Implicações académicas: um estudo de adolescentes em regime interno/externo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Maria José Alhinho Paraíba Gomes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11144/5298
Resumo: O presente estudo foca-se nas implicações académicas (rendimento académico e comportamento em sala de aula) em adolescentes do sexo feminino e masculino, que frequentam o 3º ciclo de estudos, em regime escolar de internato/externato. Inicialmente, efetuámos uma revisão do estado da arte relativamente aos temas da presente investigação, nomeadamente, a adolescência, o regime de estudos, o rendimento académico, o comportamento em sala de aula e as diferenças de sexo em contexto de sala de aula. A investigação é de caráter quantitativo, transversal, relativa aos resultados escolares do primeiro semestre (ano letivo 2019/2020), num estabelecimento de ensino da região metropolitana de Lisboa. A amostra reuniu um total de 157 participantes, com idades entre 12 e 16 anos, de ambos os sexos, que frequentam a instituição no 3.º ciclo de estudos, em regime interno ou externo. Desta amostra, 103 alunos (65.6%) frequentam o regime de internato e 54 alunos (34.4%) frequentam o regime de externato. Relativamente ao sexo, 90 alunos (57.3%) são do sexo masculino e 67 (42.7%) são do sexo feminino. Os instrumentos utilizados foram o Questionário Sociodemográfico, construído para o efeito, a Escala de Conners para Professores - versão reduzida. Utilizámos ainda as pautas escolares através das quais obtivemos a informação acerca do rendimento escolar e nota de comportamento. Para a análise estatística recorreu-se ao “software” Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 26.0 para Windows. Nos resultados obtidos, confirmámos 5 das hipóteses colocadas inicialmente. Conclui-se, assim, que o regime escolar em questão não é significativo nos resultados académicos nem no comportamento em sala de aula. Contudo, relativamente ao sexo, existem diferenças ao nível do comportamento, pois as raparigas obtêm melhores resultados que os rapazes.
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