Religião, memória e cultura: perspectivas teóricas a partir de Maurice Halbwachs
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/32402 |
Resumo: | Os grupos humanos desenvolveram toda a espécie de recursos mnemotécnicos e sistemas de registo para facilitar o acesso posterior a algo que foi descoberto, produzido e adquirido. A religião, na medida em que condensa uma parte das experiências humanas de construção da coletividade, é um laboratório relevante no que à construção social da memória diz respeito. A conservação da memória implica sempre estratégias de inovação. Assim, as tradições religiosas da humanidade dão testemunho de um longo trabalho de (re)construção de uma certa perspetiva sobre o mundo (cósmico e social), sobre os modos de nele e sobre ele agir, projetando as pontes para outros «mundos». Este ensaio parte da noção de memória, nas suas aceções socioantropológicas, para compreender a religião como fenómeno cultural em várias das suas dimensões estruturantes: propagação, distribuição, durabilidade, transmissão. Esta via de teorização alicerça um percurso que, tendo como ponto de partida a obra de Maurice Halbwachs, visa estabelecer um quadro interpretativo para um duplo problema: o lugar da religião enquanto memória das culturas; os processos de memoração como cerne da atividade religiosa |
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Religião, memória e cultura: perspectivas teóricas a partir de Maurice HalbwachsReligion, memory and culture: Halbwachs' theoretical approachHalbwachsMemóriaTeorias da culturaTeorias da religiãoMemoryTheories of cultureTheories of religionOs grupos humanos desenvolveram toda a espécie de recursos mnemotécnicos e sistemas de registo para facilitar o acesso posterior a algo que foi descoberto, produzido e adquirido. A religião, na medida em que condensa uma parte das experiências humanas de construção da coletividade, é um laboratório relevante no que à construção social da memória diz respeito. A conservação da memória implica sempre estratégias de inovação. Assim, as tradições religiosas da humanidade dão testemunho de um longo trabalho de (re)construção de uma certa perspetiva sobre o mundo (cósmico e social), sobre os modos de nele e sobre ele agir, projetando as pontes para outros «mundos». Este ensaio parte da noção de memória, nas suas aceções socioantropológicas, para compreender a religião como fenómeno cultural em várias das suas dimensões estruturantes: propagação, distribuição, durabilidade, transmissão. Esta via de teorização alicerça um percurso que, tendo como ponto de partida a obra de Maurice Halbwachs, visa estabelecer um quadro interpretativo para um duplo problema: o lugar da religião enquanto memória das culturas; os processos de memoração como cerne da atividade religiosaHuman groups have multiple mnemonic devices and registration systems in order to facilitate subsequent access to something that has been discovered, produced and acquired. Condensing a part of the human experiences of collective construction, religion is an important laboratory for understanding the process of social construction of memory. Memory conservation always involves innovation strategies. The religious traditions of humanity bear witness to a long process of (re)constructing perspectives on the world (cosmic and social), acting on it and projecting the bridges to other "worlds". This essay explores the notion of memory, in a socio-anthropological perspective, to understand religion as a cultural phenomenon, considering several dimensions: propagation, distribution, durability, transmission. From the perspective of Maurice Halbwachs, this theoretical framework guides the study to a double problem: the place of religion as a memory of cultures; the memory process as the core of religious activityVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaTeixeira, Alfredo2021-03-30T16:36:19Z2019-08-312019-08-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/32402por2175-584110.5752/p.2175-5841.2019v17n53p915000521738700016info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-06T12:31:10Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/32402Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-06T12:31:10Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Os grupos humanos desenvolveram toda a espécie de recursos mnemotécnicos e sistemas de registo para facilitar o acesso posterior a algo que foi descoberto, produzido e adquirido. A religião, na medida em que condensa uma parte das experiências humanas de construção da coletividade, é um laboratório relevante no que à construção social da memória diz respeito. A conservação da memória implica sempre estratégias de inovação. Assim, as tradições religiosas da humanidade dão testemunho de um longo trabalho de (re)construção de uma certa perspetiva sobre o mundo (cósmico e social), sobre os modos de nele e sobre ele agir, projetando as pontes para outros «mundos». Este ensaio parte da noção de memória, nas suas aceções socioantropológicas, para compreender a religião como fenómeno cultural em várias das suas dimensões estruturantes: propagação, distribuição, durabilidade, transmissão. Esta via de teorização alicerça um percurso que, tendo como ponto de partida a obra de Maurice Halbwachs, visa estabelecer um quadro interpretativo para um duplo problema: o lugar da religião enquanto memória das culturas; os processos de memoração como cerne da atividade religiosa |
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