O herói desportivo na imprensa nacional da especialidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/47671 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (ramo de Investigação) |
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O herói desportivo na imprensa nacional da especialidadeSports hero in the Portuguese sports pressHeróiImprensa desportivaJornalismoFutebolPortugalHeroSports pressJournalismFootballCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (ramo de Investigação)A evolução do conceito de herói foi concomitante à dos media. Se, inicialmente, existia um número limitado de heróis, dos quais pouco se sabia, as facilidades comunicativas provocaram um adensamento quer do número de figuras heroicas, quer da informação sobre elas disponibilizada. No campo desportivo, então, o ambiente é particularmente produtivo, já que conta com uma imprensa sensacionalista, interessada em entreter. Procurando descobrir quais os critérios que elevam um indivíduo a esse estatuto e de que forma os heróis são representados, neste estudo, analisámos as 1166 manchetes publicadas em 2016 pelos três representantes diários da imprensa desportiva portuguesa: A Bola, Record e O Jogo –, e, depois de apurarmos quais foram as cinco figuras mais positivamente retratadas nas capas, selecionámos um novo corpus – o total de 296 artigos por si protagonizados, referentes às manchetes em que foram retratados – , de onde retirámos um conjunto de informações quantitativas. Como conclusões deste estudo destacamos: a constatação de que apenas as figuras do futebol podem ser heróis desportivos em Portugal; a referência aos golos como critério decisivo tendo em vista a heroificação das personagens; e o domínio das fontes de informação diretamente relacionadas com os protagonistas estudados.The evolution of the concept of hero accompanied the evolution of the media. If, initially, there were a limited number of heroes, of whom little was known, communicative facilities lead to an increase of heroic figures and information about them. In the sports field, the environment is particularly productive, given the presence of a sensationalist press, interested in entertaining. In order to find out the criteria which raise someone to that status and how the heroes are represented, in this study we analyzed the 1166 headlines published in 2016 by the three daily representatives of the Portuguese sports press: A Bola, Record e O Jogo -, and , after determining which were the five more often positively portrayed figures on the covers, we selected a new corpus - the total of 296 articles pertaining to the headlines in which they were portrayed - from which we extracted a set of quantitative information. As conclusions of this study we highlight: the observation that only football figures can be heroes in Portugal; the reference to goals as a decisive criterion to establish an heroic character; and the domain of the sources of information directly related to the protagonists studied.Lopes, FelisbelaUniversidade do MinhoTeixeira, Francisco Machado20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/47671por201742772info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:59:44Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/47671Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:49:32.481975Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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