Matéria-Prima, vol.6, nº1 (Jan./Abr. 2018)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, João
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Alonso Sanz, Mª Amparo, Rita, Dora Iva, Gradíssimo, Maria Alice Sousa Dias, Sylla, Cristina, Siebert, Emanuele Cristina, Bernardo Rangel, Valeska, Cesconetto, Gizely, Aristimuño, Felipe, Pereira, Ana Marta Fernandes de Almeida, Maddonni, Alejandra Viviana, MONARI, ANA CLAUDIA, Schvambach, Janaina, Consiglieri, Joana, Frade, Marta, Martelli, Susana, Sigal, Paola, Marquez, Camila Luciana, Faria, Alessandra Ancona de, Pessanha, Ana Maria Araújo, Leal, Alda Maria Encarnação Rodrigues, Pires, André Dias, Guimarães, Alexandre Henrique Monteiro, Gonçalves, Luís Jorge Rodrigues
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/50889
Resumo: Risco: educação artística: A educação artística enfrenta o risco de desaparecimento gradual do seu habitat da educação formal ao mesmo tempo que a sociedade civil cada vez mais a reclama, no contexto das instituições que dependem do sucesso dos públicos e dos visitantes. Assiste-se a uma contradição de termos que parece ser originária de uma liberalização cognitiva: este parece ser um paradigma para ficar. O neo-liberalismo vigente contribui de modo contraditório. Por um lado, diminui as cargas horárias e extingue disciplinas, expulsa os profissionais artísticos da sala de aula: cada vez há menos horas de contacto de educação artística, do ensino do desenho. Por outro lado, a dependência das lógicas de sponsorização obriga os gestores culturais a urdirem estratégias educativas dirigidas a massas cada vez maiores, a convocarem e a reivindicarem posicionamentos formativos, a procurarem implicar e criar mais audiências. O sistema precisa dos alunos que quer reduzir, numa contradição de termos evidente. O professor de artes, o mediador entre o mundo da arte e a premência educativa vê-se com uma injunção que dele exige uma operatividade quer como pedagogo, quer como artista, integrando várias dimensões numa só, numa incarnação exigente. A educação artística parece depender da criatividade dos seus agentes, da sua mobilização, do seu entusiasmo, da sua competência mobilizadora: os tempos estão adversos ao conformismo e assim se anotam muitas ações desassossegadas e, cremos, implicadas.
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