Planeamento de redes de companhias aéreas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santo, Rute Patrícia Subtil
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/84900
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
id RCAP_2480690c42a6201f51b78b337f9725d5
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/84900
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Planeamento de redes de companhias aéreasAirline Network PlanningPlaneamento de Redes AéreasFrequências de VoosOtimizaçãoTransportes AéreosCompanhias AéreasAirline Network DesignFlight FrequencyOptimizationAir TransportationAirline IndustryDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e TecnologiaPara uma companhia aérea é importante tomar decisões que potenciem o sucesso da mesma. Dentro destas decisões, destaca-se a construção da sua rede de voos como uma das mais importantes. A preparação de um plano estratégico onde são definidos quais os mercados a servir e quais as frequências com que estes serão servidos são a base de um planeamento inicial de qualquer companhia aérea. Nesta dissertação será feita uma otimização, com o objetivo de apoio à decisão das companhias aéreas no que diz respeito à construção da sua rede e frequência de voos, considerando uma procura e frota existente. Esta frota será fixa para uma primeira abordagem e seguidamente aumentada por forma a poderem ser retiradas algumas conclusões. Será apresentado um conjunto de destinos já pertencentes à rede da companhia, seguidos da proposta de expansão de novos mercados possíveis a servir. Os resultados obtidos mostram que alguns dos mercados atualmente servidos não são rentáveis à companhia, podendo alguns ser retirados da rede e introduzir novos com maior rentabilidade. Este estudo teve por base a rede europeia da companhia aérea portuguesa TAP, mas focada maioritariamente em capitais europeias e outros mercados importantes para a companhia....................................................................................................................................................................................................................................................................................................For an airline company it’s crucial to make decisions that lead them to success. Within this decision, the construction of its network stands out as one of the most important. The formulation of a strategic plan that defines which markets to serve and the correspondent frequencies with which they will be served are the basis of an initial planning of any airline. This dissertation will propose an optimization tool which supports airline’s decisions on its network and correspondent flight frequency, using data such as passenger demand and existing fleet. Firstly, the fleet will be fixed and then the fleet will be increased so that some conclusions can be drawn. It will be presented a set of destinations that already belong to the airline route network, followed by the proposed expansion of new possible markets to serve. The results show that some markets that are currently being served are not profitable and some of which may be removed from the network. On the other hand, the model suggests some profitable new destinations, as options to be included on the route network. This study was based on the European network of the Portuguese airline TAP but focused mainly on European capitals and other key markets for the company....................................................................................................................................................................................................................................................................................................2018-05-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/84900http://hdl.handle.net/10316/84900TID:202172600porSanto, Rute Patrícia Subtilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T03:04:45Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/84900Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:06:24.168396Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Planeamento de redes de companhias aéreas
Airline Network Planning
title Planeamento de redes de companhias aéreas
spellingShingle Planeamento de redes de companhias aéreas
Santo, Rute Patrícia Subtil
Planeamento de Redes Aéreas
Frequências de Voos
Otimização
Transportes Aéreos
Companhias Aéreas
Airline Network Design
Flight Frequency
Optimization
Air Transportation
Airline Industry
title_short Planeamento de redes de companhias aéreas
title_full Planeamento de redes de companhias aéreas
title_fullStr Planeamento de redes de companhias aéreas
title_full_unstemmed Planeamento de redes de companhias aéreas
title_sort Planeamento de redes de companhias aéreas
author Santo, Rute Patrícia Subtil
author_facet Santo, Rute Patrícia Subtil
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santo, Rute Patrícia Subtil
dc.subject.por.fl_str_mv Planeamento de Redes Aéreas
Frequências de Voos
Otimização
Transportes Aéreos
Companhias Aéreas
Airline Network Design
Flight Frequency
Optimization
Air Transportation
Airline Industry
topic Planeamento de Redes Aéreas
Frequências de Voos
Otimização
Transportes Aéreos
Companhias Aéreas
Airline Network Design
Flight Frequency
Optimization
Air Transportation
Airline Industry
description Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/84900
http://hdl.handle.net/10316/84900
TID:202172600
url http://hdl.handle.net/10316/84900
identifier_str_mv TID:202172600
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133955437363200