Compreensão Leitora e (In)sucesso Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Carla Susana Matos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/24838
Resumo: Ler, é uma atividade valiosa quer do ponto de vista individual, quer social. As dificuldades de leitura são uma das causas do (in) sucesso escolar. O (in) sucesso na aprendizagem e domínio da leitura influencia a aprendizagem em todas as áreas curriculares e não curriculares, para as quais o domínio desta competência é essencial. No início do 1º ciclo, a aprendizagem da leitura, melhor dito da decifração, é numa ferramenta imprescindível (dada a sua transversalidade) na aquisição de novos conhecimentos. A leitura é uma ferramenta fundamental que permite aos sujeitos leitores aceder a um conjunto de experiências e conhecimentos. Deste modo, é importante conhecer e compreender os seus modelos de aquisição, os processos que lhe são subjacentes, as componentes que a constituem, bem como as metodologias de ensino. Neste estudo, pretendeu-se analisar o conceito e processos envolvidos na compreensão da leitura e identificar os fatores intrínsecos e extrínsecos ao sujeito que contribuem para o desenvolvimento da mesma. Pretendeu-se reconhecer a importância que a compreensão leitora tem no sucesso escolar dos alunos, ou seja, a relação existente entre ambos. Procurou-se também construir e avaliar a eficácia de um programa de intervenção, que contribuísse para o aumento dos níveis de compreensão leitora e consequente sucesso escolar, em alunos de 4ºano de escolaridade. O programa foi aplicado a um grupo de 25 alunos, com idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos de idade, que frequentavam o 4º ano de escolaridade em escolas públicas do Concelho de Setúbal, durante vinte sessões. Os resultados obtidos mostraram, que houve uma evolução positiva, relativamente ao desempenho dos alunos nas variáveis analisadas – compreensão literal, compreensão inferencial, crítica e reorganização. Com base nestes resultados, inferimos que a implementação do programa de intervenção foi um investimento na promoção da compreensão leitora.
id RCAP_23e39bbb410a9ca1f550ebc7520a149d
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/24838
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Compreensão Leitora e (In)sucesso Escolarcompreensão leitoraprocessos envolvidos na compreensão da leiturareading comprehensionprocesses involved in understanding readingLer, é uma atividade valiosa quer do ponto de vista individual, quer social. As dificuldades de leitura são uma das causas do (in) sucesso escolar. O (in) sucesso na aprendizagem e domínio da leitura influencia a aprendizagem em todas as áreas curriculares e não curriculares, para as quais o domínio desta competência é essencial. No início do 1º ciclo, a aprendizagem da leitura, melhor dito da decifração, é numa ferramenta imprescindível (dada a sua transversalidade) na aquisição de novos conhecimentos. A leitura é uma ferramenta fundamental que permite aos sujeitos leitores aceder a um conjunto de experiências e conhecimentos. Deste modo, é importante conhecer e compreender os seus modelos de aquisição, os processos que lhe são subjacentes, as componentes que a constituem, bem como as metodologias de ensino. Neste estudo, pretendeu-se analisar o conceito e processos envolvidos na compreensão da leitura e identificar os fatores intrínsecos e extrínsecos ao sujeito que contribuem para o desenvolvimento da mesma. Pretendeu-se reconhecer a importância que a compreensão leitora tem no sucesso escolar dos alunos, ou seja, a relação existente entre ambos. Procurou-se também construir e avaliar a eficácia de um programa de intervenção, que contribuísse para o aumento dos níveis de compreensão leitora e consequente sucesso escolar, em alunos de 4ºano de escolaridade. O programa foi aplicado a um grupo de 25 alunos, com idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos de idade, que frequentavam o 4º ano de escolaridade em escolas públicas do Concelho de Setúbal, durante vinte sessões. Os resultados obtidos mostraram, que houve uma evolução positiva, relativamente ao desempenho dos alunos nas variáveis analisadas – compreensão literal, compreensão inferencial, crítica e reorganização. Com base nestes resultados, inferimos que a implementação do programa de intervenção foi um investimento na promoção da compreensão leitora.Literacy is vital for both the individual as a person and as a social being. Lack of competence in literacy is one cause of academic underperformance. Learning and reading difficulties impact on uptake across the curriculum and beyond it, making competence in literacy an essential skill. At the start of primary education, learning to read or to ‘unlock reading’ is a crucial tool for the acquisition of new knowledge in all spheres. Literacy is central in granting those who possess this skill access to worlds of experience and knowledge. Thus it is important to know and understand models of literacy acquisition, their