Um olhar sobre a criação coreográfica contemporânea no seu potencial educativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802020000200191 |
Resumo: | Resumo Partindo de uma reflexão sobre as práticas coreográficas pretende-se expor o seu potencial no contexto educativo. Reconhecendo como essencial para ambos os processos, o de criação e de ensino-aprendizagem, a capacidade de promover que os seus agentes se posicionem numa direção comum de descoberta. O corpo, como instância inacabada e que se procura singular, encontra neste contexto a possibilidade de se revelar, sendo que os mecanismos de geração de material coreográfico são pensados sob este paradigma. Metodologicamente este artigo sustenta-se num contexto qualitativo que promove a articulação entre a prática artística, pela voz dos coreógrafos, e o diálogo com uma revisão da literatura. |
id |
RCAP_241f15249aeceae85a4add85ed4e4cdf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2184-01802020000200191 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Um olhar sobre a criação coreográfica contemporânea no seu potencial educativoEducação ArtísticaCriação artísticaProcessos coreográficosPedagogia contra o estadoEnsino-aprendizagemResumo Partindo de uma reflexão sobre as práticas coreográficas pretende-se expor o seu potencial no contexto educativo. Reconhecendo como essencial para ambos os processos, o de criação e de ensino-aprendizagem, a capacidade de promover que os seus agentes se posicionem numa direção comum de descoberta. O corpo, como instância inacabada e que se procura singular, encontra neste contexto a possibilidade de se revelar, sendo que os mecanismos de geração de material coreográfico são pensados sob este paradigma. Metodologicamente este artigo sustenta-se num contexto qualitativo que promove a articulação entre a prática artística, pela voz dos coreógrafos, e o diálogo com uma revisão da literatura.Escola Superior de Artes AplicadasInstituto Politécnico Castelo Branco2020-11-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporttext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802020000200191Convergências - Revista de Investigação e Ensino das Artes v.13 n.26 2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802020000200191Cid Neto,ÂngeloXavier,MadalenaFernandes,Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:31:57Zoai:scielo:S2184-01802020000200191Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:34:53.683638Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um olhar sobre a criação coreográfica contemporânea no seu potencial educativo |
title |
Um olhar sobre a criação coreográfica contemporânea no seu potencial educativo |
spellingShingle |
Um olhar sobre a criação coreográfica contemporânea no seu potencial educativo Cid Neto,Ângelo Educação Artística Criação artística Processos coreográficos Pedagogia contra o estado Ensino-aprendizagem |
title_short |
Um olhar sobre a criação coreográfica contemporânea no seu potencial educativo |
title_full |
Um olhar sobre a criação coreográfica contemporânea no seu potencial educativo |
title_fullStr |
Um olhar sobre a criação coreográfica contemporânea no seu potencial educativo |
title_full_unstemmed |
Um olhar sobre a criação coreográfica contemporânea no seu potencial educativo |
title_sort |
Um olhar sobre a criação coreográfica contemporânea no seu potencial educativo |
author |
Cid Neto,Ângelo |
author_facet |
Cid Neto,Ângelo Xavier,Madalena Fernandes,João |
author_role |
author |
author2 |
Xavier,Madalena Fernandes,João |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cid Neto,Ângelo Xavier,Madalena Fernandes,João |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Artística Criação artística Processos coreográficos Pedagogia contra o estado Ensino-aprendizagem |
topic |
Educação Artística Criação artística Processos coreográficos Pedagogia contra o estado Ensino-aprendizagem |
description |
Resumo Partindo de uma reflexão sobre as práticas coreográficas pretende-se expor o seu potencial no contexto educativo. Reconhecendo como essencial para ambos os processos, o de criação e de ensino-aprendizagem, a capacidade de promover que os seus agentes se posicionem numa direção comum de descoberta. O corpo, como instância inacabada e que se procura singular, encontra neste contexto a possibilidade de se revelar, sendo que os mecanismos de geração de material coreográfico são pensados sob este paradigma. Metodologicamente este artigo sustenta-se num contexto qualitativo que promove a articulação entre a prática artística, pela voz dos coreógrafos, e o diálogo com uma revisão da literatura. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802020000200191 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802020000200191 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802020000200191 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Artes Aplicadas Instituto Politécnico Castelo Branco |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Artes Aplicadas Instituto Politécnico Castelo Branco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Convergências - Revista de Investigação e Ensino das Artes v.13 n.26 2020 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137403693170688 |