Barcelona, Paris, Roma: A promoção de destinos através dos traços culturais identitários em trailers de filmes de Woody Allen
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/29080 |
Resumo: | A este estudo de caso de natureza interdisciplinar – com enfoque na semiótica, multimodalidade e análise do discurso (Kress & van Leuwen, 2006) e no marketing em turismo – está subjacente a questão da comunicação multimodal e a retórica do poder da imagem na promoção de um destino/território, pela representação criativa de temas, de situações de interação do quotidiano, não evidenciadas nos meios tradicionais de divulgação e publicidade de destinos. Em termos de marketing, hoje em dia é reconhecida a capacidade do cinema de servir de embaixador da location, representando um importante meio de promoção turística da área escolhida. A seleção de trailers de filmes de Woody Allen, subordinada às temáticas de destinos em filmes, tais como: Vicky Cristina Barcelona (2008), Midnight in Paris (2011) e To Rome with Love (2012), prende-se com o facto de que as cenas e cenários selecionados revelam mecanismos como o recurso aos estereótipos, ao sublinhar de traços culturais e patrimoniais, ao cómico de situação, combinando autenticidade na representação de situações, personagens e lugares familiares, e despertando, deste modo, a curiosidade e o interesse pela viagem, além da busca de novas sensações em territórios quer familiares, quer desconhecidos. Serão analisados excertos de filmes cujos impactos positivos / negativos contribuíram para a divulgação de destinos, ainda que não tivessem sido concebidos como promoção turística. Complementa-se esta reflexão com a análise de comentários de seguidores dos sítios e blogues, que evidenciam formas inovadoras de percepcionar lugares e destinos através da visualização de trailers. Estes, ao provocar os telespectadores/viajantes nas comunidades de seguidores, representam novas formas de promoção dos destinos. |
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Barcelona, Paris, Roma: A promoção de destinos através dos traços culturais identitários em trailers de filmes de Woody AllenTrailersPromoção de destinosIdentidadeAllen, Woody, 1935-A este estudo de caso de natureza interdisciplinar – com enfoque na semiótica, multimodalidade e análise do discurso (Kress & van Leuwen, 2006) e no marketing em turismo – está subjacente a questão da comunicação multimodal e a retórica do poder da imagem na promoção de um destino/território, pela representação criativa de temas, de situações de interação do quotidiano, não evidenciadas nos meios tradicionais de divulgação e publicidade de destinos. Em termos de marketing, hoje em dia é reconhecida a capacidade do cinema de servir de embaixador da location, representando um importante meio de promoção turística da área escolhida. A seleção de trailers de filmes de Woody Allen, subordinada às temáticas de destinos em filmes, tais como: Vicky Cristina Barcelona (2008), Midnight in Paris (2011) e To Rome with Love (2012), prende-se com o facto de que as cenas e cenários selecionados revelam mecanismos como o recurso aos estereótipos, ao sublinhar de traços culturais e patrimoniais, ao cómico de situação, combinando autenticidade na representação de situações, personagens e lugares familiares, e despertando, deste modo, a curiosidade e o interesse pela viagem, além da busca de novas sensações em territórios quer familiares, quer desconhecidos. Serão analisados excertos de filmes cujos impactos positivos / negativos contribuíram para a divulgação de destinos, ainda que não tivessem sido concebidos como promoção turística. Complementa-se esta reflexão com a análise de comentários de seguidores dos sítios e blogues, que evidenciam formas inovadoras de percepcionar lugares e destinos através da visualização de trailers. Estes, ao provocar os telespectadores/viajantes nas comunidades de seguidores, representam novas formas de promoção dos destinos.What is underlying in this case study, of interdisciplinary kind – with a focus on semiotics, multimodality, discourse analysis (Kress & van Leuwen, 2006) and marketing in tourism – is the issue related to multimodal communication and the rhetorical power of the image in the promotion of a destination / territory, by the creative display of topics, daily situations of interaction, which are not to be found in traditional means of destination promotion and dissemination. Concerning marketing, it is acknowledged today that cinema can represent a location, standing for an important vehicle for tourism promotion of a selected place. The selection of trailers of films by Woody Allen, in the scope of film-induced tourism and promoting destinations, such as Vicky Cristina Barcelona (2008), Midnight in Paris (2011) and To Rome with Love (2012), owes to the fact that the selected scenes and settings evidence mechanisms such as the resource to stereotypes, by emphasizing heritage and cultural traits, to comic situations, combining authenticity in the representation of situations, characters and familiar places, thus triggering curiosity and interest in the trip as well as the search of new sensations in both familiar and unfamiliar territories. This study will analyze excerpts of films which positive / negative impacts have contributed to the promotion of destinations even though these films have not been conceived for tourism promotion. This reflection will be complemented with the analysis of comments by followers on websites and blogs which evidence novel ways of perceiving places and destinations through viewing trailers. By involving viewers / travelers in the community of followers, these trailers represent new ways of destination promotion.Repositório da Universidade de LisboaSousa, AlcinaAntunes, Luísa Marinho2017-09-28T10:18:28Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/29080porSousa, A & Antunes, L. M (2014). Barcelona, Paris, Roma: A promoção de destinos através dos traços culturais identitários em trailers de filmes de Woody Allen. Tourism and Hospitality International Journal, 3(1), pp. 69-89.2183-0800info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T17:36:59Zoai:repositorio.ul.pt:10451/29080Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T17:36:59Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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