Teixeira de Pascoaes e Miguel de Unamuno: um caso singular de intercâmbio literário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/3252 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Teoria da Literatura e Literatura Portuguesa. |
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Teixeira de Pascoaes e Miguel de Unamuno: um caso singular de intercâmbio literárioDissertação de Mestrado em Teoria da Literatura e Literatura Portuguesa.O presente estudo teve como propósito demonstrar as afinidades literárias entre Teixeira de Pascoaes e Miguel de Unamuno. Ao invés daquele impulso moderno que visa moldar as mentes com dogmas e convenções, o saudosista português e o agonista espanhol seguem pelos trilhos da liberdade intelectual, impregnada de espiritualidade. Para a exposição dessas similitudes literárias, servimo-nos da generalidade da obra dos autores, das peças epistolares que trocaram, da obra plástica de Pascoaes e de alguns livros de Nietzsche, naquilo que este pensador lhes delegou de inconformismo. Considerando que as afinidades literárias entre ambos se devem não só a influências evidentes, mas também à Weltanschauung ou mundividência da época, procedeu-se, num primeiro passo deste trabalho, a um estudo sobre a recepção de Nietzsche em Pascoaes e Unamuno, tendo em conta que o pensador alemão foi uma das figuras de destaque na chamada «filosofia do sujeito», em voga naquele contexto cultural e literário. Estava aberto o caminho para o segundo capítulo, durante o qual se analisou o sentimento “poético-religioso” nos dois autores, marcado pela metafísica e pela heterodoxia. Em sintonia com a lição nietzscheana, preferem a inquietação do absurdo e as fulgurações da imaginação à ilusória segurança da lógica e da convenção social. De seguida, pretendeu-se demonstrar a tendência de Pascoaes para polemizar e duvidar, para pôr em diálogo o sistema de contradições, bem à maneira do espírito agónico de Dom Miguel de Unamuno. No quarto capítulo, foi efectuado um estudo de Jesus e Pã, da autoria do poeta do Marão, por se tratar de uma composição poética que ilustra as linhas comuns a Unamuno. Desse estudo, destaca-se a presença da agonia unamuniana, expressa no binómio cristianismo-paganismo e, por sua vez, a influência de Jesus e Pã em La Agonía del Cristianismo, de Dom Miguel. Aborda-se o papel da natureza e da «filosofia do sujeito», bem como a importância da tradição cultural e da noção de castiço nas suas obras. No quinto capítulo, tentou-se demonstrar como Pascoaes e Unamuno fazem a apologia de um iberismo espiritual, enquanto princípio necessário para a recuperação da debilitada península. Para terminar este trabalho, e na linha da espiritualidade que brota das suas obras, apresenta-se um estudo da poética visual e da concepção plástica do discurso nos poetas ibéricos, consubstanciada numa visão da arte como “cosa mentale”.Alves, Manuel dos Santos, 1938-Universidade do MinhoGarcia, Jorge Domingues2005-05-222005-05-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/3252porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:17:36Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/3252Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:10:17.044144Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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