Comparação entre o conhecimento declarativo e processual: estudo de caso. Análise da preleção de um treinador de hóquei em patins

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Hugo Alexandre Carrilho
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/4934
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar as preleções que um determinado treinador emitiu ao longo dos jogos analisados e comparar o nível de congruência entre o conhecimento declarativo e processual. Neste estudo foram analisados quatro jogos durante a época desportiva 2012 / 2013. Todos os jogos em análise foram referentes a uma equipa que competiu no Campeonato Nacional da 1.ª Divisão de Hóquei em Patins, sendo metade dos jogos em casa e a outra fora. O sistema de observação para a recolha de dados utilizados foi o Sistema de Análise da Informação em Competição (SAIC), tendo sido validada a introdução da categoria Arbitragem, assim como a introdução de novas quarenta e seis subcategorias na Dimensão Conteúdo. Globalmente, os resultados obtidos demonstram que existe um padrão na informação transmitida, sendo a informação essencialmente de cariz prescritiva/descritiva, tática e dirigida à Equipa. Sendo congruente o seu conhecimento declarativo com o processual. No que concerne às subcategorias, existem algumas incongruências, normalmente por sobrevalorizar algumas delas no inquérito de expetativas e posteriormente os resultados não demonstrarem tanta importância conferida pelo treinador no momento da reunião que antecede o jogo.
id RCAP_2484c273a3dfe9b67114ada3b7d8e353
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4934
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comparação entre o conhecimento declarativo e processual: estudo de caso. Análise da preleção de um treinador de hóquei em patinsDESPORTOENSINOCOMUNICAÇÃOHÓQUEI EM PATINSMESTRADO EM TREINO DESPORTIVOTREINADORES DESPORTIVOSTREINO DESPORTIVOSPORTTEACHINGCOMMUNICATIONROLLER HOCKEYSPORTS COACHESSPORTS COACHINGEste trabalho tem como objetivo analisar as preleções que um determinado treinador emitiu ao longo dos jogos analisados e comparar o nível de congruência entre o conhecimento declarativo e processual. Neste estudo foram analisados quatro jogos durante a época desportiva 2012 / 2013. Todos os jogos em análise foram referentes a uma equipa que competiu no Campeonato Nacional da 1.ª Divisão de Hóquei em Patins, sendo metade dos jogos em casa e a outra fora. O sistema de observação para a recolha de dados utilizados foi o Sistema de Análise da Informação em Competição (SAIC), tendo sido validada a introdução da categoria Arbitragem, assim como a introdução de novas quarenta e seis subcategorias na Dimensão Conteúdo. Globalmente, os resultados obtidos demonstram que existe um padrão na informação transmitida, sendo a informação essencialmente de cariz prescritiva/descritiva, tática e dirigida à Equipa. Sendo congruente o seu conhecimento declarativo com o processual. No que concerne às subcategorias, existem algumas incongruências, normalmente por sobrevalorizar algumas delas no inquérito de expetativas e posteriormente os resultados não demonstrarem tanta importância conferida pelo treinador no momento da reunião que antecede o jogo.This work aims to analyze the profile of the lecture that a particular coach sets over the analyzed games to identify the degree of consistency between the expectations of the manager in relation to the information you want to lecture in each game and the information that has effectively been lectured. In this case study, four games were observed during the 2012/2013 sports season. All games of this analysis referred to a team that competed in the First Division of the National Hockey Championship, with half the games being at home and the others away. The observation system for collecting data on the analysis of the lecture is the Information Analysis System on Competition (CAS), having been validated the introduction of the category Arbitration on the Content Dimension, as well as introducing the new forty-six subcategories also in the Content Dimension. Overall, the results show that there is a pattern in the data output by the coach used as an object of study, being the information essentially prescriptive/descriptive, tactical and team oriented. In what