Um olhar sobre a criação coreográfica contemporânea no seu potencial educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cid Neto,Ângelo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Xavier,Madalena, Fernandes,João
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802020000200191
Resumo: Resumo Partindo de uma reflexão sobre as práticas coreográficas pretende-se expor o seu potencial no contexto educativo. Reconhecendo como essencial para ambos os processos, o de criação e de ensino-aprendizagem, a capacidade de promover que os seus agentes se posicionem numa direção comum de descoberta. O corpo, como instância inacabada e que se procura singular, encontra neste contexto a possibilidade de se revelar, sendo que os mecanismos de geração de material coreográfico são pensados sob este paradigma. Metodologicamente este artigo sustenta-se num contexto qualitativo que promove a articulação entre a prática artística, pela voz dos coreógrafos, e o diálogo com uma revisão da literatura.
id RCAP_241f15249aeceae85a4add85ed4e4cdf
oai_identifier_str oai:scielo:S2184-01802020000200191
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um olhar sobre a criação coreográfica contemporânea no seu potencial educativoEducação ArtísticaCriação artísticaProcessos coreográficosPedagogia contra o estadoEnsino-aprendizagemResumo Partindo de uma reflexão sobre as práticas coreográficas pretende-se expor o seu potencial no contexto educativo. Reconhecendo como essencial para ambos os processos, o de criação e de ensino-aprendizagem, a capacidade de promover que os seus agentes se posicionem numa direção comum de descoberta. O corpo, como instância inacabada e que se procura singular, encontra neste contexto a possibilidade de se revelar, sendo que os mecanismos de geração de material coreográfico são pensados sob este paradigma. Metodologicamente este artigo sustenta-se num contexto qualitativo que promove a articulação entre a prática artística, pela voz dos coreógrafos, e o diálogo com uma revisão da literatura.Escola Superior de Artes AplicadasInstituto Politécnico Castelo Branco2020-11-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporttext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802020000200191Convergências - Revista de Investigação e Ensino das Artes v.13 n.26 2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802020000200191Cid Neto,ÂngeloXavier,MadalenaFernandes,Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:31:57Zoai:scielo:S2184-01802020000200191Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:34:53.683638Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um olhar sobre a criação coreográfica contemporânea no seu potencial educativo
title Um olhar sobre a criação coreográfica contemporânea no seu potencial educativo
spellingShingle Um olhar sobre a criação coreográfica contemporânea no seu potencial educativo
Cid Neto,Ângelo
Educação Artística
Criação artística
Processos coreográficos
Pedagogia contra o estado
Ensino-aprendizagem
title_short Um olhar sobre a criação coreográfica contemporânea no seu potencial educativo
title_full Um olhar sobre a criação coreográfica contemporânea no seu potencial educativo
title_fullStr Um olhar sobre a criação coreográfica contemporânea no seu potencial educativo
title_full_unstemmed Um olhar sobre a criação coreográfica contemporânea no seu potencial educativo
title_sort Um olhar sobre a criação coreográfica contemporânea no seu potencial educativo
author Cid Neto,Ângelo
author_facet Cid Neto,Ângelo
Xavier,Madalena
Fernandes,João
author_role author
author2 Xavier,Madalena
Fernandes,João
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cid Neto,Ângelo
Xavier,Madalena
Fernandes,João
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Artística
Criação artística
Processos coreográficos
Pedagogia contra o estado
Ensino-aprendizagem
topic Educação Artística
Criação artística
Processos coreográficos
Pedagogia contra o estado
Ensino-aprendizagem
description Resumo Partindo de uma reflexão sobre as práticas coreográficas pretende-se expor o seu potencial no contexto educativo. Reconhecendo como essencial para ambos os processos, o de criação e de ensino-aprendizagem, a capacidade de promover que os seus agentes se posicionem numa direção comum de descoberta. O corpo, como instância inacabada e que se procura singular, encontra neste contexto a possibilidade de se revelar, sendo que os mecanismos de geração de material coreográfico são pensados sob este paradigma. Metodologicamente este artigo sustenta-se num contexto qualitativo que promove a articulação entre a prática artística, pela voz dos coreógrafos, e o diálogo com uma revisão da literatura.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802020000200191
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802020000200191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802020000200191
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Artes Aplicadas
Instituto Politécnico Castelo Branco
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Artes Aplicadas
Instituto Politécnico Castelo Branco
dc.source.none.fl_str_mv Convergências - Revista de Investigação e Ensino das Artes v.13 n.26 2020
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137403693170688