A narrativa intermedial surrealista
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21814/2i.3447 |
Resumo: | O presente artigo propõe uma reflexão teórica em torno da narrativa intermedial tal como perspetivada e praticada pelos surrealistas, partindo da análise de duas obras do poeta e artista de Ofício Múltiplo Mário-Henrique Leiria – designadamente Pas Pour les Parents (1951) e Conto de Natal para Crianças (1972). Partindo da observação dos principais tópicos que caracterizam este objeto de estudo, no enquadramento das práticas artísticas experimentais do período em análise que cruzam a poesia com a fotografia e a colagem, este artigo apresenta-se essencialmente como um comentário metacrítico em torno de um conjunto de instrumentos e conceitos essenciais para ponderar sobre modos de tratar as porosidades entre as artes, de forma a pôr em evidência o lado importante da abordagem intermedial: a tentativa de dar resposta a experiências e ideias de poesia, literatura e arte que diluem fronteiras, e de onde acolhemos novas maneiras de trabalhar não só o literário, como diferentes artes. |
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A narrativa intermedial surrealistaThe surrealist intermedial narrativeArtigosO presente artigo propõe uma reflexão teórica em torno da narrativa intermedial tal como perspetivada e praticada pelos surrealistas, partindo da análise de duas obras do poeta e artista de Ofício Múltiplo Mário-Henrique Leiria – designadamente Pas Pour les Parents (1951) e Conto de Natal para Crianças (1972). Partindo da observação dos principais tópicos que caracterizam este objeto de estudo, no enquadramento das práticas artísticas experimentais do período em análise que cruzam a poesia com a fotografia e a colagem, este artigo apresenta-se essencialmente como um comentário metacrítico em torno de um conjunto de instrumentos e conceitos essenciais para ponderar sobre modos de tratar as porosidades entre as artes, de forma a pôr em evidência o lado importante da abordagem intermedial: a tentativa de dar resposta a experiências e ideias de poesia, literatura e arte que diluem fronteiras, e de onde acolhemos novas maneiras de trabalhar não só o literário, como diferentes artes.The present work reflects about reflects on the intermedial narrative as it was conceived and practiced by surrealist artists, starting from the analysis of two works by the poet and Multiple Task artist Mário-Henrique Leiria – namely Pas Pour les Parents and Conto de Natal para Crianças. From the observation of the main topics that characterise this object of study, in the framework of the experimental artistic practices of this period that cross poetry with photography and collage, this study presents itself essentially as a metacritical commentary around a set of tools and concepts that are essential to ponder on ways of dealing with the porosities between the arts, in order to highlight the important side of the intermedial approach: the attempt to respond to experiences and ideas of poetry, literature and art that dilute borders, and from which we welcome new ways of working not only the literary, but different arts.UMinho Editora2021-12-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/2i.3447por2184-7010Santos, Ana Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-24T08:38:24Zoai:journals.uminho.pt:article/3447Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:56:00.021671Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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