Fundamentos antropológicos do semovimentar: percepção, movimento e salutogênese
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/44436 |
Resumo: | O presente ensaio tem como objetivo expandir o estudo do conceito se-movimentar como fundamento para uma educação física responsável. A partir de leitura fenomenológica-hermenêutica, destacamos dois autores centrais a respeito das bases antropológicas do movimento humano no interior da Gestaltkreis. Os resultados apontam que a partir de Viktor Von Weizsäcker surgem novos fundamentos para uma intervenção diferenciada na área da saúde, denominada antropologia médica, tendo como eixo central a percepção-movimento. Em seguida, a partir de Paul Christian, emerge a nova compreensão de ser humano que se-move na e pela intencionalidade. Diante das constatações sugere-se temáticas para a formação de professores e elaboração de projetos escolares, com arranjos didáticos onde crianças e jovens podem seguir o paradigma da salutogênese, ao contrário da hegemônica patogênese. Sugerimos ainda que a meta educacional seja o munda das relações em níveis salutares e que o eixo seja o sentido de vida em movimento. |
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Fundamentos antropológicos do semovimentar: percepção, movimento e salutogêneseEducação FísicaAntropologia médicaPercepção-movimentoSe-movimentarO presente ensaio tem como objetivo expandir o estudo do conceito se-movimentar como fundamento para uma educação física responsável. A partir de leitura fenomenológica-hermenêutica, destacamos dois autores centrais a respeito das bases antropológicas do movimento humano no interior da Gestaltkreis. Os resultados apontam que a partir de Viktor Von Weizsäcker surgem novos fundamentos para uma intervenção diferenciada na área da saúde, denominada antropologia médica, tendo como eixo central a percepção-movimento. Em seguida, a partir de Paul Christian, emerge a nova compreensão de ser humano que se-move na e pela intencionalidade. Diante das constatações sugere-se temáticas para a formação de professores e elaboração de projetos escolares, com arranjos didáticos onde crianças e jovens podem seguir o paradigma da salutogênese, ao contrário da hegemônica patogênese. Sugerimos ainda que a meta educacional seja o munda das relações em níveis salutares e que o eixo seja o sentido de vida em movimento.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), PortugalFundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)Universidade do MinhoCardoso, Carlos LuizKunz, ElenorCunha, António Camilo20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/44436porCardoso, C.; Kunz, E. & Camilo Cunha, A. (2016). Fundamentos antropológicos do se-movimentar: percepção, movimento e salutogênese. Revista Portuguesa de Educação, 29, 1, 155-184.0871-918710.21814/rpe.7383info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:38:46Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/44436Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:35:17.639789Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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