processes and those which underpin them, the parts which constitute their whole and the teaching methodologies involved. This study analyses the concept and the processes inherent in literacy. It also identifies the intrinsic and extrinsic factors in the reading individual which impact on successful acquisition of these competencies. The study delineates the role literacy skills play in students’ school performance, showing the relationship between these two elements. The study also builds and assesses the value of a remedial programme which contributes to raising reading comprehension and thus scholastic performance in students in their 4th/last year of primary education. The programme was run with a group of 25 students aged 9-10 in their 4th year of primary school. The students attended state schools in the Setubal district and attended twenty sessions of the programme. The results show a positive improvement in student performance in all the variables analysed: literal understanding, inference skills and textual criticism and reorganisation. The results allow us to infer that running this remedial programme was an investment in literacy promotion and comprehension.Sousa, Maria Fernanda Ribeiro Botelho deRepositório ComumOliveira, Carla Susana Matos2018-11-13T12:02:44Z2014-012014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/24838TID:201702029porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:54:37Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/24838Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:10:24.026428Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Compreensão Leitora e (In)sucesso Escolar
title Compreensão Leitora e (In)sucesso Escolar
spellingShingle Compreensão Leitora e (In)sucesso Escolar
Oliveira, Carla Susana Matos
compreensão leitora
processos envolvidos na compreensão da leitura
reading comprehension
processes involved in understanding reading
title_short Compreensão Leitora e (In)sucesso Escolar
title_full Compreensão Leitora e (In)sucesso Escolar
title_fullStr Compreensão Leitora e (In)sucesso Escolar
title_full_unstemmed Compreensão Leitora e (In)sucesso Escolar
title_sort Compreensão Leitora e (In)sucesso Escolar
author Oliveira, Carla Susana Matos
author_facet Oliveira, Carla Susana Matos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Maria Fernanda Ribeiro Botelho de
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Carla Susana Matos
dc.subject.por.fl_str_mv compreensão leitora
processos envolvidos na compreensão da leitura
reading comprehension
processes involved in understanding reading
topic compreensão leitora
processos envolvidos na compreensão da leitura
reading comprehension
processes involved in understanding reading
description Ler, é uma atividade valiosa quer do ponto de vista individual, quer social. As dificuldades de leitura são uma das causas do (in) sucesso escolar. O (in) sucesso na aprendizagem e domínio da leitura influencia a aprendizagem em todas as áreas curriculares e não curriculares, para as quais o domínio desta competência é essencial. No início do 1º ciclo, a aprendizagem da leitura, melhor dito da decifração, é numa ferramenta imprescindível (dada a sua transversalidade) na aquisição de novos conhecimentos. A leitura é uma ferramenta fundamental que permite aos sujeitos leitores aceder a um conjunto de experiências e conhecimentos. Deste modo, é importante conhecer e compreender os seus modelos de aquisição, os processos que lhe são subjacentes, as componentes que a constituem, bem como as metodologias de ensino. Neste estudo, pretendeu-se analisar o conceito e processos envolvidos na compreensão da leitura e identificar os fatores intrínsecos e extrínsecos ao sujeito que contribuem para o desenvolvimento da mesma. Pretendeu-se reconhecer a importância que a compreensão leitora tem no sucesso escolar dos alunos, ou seja, a relação existente entre ambos. Procurou-se também construir e avaliar a eficácia de um programa de intervenção, que contribuísse para o aumento dos níveis de compreensão leitora e consequente sucesso escolar, em alunos de 4ºano de escolaridade. O programa foi aplicado a um grupo de 25 alunos, com idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos de idade, que frequentavam o 4º ano de escolaridade em escolas públicas do Concelho de Setúbal, durante vinte sessões. Os resultados obtidos mostraram, que houve uma evolução positiva, relativamente ao desempenho dos alunos nas variáveis analisadas – compreensão literal, compreensão inferencial, crítica e reorganização. Com base nestes resultados, inferimos que a implementação do programa de intervenção foi um investimento na promoção da compreensão leitora.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01
2014-01-01T00:00:00Z
2018-11-13T12:02:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/24838
TID:201702029
url http://hdl.handle.net/10400.26/24838
identifier_str_mv TID:201702029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817552824688443392