os três primeiros, pretende-se contribuir para a discussão da necessidade de levar a cabo a avaliação interna, conduzida pela própria instituição, com vista à medição e comparação dos resultados obtidos face à auto-avaliação, à estratégia, visão e missão previamente definidas; O four-stage model com vista a discutir a avaliação institucional e os seus impactos uma vez que este é o modelo mais usado na Europa ao nível dos sistemas nacionais de ensino superior, embora com diferenças metodológicas de estado para estado. Faz se, então, uma breve contextualização do desenvolvimento da avaliação no sistema de ensino superior português que será complementada com a aplicação e análise de um questionário aberto dirigido às universidades públicas portuguesas com o objectivo de documentar e contribuir para o esclarecimento da realidade destas instituições relativamente aos processos de avaliação institucional. ABSTRACT: Three big issues have been the main questions in European higher education since the last two decades: Institutional autonomy, financing and quality. More recently, the challenges through the knowledge society, the European area for higher education and the Bologna statement brought a new group of reforms not always similar in their approaches, but with the main goal of promoting the European cooperation in the quality assurance assessment, through the development of criteria, methods and comparative measures, among others (Reichert e Tauch, 2003). The present study places itself in this context, looking for, in its first stage, the placement of some important issues as quality, financing, autonomy and internal governing in order to understand how and why evaluation appears in higher education and specifically the institutional evaluation, showing the need to discuss methods which are able to measure internal and external institutional performance. In that way, four evaluation methods are studied: The EFQM model, the balanced business scorecard and the benchmarking in order to show that it is possible to measure the performance at the level of organizational strategic. The four-stage model in order to describe and discuss the impacts of the most used model in Europe to do the institutional evaluation at the national systems level, in spite of some methodological differences from state to state. Then, a brief context of the Portuguese higher education system evaluation development is made and complemented with a survey to the Portuguese public universities and its analysis with the main goal of documenting and contribute to the knowledge of these kind of institutions relating to the institutional evaluation mechanisms.
id RCAP_23d5e196aee391b2938276ff01ebae80
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/3455
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação institucional nas universidades públicas portuguesasGestão públicaUniversidades públicasQualidade da educaçãoAutonomia universitáriaEnsino superiorEm toda a Europa, as questões do ensino superior têm sido dominadas, desde a década de oitenta, por três grandes temas: autonomia institucional, financiamento e qualidade. Mais recentemente, os desafios colocados pela sociedade do conhecimento, a construção de um espaço europeu do ensino superior e a declaração de Bolonha trouxeram um novo conjunto de reformas neste domínio, nem sempre coincidentes nas suas orientações, mas com o objectivo de promover a cooperação europeia ao nível da garantia de padrões de qualidade com especial relevo no desenvolvimento de critérios, métodos e indicadores comparáveis, entre outros (Reichert e Tauch, 2003). É neste contexto que se situa o presente estudo procurando, numa primeira fase, contribuir para o enquadramento de conceitos como qualidade, financiamento, autonomia e governo interno de forma a perceber como e porque surge a avaliação e, mais concretamente, a avaliação institucional no seio do ensino superior, tornando evidente a necessidade de se discutirem instrumentos que visem avaliar o desempenho institucional, tanto a nível interno como a nível externo. Para o efeito, discutem-se quatro instrumentos de avaliação: o modelo da EFQM, o balanced scorecard, o benchmarking e o four-stage model. Com os três primeiros, pretende-se contribuir para a discussão da necessidade de levar a cabo a avaliação interna, conduzida pela própria instituição, com vista à medição e comparação dos resultados obtidos face à auto-avaliação, à estratégia, visão e missão previamente definidas; O four-stage model com vista a discutir a avaliação institucional e os seus impactos uma vez que este é o modelo mais usado na Europa ao nível dos sistemas nacionais de ensino superior, embora com diferenças metodológicas de estado para estado. Faz se, então, uma breve contextualização do desenvolvimento da avaliação no sistema de ensino superior português que será complementada com a aplicação e análise de um questionário aberto dirigido às universidades públicas portuguesas com o objectivo de documentar e contribuir para o esclarecimento da realidade destas instituições relativamente aos processos de avaliação institucional. ABSTRACT: Three big issues have been the main questions in European higher education since the last two decades: Institutional autonomy, financing and quality. More recently, the challenges through the knowledge society, the European area for higher education and the Bologna statement brought a new group of reforms not always similar in their approaches, but with the main goal of promoting the European cooperation in the quality assurance assessment, through the development of criteria, methods and comparative measures, among others (Reichert e Tauch, 2003). The present study places itself in this context, looking for, in its first stage, the placement of some important issues as quality, financing, autonomy and internal governing in order to understand how and why evaluation appears in higher education and specifically the institutional evaluation, showing the need to discuss methods which are able to measure internal and external institutional performance. In that way, four evaluation methods are studied: The EFQM model, the balanced business scorecard and the benchmarking in order to show that it is possible to measure