Planeamento de redes de companhias aéreas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/84900 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia |
id |
RCAP_2480690c42a6201f51b78b337f9725d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/84900 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Planeamento de redes de companhias aéreasAirline Network PlanningPlaneamento de Redes AéreasFrequências de VoosOtimizaçãoTransportes AéreosCompanhias AéreasAirline Network DesignFlight FrequencyOptimizationAir TransportationAirline IndustryDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e TecnologiaPara uma companhia aérea é importante tomar decisões que potenciem o sucesso da mesma. Dentro destas decisões, destaca-se a construção da sua rede de voos como uma das mais importantes. A preparação de um plano estratégico onde são definidos quais os mercados a servir e quais as frequências com que estes serão servidos são a base de um planeamento inicial de qualquer companhia aérea. Nesta dissertação será feita uma otimização, com o objetivo de apoio à decisão das companhias aéreas no que diz respeito à construção da sua rede e frequência de voos, considerando uma procura e frota existente. Esta frota será fixa para uma primeira abordagem e seguidamente aumentada por forma a poderem ser retiradas algumas conclusões. Será apresentado um conjunto de destinos já pertencentes à rede da companhia, seguidos da proposta de expansão de novos mercados possíveis a servir. Os resultados obtidos mostram que alguns dos mercados atualmente servidos não são rentáveis à companhia, podendo alguns ser retirados da rede e introduzir novos com maior rentabilidade. Este estudo teve por base a rede europeia da companhia aérea portuguesa TAP, mas focada maioritariamente em capitais europeias e outros mercados importantes para a companhia....................................................................................................................................................................................................................................................................................................For an airline company it’s crucial to make decisions that lead them to success. Within this decision, the construction of its network stands out as one of the most important. The formulation of a strategic plan that defines which markets to serve and the correspondent frequencies with which they will be served are the basis of an initial planning of any airline. This dissertation will propose an optimization tool which supports airline’s decisions on its network and correspondent flight frequency, using data such as passenger demand and existing fleet. Firstly, the fleet will be fixed and then the fleet will be increased so that some conclusions can be drawn. It will be presented a set of destinations that already belong to the airline route network, followed by the proposed expansion of new possible markets to serve. The results show that some markets that are currently being served are not profitable and some of which may be removed from the network. On the other hand, the model suggests some profitable new destinations, as options to be included on the route network. This study was based on the European network of the Portuguese airline TAP but focused mainly on European capitals and other key markets for the company....................................................................................................................................................................................................................................................................................................2018-05-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/84900http://hdl.handle.net/10316/84900TID:202172600porSanto, Rute Patrícia Subtilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T03:04:45Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/84900Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:06:24.168396Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Planeamento de redes de companhias aéreas Airline Network Planning |
title |
Planeamento de redes de companhias aéreas |
spellingShingle |
Planeamento de redes de companhias aéreas Santo, Rute Patrícia Subtil Planeamento de Redes Aéreas Frequências de Voos Otimização Transportes Aéreos Companhias Aéreas Airline Network Design Flight Frequency Optimization Air Transportation Airline Industry |
title_short |
Planeamento de redes de companhias aéreas |
title_full |
Planeamento de redes de companhias aéreas |
title_fullStr |
Planeamento de redes de companhias aéreas |
title_full_unstemmed |
Planeamento de redes de companhias aéreas |
title_sort |
Planeamento de redes de companhias aéreas |
author |
Santo, Rute Patrícia Subtil |
author_facet |
Santo, Rute Patrícia Subtil |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santo, Rute Patrícia Subtil |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planeamento de Redes Aéreas Frequências de Voos Otimização Transportes Aéreos Companhias Aéreas Airline Network Design Flight Frequency Optimization Air Transportation Airline Industry |
topic |
Planeamento de Redes Aéreas Frequências de Voos Otimização Transportes Aéreos Companhias Aéreas Airline Network Design Flight Frequency Optimization Air Transportation Airline Industry |
description |
Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/84900 http://hdl.handle.net/10316/84900 TID:202172600 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/84900 |
identifier_str_mv |
TID:202172600 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133955437363200 |