concerns the level of expectations by the coach, we can consider that there is a congruence between what the object of study considers to be the most important information and the information that effectively is addressed. Regarding the subcategories, there are some inconsistencies, usually by overvaluing some of them in the investigation of expectations and, posteriorly, the results do not show that much of importance given by the coach at the time of the lecture prior to the game.2014-06-16T11:30:22Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4934TID:201229242porLourenço, Hugo Alexandre Carrilhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:52Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4934Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:23.371044Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comparação entre o conhecimento declarativo e processual: estudo de caso. Análise da preleção de um treinador de hóquei em patins
title Comparação entre o conhecimento declarativo e processual: estudo de caso. Análise da preleção de um treinador de hóquei em patins
spellingShingle Comparação entre o conhecimento declarativo e processual: estudo de caso. Análise da preleção de um treinador de hóquei em patins
Lourenço, Hugo Alexandre Carrilho
DESPORTO
ENSINO
COMUNICAÇÃO
HÓQUEI EM PATINS
MESTRADO EM TREINO DESPORTIVO
TREINADORES DESPORTIVOS
TREINO DESPORTIVO
SPORT
TEACHING
COMMUNICATION
ROLLER HOCKEY
SPORTS COACHES
SPORTS COACHING
title_short Comparação entre o conhecimento declarativo e processual: estudo de caso. Análise da preleção de um treinador de hóquei em patins
title_full Comparação entre o conhecimento declarativo e processual: estudo de caso. Análise da preleção de um treinador de hóquei em patins
title_fullStr Comparação entre o conhecimento declarativo e processual: estudo de caso. Análise da preleção de um treinador de hóquei em patins
title_full_unstemmed Comparação entre o conhecimento declarativo e processual: estudo de caso. Análise da preleção de um treinador de hóquei em patins
title_sort Comparação entre o conhecimento declarativo e processual: estudo de caso. Análise da preleção de um treinador de hóquei em patins
author Lourenço, Hugo Alexandre Carrilho
author_facet Lourenço, Hugo Alexandre Carrilho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço, Hugo Alexandre Carrilho
dc.subject.por.fl_str_mv DESPORTO
ENSINO
COMUNICAÇÃO
HÓQUEI EM PATINS
MESTRADO EM TREINO DESPORTIVO
TREINADORES DESPORTIVOS
TREINO DESPORTIVO
SPORT
TEACHING
COMMUNICATION
ROLLER HOCKEY
SPORTS COACHES
SPORTS COACHING
topic DESPORTO
ENSINO
COMUNICAÇÃO
HÓQUEI EM PATINS
MESTRADO EM TREINO DESPORTIVO
TREINADORES DESPORTIVOS
TREINO DESPORTIVO
SPORT
TEACHING
COMMUNICATION
ROLLER HOCKEY
SPORTS COACHES
SPORTS COACHING
description Este trabalho tem como objetivo analisar as preleções que um determinado treinador emitiu ao longo dos jogos analisados e comparar o nível de congruência entre o conhecimento declarativo e processual. Neste estudo foram analisados quatro jogos durante a época desportiva 2012 / 2013. Todos os jogos em análise foram referentes a uma equipa que competiu no Campeonato Nacional da 1.ª Divisão de Hóquei em Patins, sendo metade dos jogos em casa e a outra fora. O sistema de observação para a recolha de dados utilizados foi o Sistema de Análise da Informação em Competição (SAIC), tendo sido validada a introdução da categoria Arbitragem, assim como a introdução de novas quarenta e seis subcategorias na Dimensão Conteúdo. Globalmente, os resultados obtidos demonstram que existe um padrão na informação transmitida, sendo a informação essencialmente de cariz prescritiva/descritiva, tática e dirigida à Equipa. Sendo congruente o seu conhecimento declarativo com o processual. No que concerne às subcategorias, existem algumas incongruências, normalmente por sobrevalorizar algumas delas no inquérito de expetativas e posteriormente os resultados não demonstrarem tanta importância conferida pelo treinador no momento da reunião que antecede o jogo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2014-06-16T11:30:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/4934
TID:201229242
url http://hdl.handle.net/10437/4934
identifier_str_mv TID:201229242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131240363720704