Compreensão Leitora e (In)sucesso Escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/24838 |
Resumo: | Ler, é uma atividade valiosa quer do ponto de vista individual, quer social. As dificuldades de leitura são uma das causas do (in) sucesso escolar. O (in) sucesso na aprendizagem e domínio da leitura influencia a aprendizagem em todas as áreas curriculares e não curriculares, para as quais o domínio desta competência é essencial. No início do 1º ciclo, a aprendizagem da leitura, melhor dito da decifração, é numa ferramenta imprescindível (dada a sua transversalidade) na aquisição de novos conhecimentos. A leitura é uma ferramenta fundamental que permite aos sujeitos leitores aceder a um conjunto de experiências e conhecimentos. Deste modo, é importante conhecer e compreender os seus modelos de aquisição, os processos que lhe são subjacentes, as componentes que a constituem, bem como as metodologias de ensino. Neste estudo, pretendeu-se analisar o conceito e processos envolvidos na compreensão da leitura e identificar os fatores intrínsecos e extrínsecos ao sujeito que contribuem para o desenvolvimento da mesma. Pretendeu-se reconhecer a importância que a compreensão leitora tem no sucesso escolar dos alunos, ou seja, a relação existente entre ambos. Procurou-se também construir e avaliar a eficácia de um programa de intervenção, que contribuísse para o aumento dos níveis de compreensão leitora e consequente sucesso escolar, em alunos de 4ºano de escolaridade. O programa foi aplicado a um grupo de 25 alunos, com idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos de idade, que frequentavam o 4º ano de escolaridade em escolas públicas do Concelho de Setúbal, durante vinte sessões. Os resultados obtidos mostraram, que houve uma evolução positiva, relativamente ao desempenho dos alunos nas variáveis analisadas – compreensão literal, compreensão inferencial, crítica e reorganização. Com base nestes resultados, inferimos que a implementação do programa de intervenção foi um investimento na promoção da compreensão leitora. |
id |
RCAP_23e39bbb410a9ca1f550ebc7520a149d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/24838 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Compreensão Leitora e (In)sucesso Escolarcompreensão leitoraprocessos envolvidos na compreensão da leiturareading comprehensionprocesses involved in understanding readingLer, é uma atividade valiosa quer do ponto de vista individual, quer social. As dificuldades de leitura são uma das causas do (in) sucesso escolar. O (in) sucesso na aprendizagem e domínio da leitura influencia a aprendizagem em todas as áreas curriculares e não curriculares, para as quais o domínio desta competência é essencial. No início do 1º ciclo, a aprendizagem da leitura, melhor dito da decifração, é numa ferramenta imprescindível (dada a sua transversalidade) na aquisição de novos conhecimentos. A leitura é uma ferramenta fundamental que permite aos sujeitos leitores aceder a um conjunto de experiências e conhecimentos. Deste modo, é importante conhecer e compreender os seus modelos de aquisição, os processos que lhe são subjacentes, as componentes que a constituem, bem como as metodologias de ensino. Neste estudo, pretendeu-se analisar o conceito e processos envolvidos na compreensão da leitura e identificar os fatores intrínsecos e extrínsecos ao sujeito que contribuem para o desenvolvimento da mesma. Pretendeu-se reconhecer a importância que a compreensão leitora tem no sucesso escolar dos alunos, ou seja, a relação existente entre ambos. Procurou-se também construir e avaliar a eficácia de um programa de intervenção, que contribuísse para o aumento dos níveis de compreensão leitora e consequente sucesso escolar, em alunos de 4ºano de escolaridade. O programa foi aplicado a um grupo de 25 alunos, com idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos de idade, que frequentavam o 4º ano de escolaridade em escolas públicas do Concelho de Setúbal, durante vinte sessões. Os resultados obtidos mostraram, que houve uma evolução positiva, relativamente ao desempenho dos alunos nas variáveis analisadas – compreensão literal, compreensão inferencial, crítica e reorganização. Com base nestes resultados, inferimos que a implementação do programa de intervenção foi um investimento na promoção da compreensão leitora.Literacy is vital for both the individual as a person and as a social being. Lack of competence in literacy is one cause of academic underperformance. Learning and reading difficulties impact on uptake across the curriculum and beyond it, making competence in literacy an essential skill. At the start of primary education, learning to read or to ‘unlock reading’ is a crucial tool for the acquisition of new knowledge in all spheres. Literacy is central in granting those who possess this skill access to worlds of experience and knowledge. Thus it is important to know and understand models of literacy acquisition, their processes and those which underpin them, the parts which constitute their