the performance at the level of organizational strategic. The four-stage model in order to describe and discuss the impacts of the most used model in Europe to do the institutional evaluation at the national systems level, in spite of some methodological differences from state to state. Then, a brief context of the Portuguese higher education system evaluation development is made and complemented with a survey to the Portuguese public universities and its analysis with the main goal of documenting and contribute to the knowledge of these kind of institutions relating to the institutional evaluation mechanisms.Universidade de Aveiro2011-04-19T14:38:26Z2006-01-01T00:00:00Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/3455porAntunes, Teresa Manuela Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:02:49Zoai:ria.ua.pt:10773/3455Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:41:40.128117Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação institucional nas universidades públicas portuguesas
title Avaliação institucional nas universidades públicas portuguesas
spellingShingle Avaliação institucional nas universidades públicas portuguesas
Antunes, Teresa Manuela Martins
Gestão pública
Universidades públicas
Qualidade da educação
Autonomia universitária
Ensino superior
title_short Avaliação institucional nas universidades públicas portuguesas
title_full Avaliação institucional nas universidades públicas portuguesas
title_fullStr Avaliação institucional nas universidades públicas portuguesas
title_full_unstemmed Avaliação institucional nas universidades públicas portuguesas
title_sort Avaliação institucional nas universidades públicas portuguesas
author Antunes, Teresa Manuela Martins
author_facet Antunes, Teresa Manuela Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Teresa Manuela Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão pública
Universidades públicas
Qualidade da educação
Autonomia universitária
Ensino superior
topic Gestão pública
Universidades públicas
Qualidade da educação
Autonomia universitária
Ensino superior
description Em toda a Europa, as questões do ensino superior têm sido dominadas, desde a década de oitenta, por três grandes temas: autonomia institucional, financiamento e qualidade. Mais recentemente, os desafios colocados pela sociedade do conhecimento, a construção de um espaço europeu do ensino superior e a declaração de Bolonha trouxeram um novo conjunto de reformas neste domínio, nem sempre coincidentes nas suas orientações, mas com o objectivo de promover a cooperação europeia ao nível da garantia de padrões de qualidade com especial relevo no desenvolvimento de critérios, métodos e indicadores comparáveis, entre outros (Reichert e Tauch, 2003). É neste contexto que se situa o presente estudo procurando, numa primeira fase, contribuir para o enquadramento de conceitos como qualidade, financiamento, autonomia e governo interno de forma a perceber como e porque surge a avaliação e, mais concretamente, a avaliação institucional no seio do ensino superior, tornando evidente a necessidade de se discutirem instrumentos que visem avaliar o desempenho institucional, tanto a nível interno como a nível externo. Para o efeito, discutem-se quatro instrumentos de avaliação: o modelo da EFQM, o balanced scorecard, o benchmarking e o four-stage model. Com os três primeiros, pretende-se contribuir para a discussão da necessidade de levar a cabo a avaliação interna, conduzida pela própria instituição, com vista à medição e comparação dos resultados obtidos face à auto-avaliação, à estratégia, visão e missão previamente definidas; O four-stage model com vista a discutir a avaliação institucional e os seus impactos uma vez que este é o modelo mais usado na Europa ao nível dos sistemas nacionais de ensino superior, embora com diferenças metodológicas de estado para estado. Faz se, então, uma breve contextualização do desenvolvimento da avaliação no sistema de ensino superior português que será complementada com a aplicação e análise de um questionário aberto dirigido às universidades públicas portuguesas com o objectivo de documentar e contribuir para o esclarecimento da realidade destas instituições relativamente aos processos de avaliação institucional. ABSTRACT: Three big issues have been the main questions in European higher education since the last two decades: Institutional autonomy, financing and quality. More recently, the challenges through the knowledge society, the European area for higher education and the Bologna statement brought a new group of reforms not always similar in their approaches, but with the main goal of promoting the European cooperation in the quality assurance assessment, through the development of criteria, methods and comparative measures, among others (Reichert e Tauch, 2003). The present study places itself in this context, looking for, in its first stage, the placement of some important issues as quality, financing, autonomy and internal governing in order to understand how and why evaluation appears in higher education and specifically the institutional evaluation, showing the need to discuss methods which are able to measure internal and external institutional performance. In that way, four evaluation methods are studied: The EFQM model, the balanced business scorecard and the benchmarking in order to show that it is possible to measure the performance at the level of organizational strategic. The four-stage model in order to describe and discuss the impacts of the most used model in Europe to do the institutional evaluation at the national systems level, in spite of some methodological differences from state to state. Then, a brief context of the Portuguese higher education system evaluation development is made and complemented with a survey to the Portuguese public universities and its analysis with the main goal of documenting and contribute to the knowledge of these kind of institutions relating to the institutional evaluation mechanisms.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-01-01T00:00:00Z
2006
2011-04-19T14:38:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/3455
url http://hdl.handle.net/10773/3455
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137465317982208