Os efeitos de um programa de intervenção psicomotora sobre o comportamento em adultos com deficiência intelectual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Tiago Rafael Glória
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/17707
Resumo: Este estudo teve como objetivo principal avaliar os efeitos de um programa de intervenção psicomotora sobre o comportamento motor de adultos com deficiência intelectual. A amostra foi constituída por 50 pessoas adultas com deficiência intelectual (DI) de ambos os sexos com idades compreendidas entre os 18 e os 50 anos, todos matriculados na Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental da Covilhã e de Castelo Branco. Foi constituído um grupo de controlo (n= 26) e um grupo experimental (n= 24). O grupo experimental participou durante 10 semanas em duas sessões semanais de exercício com a duração de, aproximadamente, 60 minutos. Foi efetuada uma avaliação inicial (pré-teste) e uma avaliação final (pós-teste), em que se aplicaram protocolos de Velocidade de Processamento de Informação (Deary-Liewald Rection Time Task, DLRT), de Equilíbrio/Agilidade (Timed Up and Go Test, TUGT), de Memória Visuo-Motora, de Coordenação Motora (Körperkoordination Test fur Kinder, KTK) e de Velocidade-Precisão (Tarefa de Fitts). Na análise inter-grupos, os dados obtidos mostraram não existirem efeitos significativos do programa de intervenção nos testes de Memória Visuo-Motora e da bateria KTK. Também na análise inter-grupos, a intervenção teve um efeito positivo sobre o desempenho numa das versões da tarefa de Fitts, o que também aconteceu no teste TUGT; no DLRT, foram encontradas melhorias no grupo de controlo em relação ao grupo experimental em diversas variáveis. A análise intra-grupos revelou que o grupo de controlo melhorou no teste SRT, mas já o grupo experimental piorou os resultados no SRT mediana. Concluiu-se que a prática de um programa de intervenção psicomotora supervisionado pode influenciar positivamente e de um modo geral, diversas variáveis de comportamento motor em pessoas com deficiência intelectual; The effect of a program of exercises on the motor behaviour of adults with intellectual disabilities Abstrat: The main goal of this study is to evaluate the effect of a program of exercises on the motor behaviour of adults with intellectual disabilities. In this study participated fifty adults of both genders with intellectual disabilities, between the ages of eighteen and fifty. All participants are members of the Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) of Covilhã and Castelo Branco. The participants were divided into two groups: a control group (n=26) and an experimental group (n=24). The experimental group participated in two weekly sessions during the period of ten weeks and each session had the duration of approximately sixty minutes. The data presented in this study resulted from an initial evaluation (pretest) and a final evaluation (posttest), where some protocols, like the Reaction Time (Tempo de Reação), the Time Up and Go Test (TUGT), the Test of Visual-motor Memory (Teste de Memória Visuo-Motora), the Body Coordination Test for Children) (Körperkordination Test für Kinder – KTK/ Teste de Coordenação Corporal para Crianças/) and the Test of Fitts, were applied. The inter-group analysis revealed that the program of intervention had no significant effects on the Test of Visual-motor Memory (Teste da Memória Visuo-Motora) and the Body Coordination Test for Children (KTK). The intervention had a positive effect on the performance during one of the tasks of the Test of Fitts. This also occurred in the Timed Up and Go Test (TUGT). The data obtained from the DLRT showed some improvement in several variables in comparison to the experimental group. The intra-group analysis also revealed that the control group improved its results in the SRT. The experimental group, however, obtained worse results in the SRT. After analysing the data obtained during this study, we can conclude that the practice of a supervised exercise program can have a positive effect on the motor behaviour of people with intellectual disabilities.
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Foi efetuada uma avaliação inicial (pré-teste) e uma avaliação final (pós-teste), em que se aplicaram protocolos de Velocidade de Processamento de Informação (Deary-Liewald Rection Time Task, DLRT), de Equilíbrio/Agilidade (Timed Up and Go Test, TUGT), de Memória Visuo-Motora, de Coordenação Motora (Körperkoordination Test fur Kinder, KTK) e de Velocidade-Precisão (Tarefa de Fitts). Na análise inter-grupos, os dados obtidos mostraram não existirem efeitos significativos do programa de intervenção nos testes de Memória Visuo-Motora e da bateria KTK. Também na análise inter-grupos, a intervenção teve um efeito positivo sobre o desempenho numa das versões da tarefa de Fitts, o que também aconteceu no teste TUGT; no DLRT, foram encontradas melhorias no grupo de controlo em relação ao grupo experimental em diversas variáveis. A análise intra-grupos revelou que o grupo de controlo melhorou no teste SRT, mas já o grupo experimental piorou os resultados no SRT mediana. Concluiu-se que a prática de um programa de intervenção psicomotora supervisionado pode influenciar positivamente e de um modo geral, diversas variáveis de comportamento motor em pessoas com deficiência intelectual; The effect of a program of exercises on the motor behaviour of adults with intellectual disabilities Abstrat: The main goal of this study is to evaluate the effect of a program of exercises on the motor behaviour of adults with intellectual disabilities. In this study participated fifty adults of both genders with intellectual disabilities, between the ages of eighteen and fifty. All participants are members of the Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) of Covilhã and Castelo Branco. The participants were divided into two groups: a control group (n=26) and an experimental group (n=24). The experimental group participated in two weekly sessions during the period of ten weeks and each session had the duration of approximately sixty minutes. The data presented in this study resulted from an initial evaluation (pretest) and a final evaluation (posttest), where some protocols, like the Reaction Time (Tempo de Reação), the Time Up and Go Test (TUGT), the Test of Visual-motor Memory (Teste de Memória Visuo-Motora), the Body Coordination Test for Children) (Körperkordination Test für Kinder – KTK/ Teste de Coordenação Corporal para Crianças/) and the Test of Fitts, were applied. The inter-group analysis revealed that the program of intervention had no significant effects on the Test of Visual-motor Memory (Teste da Memória Visuo-Motora) and the Body Coordination Test for Children (KTK). The intervention had a positive effect on the performance during one of the tasks of the Test of Fitts. This also occurred in the Timed Up and Go Test (TUGT). 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