whole and the teaching methodologies involved. This study analyses the concept and the processes inherent in literacy. It also identifies the intrinsic and extrinsic factors in the reading individual which impact on successful acquisition of these competencies. The study delineates the role literacy skills play in students’ school performance, showing the relationship between these two elements. The study also builds and assesses the value of a remedial programme which contributes to raising reading comprehension and thus scholastic performance in students in their 4th/last year of primary education. The programme was run with a group of 25 students aged 9-10 in their 4th year of primary school. The students attended state schools in the Setubal district and attended twenty sessions of the programme. The results show a positive improvement in student performance in all the variables analysed: literal understanding, inference skills and textual criticism and reorganisation. The results allow us to infer that running this remedial programme was an investment in literacy promotion and comprehension.Sousa, Maria Fernanda Ribeiro Botelho deRepositório ComumOliveira, Carla Susana Matos2018-11-13T12:02:44Z2014-012014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/24838TID:201702029porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:54:37Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/24838Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:10:24.026428Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Compreensão Leitora e (In)sucesso Escolar |
title |
Compreensão Leitora e (In)sucesso Escolar |
spellingShingle |
Compreensão Leitora e (In)sucesso Escolar Oliveira, Carla Susana Matos compreensão leitora processos envolvidos na compreensão da leitura reading comprehension processes involved in understanding reading |
title_short |
Compreensão Leitora e (In)sucesso Escolar |
title_full |
Compreensão Leitora e (In)sucesso Escolar |
title_fullStr |
Compreensão Leitora e (In)sucesso Escolar |
title_full_unstemmed |
Compreensão Leitora e (In)sucesso Escolar |
title_sort |
Compreensão Leitora e (In)sucesso Escolar |
author |
Oliveira, Carla Susana Matos |
author_facet |
Oliveira, Carla Susana Matos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sousa, Maria Fernanda Ribeiro Botelho de Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Carla Susana Matos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
compreensão leitora processos envolvidos na compreensão da leitura reading comprehension processes involved in understanding reading |
topic |
compreensão leitora processos envolvidos na compreensão da leitura reading comprehension processes involved in understanding reading |
description |
Ler, é uma atividade valiosa quer do ponto de vista individual, quer social. As dificuldades de leitura são uma das causas do (in) sucesso escolar. O (in) sucesso na aprendizagem e domínio da leitura influencia a aprendizagem em todas as áreas curriculares e não curriculares, para as quais o domínio desta competência é essencial. No início do 1º ciclo, a aprendizagem da leitura, melhor dito da decifração, é numa ferramenta imprescindível (dada a sua transversalidade) na aquisição de novos conhecimentos. A leitura é uma ferramenta fundamental que permite aos sujeitos leitores aceder a um conjunto de experiências e conhecimentos. Deste modo, é importante conhecer e compreender os seus modelos de aquisição, os processos que lhe são subjacentes, as componentes que a constituem, bem como as metodologias de ensino. Neste estudo, pretendeu-se analisar o conceito e processos envolvidos na compreensão da leitura e identificar os fatores intrínsecos e extrínsecos ao sujeito que contribuem para o desenvolvimento da mesma. Pretendeu-se reconhecer a importância que a compreensão leitora tem no sucesso escolar dos alunos, ou seja, a relação existente entre ambos. Procurou-se também construir e avaliar a eficácia de um programa de intervenção, que contribuísse para o aumento dos níveis de compreensão leitora e consequente sucesso escolar, em alunos de 4ºano de escolaridade. O programa foi aplicado a um grupo de 25 alunos, com idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos de idade, que frequentavam o 4º ano de escolaridade em escolas públicas do Concelho de Setúbal, durante vinte sessões. Os resultados obtidos mostraram, que houve uma evolução positiva, relativamente ao desempenho dos alunos nas variáveis analisadas – compreensão literal, compreensão inferencial, crítica e reorganização. Com base nestes resultados, inferimos que a implementação do programa de intervenção foi um investimento na promoção da compreensão leitora. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01 2014-01-01T00:00:00Z 2018-11-13T12:02:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/24838 TID:201702029 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/24838 |
identifier_str_mv |
TID:201702029 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817552824688443392 |